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O YouTube completa 20 anos em 2025. Para celebrar o marco da plataforma de vídeos do Google, Neal Mohan, CEO global do YouTube, divulgou suas quatro grandes apostas para o serviço nos próximos anos. De acordo com Neal, estrategicamente, a aposta é de que o YouTube continue pautando cultura, amplie sua relevancia por meio da inteligência artificial e siga ainda mais presente como uma plataforma que tornou-se cada vez mais consumida pela TV.
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“A TV ultrapassou o celular e agora é o principal dispositivo para visualização do YouTube nos EUA. E, de acordo com a Nielsen, o YouTube ocupa o primeiro lugar em tempo de exibição de streaming nos EUA há dois anos. Estamos trabalhando para levar o melhor do YouTube às TVs, inclusive permitindo que você faça coisas como deixar um comentário ou comprar um vídeo no seu dispositivo móvel”, destacou o executivo.
Sobre inteligência artificial, tema que tomou parte relevante da fala de Neal, o executivo destaca que ela será fundamental para aprimorar a experiência da plataforma. “Por mais impressionantes que sejam os modelos generativos, os criadores nos revelam que estão mais entusiasmados com as maneiras pelas quais a IA pode ajudar em sua produção básica, então é aqui que continuaremos a investir.”
Veja as quatro apostas de Neal para o futuro do YouTube:
O YouTube continuará sendo o epicentro da cultura
“Desde videoclipes, curtas populares, conteúdo episódico e transmissões ao vivo de uma hora de duração, o ecossistema do YouTube alimenta tendências culturais e fãs. Isso ficou claro nas eleições presidenciais dos EUA em 2024, quando, em um dia, 45 milhões de telespectadores assistiram ao conteúdo eleitoral dos EUA de uma ampla variedade de fontes no YouTube, desde Joe Rogan até o Saturday Night Live. O YouTube agora é o serviço mais usado para ouvir podcasts nos EUA e este ano lançaremos mais ferramentas para apoiar podcasters, melhorar a monetização para criadores e tornar a descoberta de podcasts ainda mais fácil.”
Os YouTubers estão se tornando as startups de Hollywood
“Em todo o mundo, os criadores estão trazendo uma mentalidade de startup para Hollywood: apoiando-se em novos modelos de produção, construindo estúdios para elevar a qualidade de sua produção e explorando novos caminhos criativos. Estamos desbloqueando mais maneiras de os criadores ganharem. No ano passado, mais de 50% dos canais que ganham cinco dígitos ou mais (USD) no YouTube ganharam dinheiro com outras fontes além de anúncios e YouTube Premium”
O YouTube é a nova televisão
“Cada vez mais, assistir TV agora significa assistir ao YouTube. A TV ultrapassou o celular e agora é o principal dispositivo para visualização do YouTube nos EUA. E, de acordo com a Nielsen, o YouTube ocupa o primeiro lugar em tempo de exibição de streaming nos EUA há dois anos. De maneira similar, no Brasil, de acordo com o Cross Platform View Report, da Kantar Ibope Media, o YouTube é o streaming número 1 em tempo de exibição em TVs conectadas dentro de casa, entre pessoas com mais de 18 anos, com 57% de share. Estamos trabalhando para levar o melhor do YouTube às TVs, inclusive permitindo que você faça coisas como deixar um comentário ou comprar um vídeo no seu dispositivo móvel.’
A IA tornará mais fácil criar e aprimorar a experiência do YouTube para todos
“Por mais impressionantes que sejam os modelos generativos, os criadores nos revelam que estão mais entusiasmados com as maneiras pelas quais a IA pode ajudar em sua produção básica, então é aqui que continuaremos a investir. Por exemplo: estamos usando IA para ajudar os criadores a alcançar mais pessoas. Para vídeos com áudio dublado, mais de 40% do tempo total de exibição vem dos espectadores que optam por ouvir em um idioma dublado. No final deste mês, teremos dublagem automática disponível para todos os criadores no Programa de Parcerias do YouTube. Nosso foco é criar as ferramentas certas para proteger os criativos e os espectadores no YouTube.
Procuraremos expandir nosso piloto para dar a mais pessoas acesso à tecnologia projetada para identificar e gerenciar conteúdo gerado por IA que apresente sua semelhança. Este ano, implantaremos o aprendizado de máquina para nos ajudar a estimar a idade de um usuário e garantir que ele receba as melhores e mais adequadas experiências e proteções de acordo com sua faixa etária.”