
Na manhã desta terça-feira (6), os fãs de games foram pegos de surpresa com o lançamento do segundo trailer da franquia GTA 6. A Rockstar Games, produtora do jogo clássico, adiou o lançamento para 26 de maio de 2026. No trailer, que já contabiliza milhões de visualizações em poucos minutos de divulgação, a dupla de protagonistas Jason e Lucia aparece com destaque.
Abreviação de Grand Theft Auto, o GTA é um dos maiores fenômenos da história dos games. Lançado em 1997, revolucionou a indústria com sua jogabilidade de mundo aberto e narrativa envolvente. A edição atual, GTA V, lançada em 2013, faturou mais de US$1 bilhão em apenas três dias. A franquia, como um todo, já contabiliza mais de 440 milhões de cópias vendidas.
De acordo com Cláudio Lima, CEO da Wow Gaming Ventures, o GTA é um sucesso por conta da customização. “É um jogo que, atualmente, permite às pessoas fazerem o que quiserem. Se olharmos os games que fazem mais sucesso hoje, como Roblox, Minecraft e Fortnite, todos têm essa característica de customização.”
Ele também destaca que a liberdade oferecida aos gamers faz toda a diferença. “Ou seja, você não entra apenas para jogar uma história pré-determinada. Você consegue mudar o que quiser ali dentro e fazer do seu jeito. O GTA permite isso, principalmente para um público mais jovem e adulto.”
Já Paulo Aguiar, criador especializado em narrativas e IA e ex-executivo de marketing e games, explica que o mercado está sedento por inovação nos games, em uma indústria que vive um momento de estagnação. Segundo ele, a Rockstar é a desenvolvedora de maior sucesso comercial atualmente. “Tudo que eles lançam se torna um divisor de águas no mercado, conquistando prêmios e sucesso. Hoje, eu olho para a indústria e vejo uma expectativa por muita inovação. Existe uma grande expectativa para o GTA 6.”
Historicamente, os especialistas apontam que o grande salto do GTA foi dado em 2001 com a terceira edição que esbanjou tecnologia, gráficos 3D e uma narrativa cinematográfica.