As norte-americanas ADM, trading de commodities, e PepsiCo, produtora de alimentos, fecharam um acordo comercial para impulsionar práticas agrícolas regenerativas nos Estados Unidos. O acordo, que tem validade até 2030, abrangerá 810 mil hectares de produtores de milho, soja e trigo no Meio-Oeste do país.
“Construir um sistema alimentar melhor é essencial para o futuro da saúde da Terra e de todos nós”, afirma Jim Andrew, diretor de sustentabilidade da PepsiCo. “Ao permitir uma maior colaboração por meio de parcerias estratégicas como esta, podemos fortalecer os meios de subsistência e a resiliência dos agricultores com quem trabalhamos.”
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As duas empresas prestarão financiamento e assistência técnica para implementar plantio direto e uso responsável de pesticidas nas fazendas contempladas. Caso as metas da parceria sejam atingidas, isso poderia eliminar 1,4 milhão de toneladas de gases de efeito estufa.
Embrapa e BASF vão estudar convivência entre produção de soja e de mel no Brasil
A empresa química alemã Basf e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) fecharam parceria para estudar como promover a produção conjunta de soja e mel em lavouras brasileiras.
A partir da safra 2022/23, as empresas realizarão atividades em lavouras nos municípios de São Gabriel (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS) e devem produzir uma cartilha com recomendações básicas para a coexistência entre sojicultores e apicultores.
“O estudo é relevante para o desenvolvimento conjunto, sempre mais sustentável e eficiente, dos setores da sojicultura e apicultura”, diz Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja. “Temos uma via de mão dupla, que pode beneficiar tanto apicultores quanto sojicultores, incentivando uma maior integração entre essas duas importantes áreas do agronegócio brasileiro.”
Bioceres e Syngenta firmam parceria de P&D
As empresas de biotecnologia Bioceres Crop Solution e Syngenta Seedcare fecharam uma parceria comercial para trabalharem juntas em P&D (pesquisa e desenvolvimento) de novos produtos. O acordo, com duração de dez anos, prevê que a suíça Syngenta será a distribuidora exclusiva global das soluções da argentina Bioceres para tratamento de sementes.
No Brasil, a empresa ficará responsável, a partir de 2023, pela comercialização e distribuição da linha de inoculantes da Rizobacter, uma subsidiária da empresa argentina.
“Este anúncio mostra o valor de nossas ofertas comerciais e capacidades de P&D, e expande e acelera muito nossa capacidade de alcançar mais produtores por meio do alcance global da Syngenta”, afirma Federico Trucco, CEO da Bioceres. A expectativa é de que o mercado global de tratamento de sementes registre crescimento na casa de US$ 1 bilhão até 2030, passando de US$ 0,6 bilhão para US$ 1,6 bilhão.
John Deere alcança marca de dois milhões de hectares conectados
A John Deere, multinacional de máquinas agrícolas, anunciou nesta semana que chegou a 2 milhões de hectares conectados a partir de sua parceria com a operadora brasileira Claro no projeto “Campo Conectado”, que envolve a instalação de antenas no qual o produtor não precisa fazer investimentos em infraestrutura de telecomunicações. Todos os gastos das instalações é realizado pela própria operadora.
“Para desbloquear o potencial tecnológico do campo, a conectividade é a peça-chave. Com maior cobertura rural, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência e melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção”, explica Dan Leibfried, diretor de Inovação da John Deere para a América Latina.
O projeto das duas empresas ainda deve ser implementado em mais 3,5 milhões de hectares em negociação.
Rehagro anuncia graduação em gestão do agronegócio
O Rehagro, consultoria de agronegócio fundada em Belo Horizonte (MG), anunciou nesta semana o lançamento do seu primeiro curso de graduação. Com o nome “Gestão do Agronegócio”, o curso traz sete trilhas de conhecimento para formar profissionais especialistas em sistemas produtivos do agro brasileiro. O lançamento ocorre sete meses após a consultoria receber um aporte de R$ 30 milhões das gestoras GK Ventures e 10b.
O processo seletivo da primeira turma ficará aberto até janeiro de 2023 e os candidatos poderão escolher entre prova de vestibular agendada, uso da nota do ENEM ou pedir a obtenção de novo título. O início das aulas está previsto para fevereiro.
“O conteúdo programático dura 2 anos e meio, o que acelera a formação e atuação profissional”, explica Clóvis Corrêa, diretor e sócio fundador do Rehagro. “Além disso, será online, com encontros presenciais no começo e no fim de cada semestre, ampliando o acesso às aulas.”
Elanco assina compromisso para logística reversa
A Elanco, uma das principais farmacêuticas veterinárias do mundo, fechou nesta semana um acordo com a Eureciclo, empresa de São Paulo (SP) que oferece serviços de logística reversa de embalagens por compensação ambiental.
Com o acordo, a empresa de saúde animal tem a comprovação de que embalagens equivalentes (não as mesmas, mas na mesma quantidade e do mesmo tipo) às dos produtos vendidos no Brasil serão recicladas em um volume de pelo menos 22%, conforme determina a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).
“O investimento em logística reversa é um importante passo em busca da redução da pegada ambiental das nossas operações”, afirma Lucas Ruas, gerente de saúde, segurança e meio ambiente da Elanco para a América Latina. “Nossa meta é reduzir ao máximo o impacto dos materiais gerados por nossas vendas.”
Para tornar o projeto possível, a Eureciclo tem parceria com cerca de 220 cooperativas e operadores privados espalhados em todo o país.
Bracell anuncia programa de recuperação ambiental em SP
A Bracell, produtora de celulose solúvel com matriz Lençóis Paulistas (SP), anunciou na quarta-feira (21) o seu “Programa de Recuperação Ambiental”. A empresa irá recuperar cerca de 3.000 hectares em áreas que abrangem 47 municípios do estado de São Paulo.
Além do benefício relacionado à restauração das áreas, o programa também deve sequestrar mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente da atmosfera. A estimativa é que a meta seja alcançada até o final de 2025.
A iniciativa faz parte do compromisso “Um-Para-Um” lançado pela empresa em julho deste ano. Ele prevê que para cada um hectare plantado de eucalipto, a empresa se compromete com a conservação de um hectare de área nativa.
MF Rural movimenta R$ 4.5 bilhões em vendas
O grupo MF Rural, plataforma de marketplace do agronegócio, movimentou entre janeiro e agosto deste ano cerca de R$ 4.5 bilhões em negócios, um crescimento de quase 74% em comparação ao ano anterior.
“O produtor moderno já se habituou em resolver grande parte de suas demandas pelo computador ou pelo celular, razão pela qual o consumo digital no campo cresce tão rapido”, afirma Roberto Fabrizzi Lucas, CEO do grupo.
Máquinas pesadas, máquinas agrícolas/equipamentos e tratores agrícolas foram as categorias que mais se destacaram no período, e devem crescer mais pautadas na circulação de maior volume de crédito subsidiado entre os produtores rurais e a proximidade da semeadura das culturas de verão.
KPMG destaca Agrotools por perfil de crescimento acelerado
A KPMG, empresa global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria, listou a Agrotools como uma das 21 startups brasileiras que possuem perfil de crescimento acelerado. A agtech de São Paulo (SP) oferece uma plataforma digital de análise remota para empresas ligadas ao agronegócio.
Com a indicação dentre as 21 startups, a startup foi convidada a participar da terceira turma do programa “Emerging Giants” no Brasil. Esta iniciativa é direcionada apenas para startups convidadas e dará apoio para que a empresa continue com o seu crescimento acelerado.
“Parcerias estratégicas como essa agregam valor à nossa operação e aceleram ainda mais o nosso processo de crescimento nacional e internacional”, afirma Sergio Rocha, CEO da Agrotools.
TerraMagna lança relatório de risco para distribuidores de insumos
A TerraMagna, agfintech de São José dos Campos (SP), lançou nesta semana um relatório de risco gratuito para distribuidores de insumos. O documento oferece informações de mercado, além do Índice TM, que aponta as perdas de produtividade das principais culturas por município.
“Os dados ajudam a entender o risco de suas operações e a fazer uma melhor gestão de seus negócios”, Amanda Camasmie, CMO da empresa.
Qualquer distribuidor de insumos, independentemente de ser cliente da empresa ou não.
Minas Gerais ganha laboratório para atestar qualidade dos cafés
O município de Capelinha, localizado na Chapada de Minas Gerais, ganhará na próxima terça-feira (27) um laboratório para testes de qualidade dos cafés produzidos na região. A instalação funcionará dentro do ICCM (Instituto do Café da Chapada de Minas) e deve apoiar cerca de 5.800 produtores que atuam nas proximidades.
“Os produtores levam as amostras de seus cafés para avaliação e recebem uma qualificação específica, um lado completo com as características do produto em questão. O laboratório vai além, revelando uma pontuação para cada amostra de café”, avalia Rogério Nunes, gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri. “Agora, principalmente, o pequeno e médio produtor da Chapada de Minas tem condições reais de saber a qualidade do café que ele está produzindo e entregando ao mercado.”
Outra vantagem será em relação a comercialização e o preço na venda do produto. “Com o laudo em mãos das amostras, os produtores terão respaldo técnico para negociar o café. Será possível comunicar ao mercado comprador a origem do café, quem produziu, a história desse produtor e a história do produto”, diz.
Grupo Sinagro arrecada R$ 80 mil em doações
O grupo Sinagro, plataforma de distribuição de insumos agrícolas e pecuária com atuação no cerrado brasileiro, arrecadou cerca de R$ 81 mil com o projeto “Colheita Solidária”, que levanta doações de parte da colheita dos clientes da empresa.
Foram arrecadadas cerca de 476 sacas de soja, que foram vendidas e transformadas no valor que será doado para o abrigo Flor de Acácia, em Uruaçu (GO), que ampara 47 idosos.
A entrega das doações para a instituição filantrópica foi realizada ontem (22).
Produção de chocolates cresce 11% no 1º semestre
A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates) divulgou nesta semana que a indústria de chocolates registrou um crescimento de 11,43% na produção no primeiro semestre de 2022. No total, foram 370 mil toneladas, ante 332 mil produzidas em 2021.
“Podemos chegar à conclusão de que a estratégia tomada pelos fabricantes vem sendo bastante assertiva e positiva”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Abicab. “Os produtos representados são versáteis, consumidos em diversas porções e ocasiões, e por esse motivo são muito bem aceitos e fazem parte da vida dos brasileiros.”