O plantio de soja no Brasil atingiu até hoje (25) 88,65% da área projetada para safra 2022/23, acima da média histórica para o período (81,51%), mas abaixo do ritmo de 2021 (91,89%), disse a consultoria Pátria AgroNegócios em relatório.
“O destaque desta semana fica para a volta das chuvas, especialmente no centro-sul do Brasil, permitindo a aceleração do plantio”, afirmou o diretor da Pátria AgroNegócios, Matheus Pereira.
O Mato Grosso, maior produtor brasileiro, finalizou o plantio, apontou a consultoria.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o indicador nesta sexta-feira foi de 99,58% da área.
Pereira disse que, embora o Brasil tenha desacelerado o ritmo de plantio nas últimas quatro semanas, os trabalhos tiveram início tão antecipados quanto em 2021.
“Vale lembrar que a soja a ser colhida em janeiro é o grão semeado lá em setembro, o qual passou pela mesma janela de semeadura que na safra passada! Ou seja, teremos sim a mesma oferta de soja disponível em janeiro do que tivemos na última safra”, afirmou ele, em referência às primeiras colheitas de 2022/23.
Além do Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás estão com atividades de plantio perto do fim.
No Rio Grande do Sul, a semeadura atingiu 59% da área esperada.