O Rabobank, banco global especializado em agronegócio, anunciou nesta semana uma transação no valor de R$ 400 milhões para o Assaí Atacadista, uma das maiores empresas varejistas do Brasil. A transação apoiará o plano de expansão da companhia em todo o território brasileiro e contará com prazo de três anos.
“[O varejo] é um elo fundamental na cadeia do agronegócio, financiar o setor significa ampliar a disponibilidade e competitividade de preços de alimentos, facilitando seu acesso à população”, afirma Mario Mori, gerente de relacionamento de clientes corporativos do Rabobank no Brasil.
Leia mais: A carne de laboratório pode se tornar o próximo escândalo tecnológico?
O Assaí teve um faturamento de aproximadamente R$ 55 bilhões nos últimos 12 meses e possui 263 lojas distribuídas em 23 estados.
Abundance deve gerar 100 mil empregos verdes até 2030
A Abundance, climatech que comercializa tokens de árvores em novas florestas, anunciou nesta semana que planeja gerar 100 mil empregos verdes até 2030. A ideia é que as contratações tornem possíveis o plantio de 1 bilhão de árvores, das quais 200 mil já estão sendo plantadas.
A empresa afirma que os empregos verdes estão de acordo com o termo cunhado pelo Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). A iniciativa afirma que são trabalhos em “atividades agrícolas, industriais, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), administrativas e de serviços que contribuem substancialmente para preservar ou restaurar a qualidade ambiental”.
Lindsay amplia atuação na América Latina
A Lindsay, multinacional que atua na fabricação e distribuição de pivôs para irrigação, anunciou que está ampliando sua atuação na América Latina. O movimento leva em consideração que a agricultura irrigada pode crescer 45% no Brasil até 2030, além de estar em franco crescimento em outros países da região.
Os negócios serão geridos a partir da sede regional no Brasil e não somente pela matriz nos Estados Unidos. A frente do reposicionamento, Eduardo Navarro, que atuava como gerente geral no Brasil, se tornará o vice-presidente para a América Latina.
“Da mesma forma que a gente vem trabalhando na agricultura brasileira, expandimos agora essa estratégia para a América Latina, do México à Argentina. Isso permitirá que possamos oferecer uma estrutura de suporte padronizada visando um melhor atendimento”, diz Navarro.
Raízen reforça sua capacidade de manutenção automotiva agrícola
Para aumentar sua eficiência, a Raízen, produtora de açúcar e etanol, encerrou nesta semana a instalação de um box para manutenção automotiva agrícola, em 11 de suas unidades que possuem transporte próprio. A iniciativa reforçará a manutenção de 2.275 equipamentos da companhia e resultou na qualificação profissional em mecânica para mais de 160 jovens.
“Nos processos de manutenção, pensamos sempre cinco anos à frente, o que nos auxilia na melhor tomada de decisão e geração de impactos positivos aos negócios a longo prazo”, afirma Divaldo Pessoa, gerente de manutenção automotiva da companhia.
Para assegurar a continuidade desse processo de formação de mão-de-obra, a Raízen também está implementando duas oficinas no interior de São Paulo, em Barra Bonita e em Andradina, com capacidade para atender 64 e 30 aprendizes, respectivamente. Em Rio Brilhante (MS), a companhia pretende inaugurar um espaço no segundo semestre de 2023.
Mapa abre discussão pública sobre rastreabilidade na cadeia produtiva de carnes
O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) abriu ontem (12) uma “Tomada Pública de Subsídios” para debater sobre a regulamentação de controles aplicados à rastreabilidade na cadeia produtiva das carnes de bovinos e de búfalos no Brasil.
“O sistema de rastreabilidade baseado na identificação animal coletiva é de grande valia e, até o momento, atende satisfatoriamente o mercado interno e os programas sanitários”, afirma Andréa Perez, auditora fiscal federal agropecuária. “Porém, não possibilita ao Serviço Veterinário Oficial conhecer as informações pormenorizadas referentes ao histórico de vida de cada animal movimentado entre distintas propriedades rurais situadas no território nacional.”
Ainda segundo o órgão, “a decisão de adotar o sistema de rastreabilidade bovina individual no país é considerada complexa e carece de ampla discussão com a sociedade devido à vasta dimensão do território brasileiro”. A consulta ficará disponível até o dia 16 de fevereiro de 2023. O questionário para participação encontra-se no SISMAN (Sistema de Monitoramento de Atos Normativos) da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Yara doa 214 toneladas de alimentos em 2022
A Yara, empresa global que atua no setor de nutrição de plantas, anunciou nesta semana que entregou no ano passado 214 toneladas de alimentos a quase 30 mil famílias de 28 instituições assistenciais em 15 municípios do Brasil.
As doações acontecem por meio dos projetos sociais ‘Campo Favela’, idealizado por professores do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), e ‘Faça um Bem Incrível’, que adquirem alimentos frescos como frutas, verduras e legumes de pequenos produtores e fazem a entrega para instituições assistenciais que apoiam comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, cerca de 4.700 pequenos produtores foram beneficiados.
“Levamos muito a sério as ações de combate à insegurança alimentar e junto aos nossos parceiros conseguimos atingir milhares de famílias, além de apoiar os pequenos produtores, fortalecendo nesta iniciativa também a economia circular nas regiões”, afirma Mônica Bacchiega, especialista em sustentabilidade na Yara.
Vinícola Aurora prevê receber 75 milhões de quilos em vindima
A Vinícola Aurora, produtora de vinho em Bento Gonçalves (RS), começou a receber nesta semana as primeiras variedades da safra da uva deste ano. A expectativa é receber 75 milhões de quilos, volume que, se confirmado ao final da vindima em março, é cerca de 10% maior em comparação com a colheita anterior, que foi de 66 milhões de quilos.
Mauricio Bonafé, gerente agrícola da cooperativa da Aurora, afirma que as primeiras variedades que estão sendo colhidas são a tinta Pinot Noir e as brancas Chardonnay e Malvasia de Cândia Aromática.
“Assim como as demais castas, elas têm se apresentado com qualidade similar às últimas safras, que foram excelentes. Das variedades viníferas, todas estão com ótima sanidade e produção dentro das médias esperadas”, afirma.
Cooperativa Aurora renova o patrocínio da Chapecoense
A Aurora Coop (Cooperativa Central Aurora Alimentos) renovou sua condição de patrocinadora master da Associação Chapecoense de Futebol em 2023. O contrato foi assinado hoje (13) com a presença de Neivor Canton, presidente da cooperativa, e Nei Maidana, o presidente do clube.
O valor financeiro do patrocínio não foi revelado por nenhuma das partes, mas o acordo marca o 16º de parceria entre a cooperativa e o time.
Em 2023, a Chapecoense disputará mais de 50 jogos, participando do Campeonato Catarinense, da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro.
Produção de ração animal no Brasil cresce
Segundo dados publicados pelo Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal),o mercado de ração animal fechou o ano de 2022 com um crescimento produtivo de 1,3%. O setor produziu cerca de 82 milhões de toneladas, de janeiro a dezembro.
As rações para aves dominaram a produção, com 42,6 milhões de toneladas produzidas.
“Apesar da aflitiva instabilidade geopolítica e fragilidade sócio econômica contemporânea, nos conforta inferir que o invejável desempenho de um Brasil protagonista global na produção e exportação de gêneros agropecuários, continuará garantido”, afirma Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações.