Nos vinte e poucos anos em que trabalhou confortavelmente como analista no Goldman Sachs, Carly Stein-Kremer, de Los Angeles, na Califórnia, jamais imaginou se tornar empreendedora. Mas, desafiada por um distúrbio autoimune crônico desde a infância, Stein-Kremer sempre se sentiu atraída, como se fosse um chamado interior, contribuir com essa comunidade por meio de alimentos e suplementos modernos e eficazes. E foi isso que a moveu.
“Descobri o própolis quando estava na Europa, e foi a primeira vez que consegui resolver meus frequentes desafios de saúde”, disse Stein-Kremer, que posteriormente co-fundou o seu negócio, a Beekeeper’s Naturals, com base nesse composto resinoso produzido pelas abelhas e muito conhecido por combater vírus, bactérias e fortalecer a imunidade.
Leia também:
- Dia Mundial das Abelhas: 4 projetos brasileiros pela preservação dos insetos
- Saiba por que os bilionários Stewart e Lynda Resnick investem em abelhas
- 4 mulheres que empreendem com a ajuda de abelhas sem ferrão
Depois que Stein-Kremer retornou aos Estados Unidos e procurou por um mel enriquecido com própolis, descobriu que havia sempre uma quantidade mínima de pesticidas, uma das principais causas do declínio das populações de abelhas. Em um estudo recente, publicado na revista Insect Conservation and Diversity, cientistas alertaram como essa tendência poderia ameaçar o fornecimento global de alimentos, uma vez que a polinização por abelhas desempenha um papel significativo na reprodução das plantas.
Esse fenômeno, também conhecido como colapso das colônias, está levando diversos players do setor de alimentos e bebidas a focar cada vez mais em salvar as abelhas e obter ingredientes livres de pesticidas em fazendas regenerativas, incluindo a cafeteria Beepublic, sediada na cidade de Nova York.
O fundador Jonathan Ledee, diz que liderar a indústria de bens de consumo é central para sua estratégia de negócios de longo prazo, enfatizando como trabalha e apoia diretamente organizações sem fins lucrativos de alto impacto na educação, manutenção e preservação de colmeias locais.
“Minha esperança é que, acelerando nossa pegada ambiental, vamos fortalecer as cadeias de suprimentos com melhores práticas sociais e agrícolas, e aumentar a acessibilidade de produtos sustentáveis e amigos das abelhas para todos”, afirma Ledee.
Desde então, as obsessões de Stein-Kremer pela apicultura e pela criação de produtos saudáveis usando o própolis começaram a florescer. “Comecei a realmente focar no papel integral que [as abelhas] desempenham em nosso ecossistema e nesses ingredientes medicinais mais sutis, provenientes da colmeia”, disse Stein-Kremer, que também trouxe o ex-advogado Daniel Millar como seu co-fundador. “E antes que percebesse, eu havia criado uma linha de produtos para mim mesma”.
Desde o lançamento da Beekeeper’s Naturals, em 2017, a empresa desenvolveu uma variedade de produtos alimentares funcionais e medicinais, incluindo um spray de garganta para suporte imunológico, mel como super alimento, suplemento para o cérebro e cápsulas feitas com pré, pró e metabióticos para promover a saúde intestinal – todos fundamentados em pesquisas de terceiros, de acordo com Stein-Kremer, uma ex-aluna do 30 Forbes Under 30 da edição norte-americana.
“Profissionais de saúde realmente estão prescrevendo nossos produtos, enquanto avançamos na missão de perturbar o armário de remédios tradicional”, disse ela. “Somos capazes de ter um impacto muito forte no meio ambiente, criando ecossistemas livres de pesticidas onde as abelhas estão prosperando e se multiplicando” por meio de parcerias exclusivas com apiculturas sustentáveis de pequena escala em todo o mundo.
A Beekeeper’s Naturals expandiu rapidamente de 5 mil pontos de venda para mais de 18 mil pontos, em grandes redes da América do Norte, incluindo Target, CVS e Walgreens, dobrando a receita ano após ano, enquanto suas vendas online, especialmente na Amazon, aumentaram em três dígitos. Recentemente, o spray de garganta com própolis da empresa, que Stein-Kremer afirma vender “1,8 sprays a cada minuto”, ficou em primeiro lugar na categoria de resfriado e gripe na plataforma de comércio eletrônico.
“Conseguimos realmente defender o própolis e ser a empresa a trazer o própolis para tantas aplicações de saúde para o mercado em massa”, disse ela. A Beekeeper’s Naturals se tornou uma queridinha entre os entusiastas do suporte imunológico, atraindo investidores famosos, como Cameron Diaz e Lily Collins, protagonista de Emily em Paris.
Captação de US$ 14 milhões para acelerar a expansão
Por anos, Stein-Kremer e sua equipe têm se concentrado em investir em sustentabilidade e no crescimento de seu negócio. Ela diz que espera ver em 2023 um crescimento incremental para a Beekeeper’s Naturals.
A projeção, juntamente com a futura expansão das vendas no varejo, será apoiada por uma recente rodada de financiamento de US$ 14 milhões (R$ 67 milhões), liderada pela Devonshire Investors e CAVU Consumer Partners, com a participação adicional do fundo de capital de risco Vibrant Ventures, focado em alimentos como medicina e liderado pelo sócio-gerente, Jarret Christie, um dos primeiros a acreditar na marca, e da Muse Capital.
“A visão de Carly e Daniel para a Beekeeper’s Naturals tem melhorado a saúde de milhões de pessoas, ao mesmo tempo em que fornece apoio fundamental para as colônias de abelhas”, disse Christie sobre o capital recém-injetado na empresa. “A contratação de Dave Jones [atual CEO], um veterano do setor de bens de consumo, foi brilhante e fornece um modelo para empresas sustentáveis de bens de consumo que buscam maximizar o impacto.”
“A Beekeeper’s Naturals atende aos apelos dos consumidores modernos, que exigem alternativas mais limpas, melhores para a saúde e eficazes em relação aos produtos OTC tradicionais”, disse Jared Jacobs, sócio da CAVU Consumer Partners e membro do conselho da Beekeeper’s Naturals. “Estamos orgulhosos de nos associar a Carly e Daniel, junto com a equipe forte que eles reuniram, para reimaginar o corredor de medicamentos e ajudar a construir uma das principais e mais confiáveis marcas naturais de saúde e bem-estar.”
“Estamos entusiasmados em apoiar a Beekeeper’s Naturals, enquanto eles aceleram seu crescimento no varejo e online”, disse Suzanne Agnello, vice-presidente sênior da Devonshire Investors, em um comunicado. “Os produtos da empresa, baseados em própolis e colmeias, têm ampla aplicação e estão ajudando a reinventar o corredor de medicamentos sem prescrição. Vemos uma oportunidade significativa para a marca continuar sua expansão rápida.”
- Douglas Yu é colaborador da Forbes EUA. Também escreve para a NPR Marketplace, Bloomberg Radio e The Washington Post. (Tradução: ForbesAgro)