A BetterBrand, conhecida startup do mercado dos EUA por sua linha principal de bagels congelados, com baixo teor de carboidratos e alta proteína, produzidos com Grain-change Technology – e protegido por IP – acumulou US$ 6 milhões (R$ 29 milhões na cotação atual) em uma recente rodada de financiamento, tornando a fundadora da startup, Aimee Yang, uma das 147 únicas mulheres fundadoras que já levantaram em série A valores acima de US$ 5 milhões (R$ 24 milhões) de investidores institucionais, como mostram os dados da Crunchbase.
A rodada foi liderada pela Verso Capital, com participações adicionais de VCs e indivíduos notáveis, incluindo Gaingels, Alexis Ohanian’s Seven Seven Six, Craft Lane, o fundador e CEO da Cruise, Kyle Vogt, o investidor de risco Chris Hollod, bem como o gerente de Harry Styles, Jeff Azoff e sua esposa Glenne Azoff, da Apple Music. A BetterBrand também conta com o apoio de Sean Thomas, da Wendy’s Family, do cofundador da Mosh, Patrick Schwarzenegger, e da atriz Emmy Rossum.
Leia também:
- 6 foodtechs brasileiras que estão revolucionando o mercado de refeições saudáveis
- Startup levanta R$ 1,3 milhão para combater o desperdício de alimentos
- Por que Chicago se tornou um berço de agtechs
“Aimee Yang é uma empreendedora incrível e uma operadora sólida”, disse Vogt em comunicado. “Sua empresa oferece produtos funcionais, limpos e transformadores para aqueles que antes achavam que precisavam abrir mão de alguns de seus alimentos favoritos para atender às suas necessidades nutricionais. É uma jornada emocionante para fazer parte.”
Para o diretor administrativo da Gaingels, Lorenzo Thione, o acontecimento merece atenção. “A combinação única de determinação, visão e capacidade de inovação de Aimee a diferencia como fundadora”, diz Thione. “Na Gaingels, estamos totalmente convencidos de que, sob sua liderança, a BetterBrand está pronta para redefinir nosso próprio relacionamento com os carboidratos, combinando saúde e sabor em um pacote inovador”.
Como resultado, a BetterBrand também obteve uma avaliação recorde de US$ 170 milhões (R$ 819,1 milhões), de acordo com a Crunchbase, superando a de alguns dos maiores players de tecnologia, incluindo Meta (US$ 100 milhões na série A) e Tesla (US$ 22,9 milhões). Yang atribui esse marco a uma combinação do potencial de mercado da BetterBrand, ressonância da marca com o consumidor e crescimento de receita projetado para os próximos 12 meses.
- Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
- Siga a ForbesAgro no Instagram
“Estávamos tentando descobrir um lugar justo para pousar no preço”, disse Yang. “Dada a ambição que temos e a rapidez com que crescemos a partir de nossos dados diretos ao consumidor e velocidade de atacado, chegamos a essa avaliação que é muito encorajadora.”
A BetterBrand foi lançada há exatamente dois anos, começando com seu sabor clássico, e desde então se expandiu com cinco variedades adicionais, incluindo gotas de chocolate e canela, bem como pretzel e barras de gergelim adicionados recentemente. Cada produto fornece 5g de carboidratos líquidos, o equivalente a duas rodelas de banana, e cerca de 25g de proteína. A Grain-change Technology, tecnologia utilizada pela empresa, pode reduzir os carboidratos em alimentos tradicionalmente ricos nesse componente, enquanto aumenta a produção de ácidos graxos de cadeia curta, melhorando o metabolismo no corpo humano, explica Yang.
Durante seu primeiro ano, a empresa teria visto suas vendas aumentarem em 800%. Após o lançamento na Whole Foods, globalmente, no ano passado e, posteriormente, entrando em mais de 1.000 lojas de varejo, incluindo Sprouts, Fresh Market, Gelson’s, Bristol Farms, Giant, Plum Market, Foxtrot, a BetterBrand antecipa um impulso de crescimento semelhante para este ano.
“Lançamos o produto no varejo de forma bastante agressiva, e a Whole Foods, como nossa principal parceira, tem nos apoiado incrivelmente”, disse Yang. “A parte mais empolgante é que todo o nosso crescimento está acontecendo de forma virtual e orgânica, o que realmente mostra a empolgação que o produto é capaz de gerar no consumidor e nossa mensagem sobre liberdade, inspiração e empoderamento.”
Ela enfatizou que manter sua equipe enxuta (menos de 10 funcionários em tempo integral) e otimizar a margem desde o início foram essenciais para manter a BetterBrand em excelente forma, especialmente como uma marca de congelados. “Somos incrivelmente eficientes: não gastamos um dólar em marketing de influenciadores, e muito tráfego e postagens nas mídias sociais simplesmente se proliferam”, disse Yang. “Também decidimos pelo corredor de congelados em primeiro lugar, porque os consumidores estão procurando produtos feitos sem aditivos ou conservantes, e mantemos o rótulo limpo”.
O mercado de dieta com baixo teor de carboidratos valia US$ 10,93 bilhões (R$ 52,67 bilhões) em 2021, estima a Data Bridge Market Research, e espera-se que cresça a um CAGR de 6,9%, subindo para US$ 18,65 bilhões (R$ 89,9 bilhões) até 2029.
A BetterBrand espera dar uma mordida maior no mercado, reinventando assados com alto teor de carboidratos adjacentes. “Estamos lançando um novo produto, em combinação com o Thrive Market, para um alimento diário que transforma uma tonelada de carboidratos em algo com o mesmo impacto que causam duas fatias de maçã”, disse Yang.
*Douglas Yu é repórter colaborador da Forbes EUA. Também escreve para NPR Marketplace, Bloomberg Radio e The Washington Post (tradução: Vera Ondei).