A Agro Amazônia, empresa de distribuição de insumos agropecuários e subsidiária da japonesa Sumitomo Corporation, anunciou nesta terça-feira (15), que colocará no mercado uma plataforma digital que integra dados de diversas outras plataformas, centralizando as informações que podem ser acessadas por meio de um aplicativo. A apresentação pública será no dia 22 de agosto, em Cuiabá (MT), onde está a sede da empresa.
“Este é um primeiro passo de uma longa caminhada rumo à tecnologia. Existe um planejamento robusto para trazer mais funcionalidades e inclusive inteligência artificial para o aplicativo”, afirma Luiz Felipe Xavier, coordenador de Inovação Agro Amazônia. “Seu desenvolvimento foi baseado em um extenso trabalho de pesquisa e mapeamento das necessidades dos clientes e da equipe de campo. O objetivo é atender essas necessidades apontadas de forma simples e amigável.” A Agro Amazônia fez parte do ranking Forbes Agro100, em 2022, ocupando a 48ª posição com uma receita de R$ 3,1 bilhões em 2021.
O aplicativo faz parte da agenda de digitalização do agro, um caminho sem volta para o setor. No início desde mês, durante o Congresso da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), realizado em São Paulo, uma pesquisa apresentada mostra que o agro brasileiro é líder em digitalização e biológicos, por exemplo. Outras pesquisas, como a do ano passado, Agricultura Digital no Brasil, feita pela Embrapa, Sebrae e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), vão no mesmo caminho da busca por tecnologias.
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Na nova plataforma da Agro Amazônia, por exemplo, para os dados sobre clima, a empresa fez uma parceria com o Sistema TempoCampo da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba (SP), sob a coordenação do professor Fabio Marin, do departamento de Engenharia de Biossistemas. No aplicativo, o produtor terá acesso, além dos dados sobre clima, da inteligência agronômica da instituição. Entre elas os índices de favorabilidade para operação de plantio, aplicação de produtos e também de ocorrência de pragas e doenças. O aplicativo pode indicar, entre outras informações, quais dias são suscetíveis ou não à sua ocorrência, através de um modelo matemático que leva em consideração as condições meteorológicas de cada região do Brasil.
Além dos dados da ESALQ, a centralização de dados contempla as bases de dados da consultoria Safras&Mercado, AgroSmart, Arable, Agrymet e Metos. No caso da Safras&Mercado, ela entra com informações sobre o preço do dólar, preço físico de 79 praças e contratos futuros de soja, milho e boi. Isso facilita o dia a dia dos produtores no monitoramento do comportamento do mercado.
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O produtor ainda poderá consultar informações como boletos e notas fiscais, acompanhar contratos de barter, histórico de consumo de produtos, solicitar visitas de consultores técnicos, monitorar saldos e entregas de produtos de pedidos.
Para Roberto Motta, presidente e CEO da Agro Amazônia, o lançamento é um marco dos 40 anos de empresa. “Nosso objetivo é que o IBI (nome do aplicativo) seja um verdadeiro parceiro dos produtores, simplificando suas atividades diárias e proporcionando uma experiência única e descomplicada no campo”.