A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou nesta quinta-feira (17) sua previsão para a produção de açúcar e etanol em 2023/24 devido a uma safra abundante de cana-de-açúcar, dizendo que espera que a produtividade agrícola aumente nesta temporada em razão das condições climáticas favoráveis.
- Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
- Siga a ForbesAgro no Instagram
Em relatório, o órgão estimou que a safra de cana-de-açúcar do país crescerá 6,9% em 2023/24 em relação ao ciclo anterior, para 652,9 milhões de toneladas.
Isso levaria a uma produção de açúcar de 40,9 milhões de toneladas, 11,1% maior que a do ano anterior, disse a Conab, enquanto a produção de etanol de cana-de-açúcar do país foi estimada em 27,72 bilhões de litros, um aumento de 4,5%.
Todas as estimativas ficaram acima da própria previsão da Conab de abril, quando havia previsto uma safra de cana de 637,1 milhões de toneladas. Na época, a estimativa para a produção de açúcar era de 38,77 milhões de toneladas, e a produção de etanol, de 27,5 bilhões de litros.
Leia também:
- Como o agro entra na agenda para descarbonizar o planeta
- Contabilidade nas emissões de GEE
- Bioeconomia pode gerar ao Brasil receita de US$ 284 bilhões ao ano
“Esse incremento é esperado devido à melhora no desempenho das lavouras“, disse a Conab, lembrando que, embora a área plantada deva ficar praticamente estável em relação ao ano anterior, a produtividade agrícola deve crescer 7%.
“As condições climáticas, para essa temporada, vêm se apresentando ainda melhores que na safra 2022/23”, acrescentou.
O Brasil é o maior exportador mundial de açúcar.