Você já se imaginou em meio a um mar de cranberry, aquela frutinha vermelhinha, e lá fazer uma bela foto instagramável? Pois saiba que para isso não é preciso estar em um comercial da Ocean Spray, a marca de sucos norte-americana responsável por processar quase 90% de toda a produção da América do Norte.
Para mergulhar nesse mar de frutas vermelhas e fazer um passeio nas áreas alagadas, onde ela é cultivada (assim como ocorre com o arroz), há inúmeras opções. A melhor época é no pico de colheita, que vai de setembro a novembro nos EUA e Canadá.
Confira 12 roteiros de produção de cranberry nas principais regiões de cultivo da fruta:
-
Divulgação A.D. Makepeace Company (Wareham, Massachusetts – EUA)
Para ver a colheita no maior produtor de cranberry do mundo, a AD Makepeace Company, os ingressos podem ser obtidos na Cranberry Bog Bus Tours. O nome da fazenda é em homenagem a Abel D. Makepeace, que ganhou o título de “A rainha do cranberry” depois de cultivar centenas de hectares no sudeste de Massachusetts, desde meados de 1800. O passeio leva 90 minutos e é possível aprender mais sobre as práticas agrícolas tradicionais e ver as frutas vermelhas nativas em sua forma mais bonita.
-
Divulgação Cape Farm Supply & Cranberry Company (Harwich, Massachusetts – EUA)
Da primavera ao outono, é possível fazer um passeio pelo Cape Farm Supply, a área alagada de cultivo de cranberry orgânico da península de Cape Cod, em Massachusetts. O passeio leva uma hora e meia, mas o roteiro vai além da colheita. Os visitantes conhecem como é feito o manejo e a gestão da produção durante todo o ano. Também é possível visitar os animais da fazenda.
-
Divulgação Centro de Acompanhamento da Cranberry (Saint-Louis-de-Blandford, Quebec – Canadá)
Quer uma viagem divertida de um dia, partindo de Quebec, no Canadá? O trajeto tem duração de 75 minutos até o Cranberry Interpretation Centre, no município de Saint-Louis-de-Blandford. O centro oferece visitas guiadas às áreas alagadas de cranberry durante a temporada de colheita, que incluem passeios de charrete coberta e muitas degustações de produtos feitos com frutas silvestres distintamente ácidas.
-
Divulgação Fazenda Riverside Cranberry (Langley, Columbia Britânica – Canadá)
O passeio pelos campos alagados de cranberry na Riverside Cranberry Farm é uma experiência que vale a pena por si só. É possível acompanhar a colheita e ver equipamentos antigos para o manejo da cultura. Mas o passeio pode ir além. É permitido que se calce as botinas para entrar no alagado de cranberry para aquela selfie digna do Instagram.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Fazenda e vila histórica de Whitesbog (Brows Mills, Nova Jersey – EUA)
Na lista de locais históricos nacionais e estadual de Nova Jersey, o Whitesbog Historic Farm & Village tem como objetivo ensinar as pessoas sobre a longa tradição do cultivo de cranberry e da vida rural no sul de Jersey. Oferece passeios frequentes pelos pântanos na maioria dos dias, durante a temporada de colheita. Há ainda eventos especiais com chás e bolinhos de cranberry. Anote as datas: 14 de outubro e o Dia da História e a Celebração do Cranberry ocorre em 21 de outubro.
-
Divulgação Fundação de Pesquisa Cranberry da Costa do Pacífico (Long Beach, Washington – EUA)
Dedicada ao ensino sobre cranberries, a ONG Pacific Coast Cranberry Research Foundation está aberta para passeios, diariamente, a partir das 8h. É possível dar uma olhada em diferentes variedades de cranberries e sistemas de irrigação, mas a dica é ir em outubro se quiser ver a colheita. Melhor ainda, é visitar o local no fim de semana, nos dias 14 e 15 de outubro. Dá para saborear um café da manhã ou almoço com infusão de cranberry e som de música ao vivo. E não perca o sorvete caseiro de cranberry.
-
Divulgação Lagoa de Benson (Middleborough, Massachusetts – EUA)
A Benson’s Pond convida os turistas para um passeio por seus 16 hectares de áreas alagadas de cultivo de cranberry em Middleborough, Massachusetts. A visita é para uma experiência de colher cranberry em uma fazenda familiar de terceira geração. A Benson’s Pond também oferece passeios privados e é possível reservar a propriedade para eventos fechados.
-
Divulgação Rooted in Red (Wisconsin Rapids, Wisconsin – EUA)
A temporada de cranberry é um grande momento de celebração na Rooted in Red, em Wisconsin, EUA. A fazenda histórica convida moradores e viajantes a momentos de muita diversão no outono. É possível se sentir como uma estrela de comercial da Ocean Spray durante a experiência “flutue nos cranberries”, nos dias 14 e 15 de outubro. Também há um passeio de carroça para 12 pessoas e aulas de como os cranberries são produzidos e colhidos com práticas de cultivo sustentável da fazenda centenária.
-
Divulgação Splash of Red Cranberry Tours (Pittsville, Wisconsin -EUA)
De setembro a outubro, pode-se ter uma experiência guiada na fazenda de cranberry em Pittsville, Wisconsin, EUA. Por apenas US$ 25 (R$ 126 na cotação atual) a renda do passeio apoia os alunos da escola local. O colégio é o único do país a ministrar aulas de manejo e pesquisa do cranberry. Poderá, também, colher frutas frescas e ver de perto a colheita e o seu processamento. A experiência termina com uma nota doce com almoço e sobremesa com infusão de cranberry.
-
Divulgação Theodore H. Budd & Sons Cranberry Farm (Leisuretowne, Nova Jersey – EUA)
Quer fazer um tour por um alagado de cranberry em Nova Jersey, nos EUA? A Pinelands Adventures oferece visitas guiadas à Theodore H. Budd & Sons Cranberry Farm, um pilar do condado de Burlington desde 1852. Durante o passeio de duas horas é possível ver os agricultores trabalhando na colheita.
-
Divulgação Vilas Cranberry Company (Manitowish Waters, Wisconsin – EUA)
Todas as sextas-feiras, do final de agosto ao início de outubro, a Cranberry Square Farm Market, em Manitowish Waters, Wisconsin, EUA, fica aberta à visitação. A partir das 10h começa o passeio gratuito pelo alagado de cranberry. O roteiro começa com um vídeo educativo, seguido de uma conversa para tirar dúvidas e amostras grátis de produtos da fazenda. Depois da aula sobre a produção do furto, pode-se ir até os alagados da Vilas Cranberry Company para ver a colheita bem de pertinho.
-
Divulgação Wetherby Cranberry Company (Warrens, Wisconsin – EUA)
Marque no calendário: 30 de setembro é o Dia da Colheita Pública na Wetherby Cranberry Company. Os visitantes podem calçar as botinas e participar da colheita da fazenda, fundada há 120 anos. Não é necessário reserva antecipada para essa tradição anual. Outra opção de data é em 1º de outubro, mas nesse dia não há colheita. Os turistas mais exigentes podem agendar tour vip personalizado de cranberry, guiado por um produtor rural.
A.D. Makepeace Company (Wareham, Massachusetts – EUA)
Para ver a colheita no maior produtor de cranberry do mundo, a AD Makepeace Company, os ingressos podem ser obtidos na Cranberry Bog Bus Tours. O nome da fazenda é em homenagem a Abel D. Makepeace, que ganhou o título de “A rainha do cranberry” depois de cultivar centenas de hectares no sudeste de Massachusetts, desde meados de 1800. O passeio leva 90 minutos e é possível aprender mais sobre as práticas agrícolas tradicionais e ver as frutas vermelhas nativas em sua forma mais bonita.
Os países do cultivo de cranberry
A cranberry é cultivada em grandes plantações nos EUA e no Canadá. Nestes locais, o cultivo se desenvolve em grandes planícies. Na época da colheita, essas planícies são alagadas para que os frutos flutuem, facilitando a colheita totalmente mecanizada.
Durante o outono, essas planícies vão ficando vermelhas conforme os agricultores passam a inundar os campos e colocam as máquinas de colheita para trabalhar. A água ajuda na separação das frutas maduras que flutuam na superfície. É uma visão deslumbrante, tão linda quanto os pomares de maçãs, os canteiros de abóboras e as folhagens vibrantes.
Leia também:
- Agro em tudo: como o sofisticado agroturismo seduz fãs com comida e bebida de luxo
- A revolução que mistura vinho, arte e turismo na Chapada Diamantina
- Rotas do Agro: conheça roteiros de viagem para se sentir um produtor de alimentos
No entanto, é preciso ser rápido, porque os agricultores entram logo na água para recolher as frutas, carregar no caminhão e depois passar pelo processo de fabricação de sucos e produtos de cranberry.
Alguns passeios pelos alagados de cranberries oferecem uma visão dos agricultores trabalhando, enquanto outros convidam o visitante a usar um par de botinas e entrar na água para uma imersão mágica. Qualquer um dos roteiros será uma experiência memorável.
*Joni Sweet é repórter colaboradora da Forbes EUA. Escreve sobre viagens, bem-estar, saúde e aventuras. (Tradução: Flávia Macedo)