A empresa holandesa de carne vermelha cultivada Mosa Meat anunciou no início de setembro que poderá se juntar à comunidade global de grupos empresariais que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental ao se tornar uma Empresa B Certificada. No mundo, existem cerca de 4.300 empresas B Corp, em 77 países. Já no Brasil, o registro mais recente mostrou 213 certificadas.
Para receber esse tipo de certificação, as empresas devem demonstrar seu desempenho, responsabilidade e transparência de seu impacto social e ambiental. Sendo assim, seu modelo de companhia vem atraindo celebridades, como o ator Leonardo DiCaprio, que em 2021 se tornou consultor e investidor da Mosa Meat.
Contudo, de acordo com os adeptos dessa tecnologia, a carne cultivada, produzida por meio de processos biotecnológicos, oferece uma solução promissora para os desafios ambientais colocados pela produção convencional de animais. Até agora, apenas alguns pequenos e médios produtores de carne, que seguem práticas rigorosas de sustentabilidade, receberam certificações semelhantes.
Leia também:
- JBS inicia obras de centro de pesquisa em carne cultivada em SC
- Tudo o que você precisa saber sobre carne cultivada em laboratório
- Conheça uma startup holandesa que produz carne cultivada em uma semana
Carne cultivada vai ganhar mais espaço
Mas, à medida que surgem mais dados que apoiam os argumentos de sustentabilidade das proteínas cultivadas, acreditam os investidores, ela abre caminho para uma abordagem ecológica, ética e responsável ao consumo de carne.
“…Acreditamos na criação de carne real e deliciosa que tenha um impacto positivo no clima e no nosso sistema alimentar. Estamos otimistas de que esses valores serão compartilhados por muitas partes interessadas em nosso campo nascente de agricultura celular”, disse Maarten Bosch, CEO da Mosa Carne.
Sediada em Maastricht, na Holanda, a empresa recebeu certificações para dois IBMs (Modelos de Negócios de Impacto): uma pela redução do uso de recursos naturais e de insumos, energia e água, e o segundo recebido pelo cumprimento de propósito da empresa.
Uma nova era
Para DiCaprio, a notícia da certificação se torna “uma campeã da mudança”. Em comunicado oficial, o vencedor do Oscar disse estar “orgulhoso de ver a Mosa Meat ser a primeira empresa de carne cultivada do mundo a obter a certificação B Corp e espero que seja a primeira de muitas”.
- Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
- Siga a ForbesAgro no Instagram
A Mosa Meat foi, de fato, pioneira neste mercado desde a fundação. Ela ganhou fama em 2013 apresentando o primeiro hambúrguer de carne vermelha cultivada, a partir de células de bovinos. Mais do que ser um fardo, a Bosch disse que o legado da Mosa Meat vem com um orgulho renovado e uma responsabilidade de liderança pelo exemplo:
“O lucro e o propósito podem andar de mãos dadas, se as empresas socialmente conscientes iluminarem o caminho. Sentimos que a B Corp nos deu uma excelente estrutura para fazer isso, trabalhando ao mesmo tempo como um sinal para outros parceiros planejados à missão, incluindo potenciais investidores”, disse o executivo.
No início de maio deste ano, foi inaugurada uma quarta fábrica em Maastricht, tornando a cidade o maior centro de colheita de carne do mundo, com capacidade para produzir milhões de hambúrgueres por ano.
* Daniela De Lorenzo é colaboradora da Forbes EUA, jornalista especializada em sistema de produção de alimentos, meio ambiente e política da UE. Também escreve para Wired, Deutsche Welle, Al Jazeera e Vice Media, entre outros. (tradução: Flávia Macedo)