A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), lançou na semana passada (24) a plataforma Infobee, um espaço virtual que com serviços inéditos aos criadores de abelhas de todo o Brasil. A iniciativa é fruto da unidade Embrapa Amazônia Oriental em parceria com a empresa Equilibrium Web, ambas localizadas em Belém, no Pará.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A nova área digital pode ser acessada pelo computador, smartphones e tablets. “O propósito da solução é auxiliar o processo de tomada de decisão dos criadores de abelhas a partir do acesso a informações relevantes que possam promover a melhoria na gestão ou a superação de gargalos tecnológicos na atividade”, afirma Michell Costa, analista de sistemas da unidade.
Zapbee conversa com apicultores por meio de IA
Uma das inovações da plataforma Infobee é o serviço chamado “zapbee”, que responde às dúvidas de criadores de abelhas e interessados no tema usa a tecnologia de IA (inteligência artificial) para interagir com os usuários. “Não estamos criando uma tecnologia nova, estamos usando uma nova tecnologia para criar um serviço e a inteligência escolhida foi o ChatGPT”, diz Sebastião Júnior, CEO da Equilibrium Web.
Leia também:
- Saiba por que os bilionários Stewart e Lynda Resnick investem em abelhas
- Como ex-analista do Goldman Sachs atrai estrelas para seu negócio com abelhas
- Como abelhas e morcegos ajudam a criar vinhos de alta qualidade
Para a apicultora Francidalva Monteiro, do município de Primavera, no Pará, a possibilidade de ter um canal com informações confiáveis para o esclarecimento de dúvidas no celular é fantástica. “Na hora que tiver uma dúvida, acesso o aplicativo e resolvo. Vou dar um exemplo: perdi um enxame, mas se tivesse a informação naquela hora do manejo eu não perderia”, diz.
O processo de ensinar a IA sobre a criação de abelhas envolveu a conversão em dados de resultados da pesquisa agropecuária sobre o tema já publicados em texto, áudio e vídeo. A ferramenta transforma esses dados inseridos em conhecimento para que possa responder às perguntas dos usuários. “A primeira etapa do zapbee já foi feita e está disponível na versão web. A segunda etapa será levar o serviço ao aplicativo de mensagem nos dispositivos móveis”, afirma Sebastião Júnior, CEO da Equilibrium.
De meliponário virtual a calendário apícola
Outra novidade é o meliponário virtual, uma ferramenta de apoio à criação das abelhas sociais nativas, as abelhas-sem-ferrão. Com informações em texto, áudio e imagens em três dimensões, ele traz todos os elementos presentes em um meliponário físico: as caixas de criação, as estruturas do ninho e a morfologia da abelha. A ferramenta mostra ainda a importância e o trabalho da abelha canudo (Scaptotrigona postica) na polinização do açaizeiro.
A ferramenta também apresenta o Calendário Apícola Digital, que traz informações sobre o local de ocorrência e a época de floração das plantas mais visitadas pelas abelhas na região amazônica. Tem também painéis interativos sobre produção e exportação de mel e derivados no Brasil. “Essa funcionalidade permite conhecer a produção de mel por mesorregião do Brasil nos últimos dez anos, bem como acessar dados sobre a exportação do produto por ano nos estados brasileiros”, diz Costa.
O mercado de mel e derivados é crescente no Brasil, com recorde de produção em 2022 de cerca de 70 mil toneladas, aumento de 9% em relação a 2021, segundo a PPM (Pesquisa da Pecuária Municipal), órgão ligado ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para Júnior, um dos responsáveis pelo espaço digital, o maior desafio foi criar uma plataforma para um segmento específico de mercado. “Quando trabalhamos com desenvolvimento de softwares, nosso foco é sempre chegar a uma ferramenta útil para a comunidade e que cumpra o seu objetivo”, afirma.
Apicultores vão gerar banco de dados para a IA
A plataforma é aberta e colaborativa e trabalha com a incorporação de novas funcionalidades e informações. “A ferramenta foi desenvolvida através de um gerenciador de conteúdo intuitivo, maleável e de fácil utilização. Com isso, novos conteúdos podem ser criados e disponibilizados a partir da indicação e sugestão dos próprios usuários. Isso significa que a Infobee vai crescendo de acordo com as necessidades da comunidade”, afirma Júnior, executivo da Equilibrium Web.
O trabalho de escuta dos usuários é permanente, segundo os desenvolvedores. “O próprio desenvolvimento da plataforma é fruto de um trabalho de escuta realizado junto aos atores da cadeia produtiva do mel no estado do Pará, em 2019, que motivou o fazer um projeto em parceria com a iniciativa privada”, afirma Daniel Santiago, também pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.
(Com Embrapa)