A Vinícola Família Davo, com sede em Ribeirão Branco (SP), vai investir R$ 10 milhões na construção de uma nova vinícola e um centro de serviços de vinificação. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5). O projeto nasce em parceria com a Vitácea Enológica, braço do Grupo Vitácea Brasil, com sede em Caldas (MG), criado em 2003 e especialista na produção de mudas clonadas de videira. O empreendimento será instalado em São Gonçalo do Sapucaí, município mineiro aos pés da Serra da Mantiqueira, a 140 quilômetros de Caldas e a 600 quilômetros de Ribeirão.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Estamos investindo em uma vinícola com a tecnologia mais atual do mercado, para alavancar a elaboração de vinhos de inverno de qualidade”, afirma José Afonso Davo, proprietário da Família Davo e sócio do Grupo Vitácea. “E que também prestará serviços de assessoria técnica aos produtores, através de uma equipe de enólogos experientes que já integram as empresas.” O projeto Família Davo, em Ribeirão Branco, é voltado também ao enoturismo, com a proposta de uma agenda que vai da produção de vinhos à hospedagem.
Minas tem passado por transformações no mercado de vinhos, com uma agroindústria que já contabiliza mais de 50 vinícolas em operação em várias regiões. Mas o destaque é o sul do estado, levando a Serra da Mantiqueira, por causa do clima ameno e das altitudes, a se tornar uma referência. A vinícola Maria Maria, em Boa Esperança, e que pertence ao Grupo Vitácea Brasil, é uma delas a explorar o terroir da Mantiqueira com uvas cultivadas em altitudes elevadas.
Leia também:
- Vinho da Serra da Canastra é o melhor do Brasil em prêmio mundial
- A revolução que mistura vinho, arte e turismo na Chapada Diamantina
- Na Mantiqueira, vinícola junta vinhos premiados a gastronomia
Para o novo empreendimento, a previsão é que ele seja inaugurado em 2024, ampliando sua capacidade de forma gradativa, até atingir 1 milhão de garrafas por safra. A meta é de três anos, para um volume equivalente a cerca de 30% da produção de vinhos de inverno estimada por período.
A vinícola irá elaborar vinhos das marcas próprias e também prestará serviços de vinificação para produtores de vinhos de inverno do Sul de Minas, região que vem despontando fortemente na produção de vinhos de inverno no País. Atualmente, esses vinhos estão em fase de registro de Indicação Geográfica junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
O empreendimento vai quintuplicar a capacidade produtiva atual da Vitácea Enológica e oferecer serviços para a região. “Este é um esforço conjunto, em favor da ampliação da capacidade de produção e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento dos vinhos de inverno, pois há uma demanda potencial expressiva por serviços de vinificação, considerando que o número de vinícolas não tem acompanhado o crescimento de áreas plantadas”, explica Murillo Albuquerque Regina, da Vitácea Enológica. “Queremos garantir aos investidores de uvas de qualidade que haverá uma vinícola de ponta para processar os frutos e assessorar na elaboração dos vinhos.”
A parceria entre as empresas começou no primeiro semestre de 2022, quando a Vinícola Família Davo adquiriu participação no Grupo Vitácea. “A união deu mais robustez ao Grupo Vitácea, permitindo essa ampliação da capacidade de vinificação e dos serviços técnicos prestados às vinícolas”, afirma Murillo Albuquerque Regina.