O Dia do Churrasco, comemorado nesta quarta-feira (24), foi criado pelos gaúchos em 1948, em homenagem às tradições gaudérias, com destaque ao fogo de chão, durante a inauguração do CTG (Centro de Tradição Gaúcha) na capital Porto Alegre. Foi o tradicionalismo sulista e sua paixão pela carne que tornou o atual modo de fazer churrasco uma unanimidade nacional e moldou a maneira que o brasileiro lida com essa proteína animal, sendo um dos hábitos que mais representam o jeito de ser brasileiro, mais até, talvez, do que em outros países que também têm a mania do barbecue, do assado ou da parilla, como o Uruguai, a Argentina e os Estados Unidos.
E não é por menos: o Brasil é um dos maiores produtores de carnes do mundo, com 29,6 milhões de toneladas dos três principais tipos de proteínas (bovinos, aves e suínos) em 2023, segundo projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Somente de bovinos, o rebanho é de 222 milhões de animais.
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A paixão do brasileiro pelo churrasco e sua vontade de aprender técnicas e não errar o ponto da carne trouxe com o sal grosso das redes sociais os influencers dedicados exclusivamente ao manuseio dos espetos, grills e cutelos que mostram o que pode ser feito na mais simples churrasqueira de garagem ou embutida na varanda de um apartamento, aos grandes rodízios em churrascarias.
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Mas o que é essencial num churrasco? Ninguém mais apropriado para responder à pergunta do que essa turma. “Muitos diriam carne de qualidade, uma boa brasa ou até bons utensílios. Concordo com tudo. Porém, o que não pode faltar é alegria e felicidade. Churrasco é uma celebração e o objetivo é alegrar quem participa. Se faltar alegria, não tem wagyu (corte nobre japonês) que salve o clima do churrasco”, diz José Mateus, engenheiro de Nova Friburgo (RJ), conhecido como Barbecue King. Então, para celebrar o Dia do Churrasco, além de José Mateus, a Forbes Agro escolheu alguns influencers do churrasco com mais de um milhão de seguidores em redes sociais, ou que estão bem perto disso. Confira.
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Divulgação Patricio Carvalho
Nas redes, ele é o PatricioCarvalho21, com cerca de 10 milhões de seguidores. São 4,6 milhões no TikTok, 2,77 milhões no Youtube e 2,6 milhões no Instagram. Está entre os criadores de conteúdo sobre churrasco, acompanhamentos e também comidinhas fáceis de preparar com mais seguidores no país. Como sua picanha casquerada na brasa, com acompanhamento de molho de alho, ossobuco e farofa de linguiça.
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Divulgação Juliana Lima – Chef JuLima
A mineira Juliana Lima, ou melhor, a Chefe Ju Lima, como é conhecida, se tornou uma churrasqueira diferente. Aos 29 anos, ela tem formação em culinária francesa, depois de passar pela conceituada escola Le Cordon Bleu, em Paris. A formatura aconteceu em 2018. Ju Lima tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram e 50 mil no Youtube, onde mostra receitas, dicas culinárias e os bastidores da profissão. Além disso, é figura conhecida em programas de televisão, entre eles o ‘Mestre do Sabor’, na Globlo, e Churrascão do Faustão, na Band.
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Divulgação Netão Bom Beef
Domingos Neto, o “Netão”, nasceu e foi criado em Santos, no litoral paulista. É dono de uma rede de hamburguerias e açougues, a Bom Beef, além do restaurante Parilla Bom Beef. Ele é um açougueiro que domina e conhece o modo de manipular as carnes. Carismático, Netão reúne 1,3 milhão de seguidores no Instagram, 1,2 milhão no Youtube e cerca de 200 mil no TikTok, onde exibe os cortes e boas dicas para churrasco, como picanha, carré de cordeiro e denver stake.
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Divulgação José Almiro de Moraes – Churrasqueadas
Ele é dono do canal Churrasqueadas, com 2,3 milhões de seguidores no Youtube, 1,8 milhão Instagram e 730 mil no TtikTok. Em sua minibio, o mineiro José Almiro de Moraes convoca: “Bora churrasquear!”. Com bom humor, o churrasqueiro que em 2024 completa 70 anos de idade, vai elencando pratos como lombo recheado, fraldinha recheada e tulipa de frango. E vai dando dicas de como acender a churrasqueira, o ponto da carne, os vários tipos de corte e os erros que um bom assador não pode cometer. Ele também é autor do livro Churrasqueadas: O prazer da carne, lançado em 2018.
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Divulgação Larissa Morales – Larica na Brasa
A paulistana Larissa Morales, dona do canal Larica na Brasa, tem 1,2 milhão de seguidores em quatro redes: 634 mil no Instagram, 259 mil no Facebook, 178 mil no Youtube e 130 mil no TikTok. Larissa é formada em gastronomia e decidiu apostar na arte do churrasco há cerca de sete anos. No Youtube, foi uma das primeiras mulheres churrasqueiras a ter um canal próprio. Ela dá dicas de cortes, preparação, receitas, acompanhamentos e usos de ingredientes como, por exemplo, um azeite defumado. Atualmente, Larissa também é colunista no jornal Folha de São Paulo.
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Divulgação Kelvin Lopo – O Melhor do Churras
O paulistano Kelvin Lopo tem quase 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais. São 628 mil no Instagram, 414 mil no TikTok e 386 mil no Youtube. Em sua bio, ele se identifica com “churrasco, receitas e sertanejo”, tipo de música sempre presente nos seus posts. Lopo faz parte de um geração de assadores que se fizeram em churrascadas e eventos similares, e que conta com um público crescente, principalmente nas grandes cidades. Seu mais recente feito foi entrar no chamado Squad do Netão, uma trupe liderada por Domingos Neto (também nesta lista da Forbes), e que conta hoje com cerca de 12 churrasqueiros e churrasqueiras.
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BK/Divulgação José Mateus – Barbecue King
Aos 31 anos, o ex-gerente de projetos do Itaú, José Mateus, se tornou um nome nas redes desde que criou suas páginas Barbecue King. São 1 milhão de seguidores no Instagran, 500 mil no TikTok e 155 mil no Youtube. José Mateus é aficionado por churrasco. Em 2022, ele criou um evento para os seus seguidores chamado Resenha do King, com workshop de churrasco, open food e open bar. Já são mais de 15 edições. “Em 2024, bati um milhão de seguidores, me consolidando entre os maiores influencers de churrasco. Agora, vou inaugurar meu espaço de churrasco em São Paulo”, diz ele.
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Divulgação Vinícius Fabiano – Doutor Churras
O paulista de Marília, Vinícius Fabiano, 33 anos, tem como lema “churrasco descomplicado”. Para falar o que ele considera sobre o tema, ele criou em 2018 o canal Doutor Churras. Hoje, Fabiano tem um milhão de seguidores no Instagram, 800 mil no Tik Tok e 473 mil no Youtube. Seu foco são dicas e receitas de churrasco, sempre ao lado de uma cerveja. Fabiano também montou uma série de materiais em e-books para ajudar os iniciantes na arte da grelha, além de outros conteúdos como “20 molhos para churrasco” e “20 temperos para churrasco”.
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Divulgação Marcelo Bolinha
Marcelo Bolinha é o nome de influencer do assador profissional e açougueiro gaúcho Marcelo Conceição. Antes de ir para as redes sociais, ele foi dono do tradicional Açougue do Bola, uma casa com cerca de 70 anos de história na capital Porto Alegre e uma herança de família. Bolinha tem 832 mil seguidores no Youtube e 237 mil no Instagram. Ele é um especialista em bovinos de genética britânica, como angus e hereford, e há décadas acompanha as evoluções do mercado da carne e as descobertas do consumidor por cortes antes desconhecidos nas churrasqueiras do país, como acém, matambre e bananinha.
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Marfrig_Divulgação Bruno Salomão – Cansei De Ser Chefe
O youtuber Bruno Salomão tem 785 mil seguidores no canal, 180 mil no Instagram e 60 mil no TikTok. Publicitário de São Luiz, no Maranhão, ele se tornou uma figura de sucesso das redes sociais e nos festivais de carne e assados depois de se aperfeiçoar nos EUA, na arte do American Barbecue e nos pratos creolle, uma culinária originada no estado da Louisiana e que combina influências africanas, francesa e espanhola.
Patricio Carvalho
Nas redes, ele é o PatricioCarvalho21, com cerca de 10 milhões de seguidores. São 4,6 milhões no TikTok, 2,77 milhões no Youtube e 2,6 milhões no Instagram. Está entre os criadores de conteúdo sobre churrasco, acompanhamentos e também comidinhas fáceis de preparar com mais seguidores no país. Como sua picanha casquerada na brasa, com acompanhamento de molho de alho, ossobuco e farofa de linguiça.