Os restaurantes de fast-food são comumente conhecidos pelo serviço rápido e preços mais acessíveis. No entanto, com a taxa de inflação anual em 3% nos Estados Unidos, os restaurantes de fast-food precisaram ajustar as suas estratégias. Na tentativa de atrair clientes de volta aos drive-thrus, ao take-out e às áreas de refeição, as grandes redes estão oferecendo uma quantidade maior de “value meals” em 2024.
Mas o que são esses “value meals”, ou combos, como são chamados no Brasil? O conceito de “value meal” refere-se às ofertas de refeições para atrair o cliente com propósito de que ele compre mais itens. Embora seja vantajoso durante os períodos de inflação, não é recomendado que as redes se apoiem nessa estratégia por muito tempo, visto que trabalhar com itens de baixo preço pode gerar prejuízos a longo prazo.
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O que são “value meals”
A economia dos “value meals” é uma tendência na indústria de fast-food global, em que as marcas oferecem opções de refeição de baixo custo para ganhar mais participação de mercado.
Em tradução livre, as refeições de valor geralmente incluem uma combinação de um prato principal, acompanhamento e bebida, oferecida a um preço relativamente menor em comparação aos dos itens separados. Em alguns casos, os clientes têm algumas opções de personalização, mas são limitadas.
Segundo a pesquisa da Lightspeed Commerce, uma plataforma de comércio one-stop para comerciantes, 81% dos 1,5 mil norte-americanos entrevistados saem para comer pelo menos uma vez por mês. O estudo também apontou que 39% deles optam por refeições de valor quando saem para comer. Apesar das “value meals” soarem vantajosas para todos, oferecer refeições de valor a longo prazo pode representar riscos para os proprietários dos restaurantes.
Os riscos de oferecer “value meals”
Os donos dessas redes precisam pesar os prós e contras antes de implementar a oferta. É notório que os clientes ficarão felizes ao ver opções acessíveis no seu menu, mas os administradores do restaurante devem considerar os seguintes aspectos:
• Margens de lucro mais baixas: O tempo necessário para preparar uma refeição de valor é aproximadamente o mesmo que para um item de menu regular. Os custos com alimentos e mão de obra não devem variar tanto. Portanto, os custos operacionais permanecem estagnados, enquanto os lucros diminuem.
• Dependência de vendas em grande volume: Para gerar receita com “value meals”, será preciso ampliar as ofertas com preços menores ou mais acessíveis. Vale lembrar que a velocidade do serviço será ainda mais crucial se você oferecer uma refeição de valor.
• Possível desvalorização da marca: Os consumidores não veem a marca do restaurante como inferior apenas porque oferece uma refeição de baixo preço, especialmente em tempos de incerteza econômica. No entanto, a desvalorização da marca é uma possibilidade e deve ser considerada.
Os franqueadores também devem estar atentos à economia dos “value meals”, para fornecer um modelo de negócios sólido e garantir que todos os nossos franqueados sejam apoiados. Porque as refeições de valor são produtos de atrito. Isso significa que se a principal estratégia de um negócio para atrair clientes para nossas unidades é por meio de refeições de valor, esse empreendedor provavelmente não está fazendo seu trabalho corretamente.
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Isso porque a estratégia das “value meals” não faz a marca parecer boa para franqueados atuais ou potenciais. E também, segundo especialistas, é preciso que um franqueado precifique os produtos com prejuízo, para entender os crescentes custos operacionais em vez de aumentar os preços.
Confira outras alternativas desse mercado
Abaixo, uma lista estratégias que podem ajudar um empreendedor:
• Foque na experiência do cliente: A loja deve estar sempre em excelente estado, especialmente durante os períodos de inflação, para o consumidor. É fundamental criar uma atmosfera acolhedora, preencher os pedidos de forma rápida e precisa e garantir que o local esteja impecável. Todas essas práticas agregam valor aos olhos do cliente.
• Traga algo novo para a mesa: Uma boa estratégia é estimular a curiosidade dos consumidores incorporando novos itens de menu ou ofertas por tempo limitado. Ter a opção de experimentar algo novo pode atrair clientes para o seu restaurante.
• Considere brindes: Recentemente, um franqueado do McDonld’s decidiu não cobrar por molhos extras, além de aceitar cupons, mesmo que sejam de concorrentes. Atitudes como essa podem fazer uma grande diferença para um cliente preocupado com o preço sem prejudicar o resultado financeiro da unidade.
• Acomode os períodos mais tranquilos: Mesmo os restaurantes mais movimentados enfrentam momentos lentos no dia. Em vez de oferecer uma refeição de valor completa, o seu restaurante pode promover preços reduzidos em itens de lanche e bebida durante os períodos de baixa. Desta forma, o restaurante oferece um bom negócio aos clientes enquanto enfrenta uma desaceleração nos negócios.
Além disso, práticas empresariais sustentáveis levam ao sucesso no longo prazo. As “value meals” são a grande tendência, principalmente em mercados de países que enfrentam inflação, como EUA, Brasil e grande parte da Europa. Isso porque, incorporar produtos sensíveis ao preço é uma ótima maneira de ter algo para todos, independentemente do orçamento.
* Craig Dunaway é colaborador da Forbes EUA. Faz parte do Conselho de Negócios da Forbes EUA desde 2023 e é diretor de Operações da Penn Station East Coast Subs, onde foi franqueado entre 1998 e 2012.