Allan Virtanen, diretor global de comunicações e sustentabilidade da trading chinesa de grãos Cofco, afirmou que a empresa está totalmente comprometida com a Moratória da Soja, apesar da pressão de fazendeiros brasileiros para torná-la mais flexível.
Virtanen estava falando em uma coletiva de imprensa e se recusou a fazer mais comentários. O programa é um compromisso voluntário assinado por tradings de grãos de não comprar soja proveniente de áreas desmatadas após 2008 na Amazônia.
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A empresa é uma das maiores exportadoras de grãos do Brasil, tendo embarcado 17 milhões de toneladas métricas de commodities agrícolas do país sul-americano em 2024.
Sergio Ferreira, diretor de operações da Cofco no Brasil, disse aos repórteres que a empresa está a caminho de começar a operar um novo terminal de grãos no Porto de Santos em abril.
O novo terminal, chamado STS11, movimentará 14,5 milhões de toneladas de commodities, incluindo soja, milho, açúcar e farelo de soja por ano quando estiver totalmente operacional em 2026. O STS11 é o maior terminal portuário de exportação da Cofco em qualquer lugar do mundo, disseram os executivos.