
A gigante norte-americana de entrega de comida DoorDash, fundada em 2013, apresentou uma oferta de US$ 3,6 bilhões (R$ 20,4 bilhões na cotação atual) para adquirir a britânica Deliveroo, também do segmento, em um acordo que ampliaria a presença da empresa sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, pela Europa e pelo Oriente Médio.
A Deliveroo informou em um comunicado à Bolsa de Valores de Londres nesta sexta-feira (25) que a DoorDash propôs uma oferta em dinheiro de £1,80 de libras esterlinas (US$ 2,40 ou R$ 13,64) por ação para adquirir a empresa com sede em Londres. A Deliveroo também declarou que, caso uma oferta firme seja feita nesse valor, seu conselho “pretende recomendá-la” aos acionistas da companhia.
A oferta da DoorDash avalia a Deliveroo em aproximadamente US$ 3,6 bilhões (R$ 20,4 bilhões), com base nos 1,5 bilhão de ações em circulação da empresa. A proposta representa um prêmio de quase 23% em relação ao preço de fechamento das ações da Deliveroo na sexta-feira.
No entanto, a Deliveroo ressalta que não há garantia de que uma oferta firme será, de fato, feita. O conselho da empresa iniciará negociações com a DoorDash sobre a possível oferta e permitirá o acesso à due diligence, processo de investigação e análise detalhada antes de fechar negócio.
A DoorDash tem até 23 de maio para apresentar uma oferta firme, de acordo com as regras de aquisições do Reino Unido, e ainda precisaria obter aprovação regulatória para concluir o negócio.
Fundada em 2013, a Deliveroo afirma operar em nove mercados, incluindo Bélgica, França, Itália, Irlanda, Kuwait, Catar, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. A empresa encerrou suas operações em Hong Kong em abril do ano passado. Em seus comunicados recentes, a empresa disse que atualmente trabalha com 186 mil restaurantes e parceiros de varejo, e opera uma rede de 135 mil entregadores.
A DoorDash atua em mais de 30 países, mas seu cofundador bilionário e CEO, Tony Xu, disse em entrevista em fevereiro de 2024 que a empresa ainda não havia alcançado o mesmo nível de reconhecimento e engajamento dos consumidores nos mercados internacionais como nos EUA. “Não temos uma penetração muito significativa em nenhum desses países”, afirmou Xu.
Em 2022, a DoorDash fortaleceu sua presença internacional ao adquirir a empresa finlandesa de entrega de comida Wolt Enterprises Oy, empresa finlandesa de tecnologia especializada em entregas de comida e produtos, em um acordo integralmente em ações, avaliado em cerca de US$ 8 bilhões (R$ 45,5 bilhões). A Wolt continua a operar como uma submarca da DoorDash na Europa e na Ásia.
A DoorDash teria iniciado conversas sobre uma possível aquisição da Deliveroo em meados de 2024, mas as duas partes não conseguiram chegar a um consenso sobre a avaliação da empresa. Quando abriu capital na Bolsa de Londres, em março de 2021, a Deliveroo foi avaliada em US$ 10,4 bilhões (R$ 59,20 bilhões), mas desde então suas ações caíram cerca de 62%.
No mês passado, a Deliveroo conseguiu registrar seu primeiro lucro anual, mesmo atuando em um ambiente de consumo que descreveu como incerto. A empresa apurou um lucro de £2,9 milhões (US$ 3,8 milhões ou R$ 21,9 milhões) em 2024, com uma receita de £2,07 bilhões (US$ 2,7 bilhões ou R$ 15,6 bilhões).
Em fevereiro, a Deliveroo negou especulações de que seu fundador, William Shu, deixaria o cargo de CEO ainda este ano, após a divulgação de uma reportagem de que o conselho da empresa estaria considerando sua substituição.
A DoorDash abriu capital em 2020 em uma oferta pública inicial muito aguardada, que transformou Tony Xu e os cofundadores Andy Fang e Stanley Tang em bilionários. Xu detém a maior participação na empresa, o que lhe confere um patrimônio líquido de US$ 2,3 bilhões (R$ 13,09 bilhões), segundo a lista em tempo real de bilionários da Forbes. Fang e Tang são estimados em US$ 1,5 bilhão (R$ 8,5 bilhões) e US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões), respectivamente.
Tony Xu transformou a DoorDash na principal plataforma de entrega de comida dos EUA ao adotar estratégias consideradas contrárias ao senso comum, como focar em áreas suburbanas e em redes de restaurantes, enquanto seus principais concorrentes, UberEats e GrubHub, concentraram seus esforços em restaurantes independentes nas cidades costeiras.
Recentemente, a DoorDash anunciou que seu número de usuários ativos mensais atingiu o recorde de 42 milhões, e sua receita subiu para US$ 10,7 bilhões (R$ 60,9 bilhões) em 2024.
* Robert Olsen é colaborador da Forbes Reino Unido, onde escreve sobre negócios entre o Reino Unido e os Estados Unidos, além de temas relacionados a tecnologia, finanças e geopolítica.