Uma frase que eu sempre repeti muito durante meus anos à frente da governança familiar de um grande family office é: Ninguém tem que nada.
Essa frase é mais profunda do que parece. Falo sobre a autoridade dentro de um ambiente de family empresária.
Isso porque em muitos casos, numa família empresária, existem na mesma mesa: o CEO do negócio, presidente do Conselho de família, tio, pai, irmão e alguns casos, estamos falando de uma única pessoa.
E esta pessoa está falando com uma executiva, filha e acionista. Muitos papéis e seus sentimentos misturados.
Não é fácil identificar qual dos chapéus um membro está usando ao falar e qual usa o que está escutando.
A autoridade que um irmão tem sobre o outro, dentro dos negócios, quando um ocupa um cargo hierárquico mais alto que o outro não é extensível ao seu papel na família.
Por isso, a frase: Ninguém tem que nada. Um pai pode dizer que a filha “tem que obedecer”, porém como acionistas sentados numa mesa, em pé de igualdade, isso não é verdade.
Então, como tratar essa questão?
É preciso definir os fóruns certos para tratar os temas certos. Por isso que o modelo dos 3 círculos do Prof. John Davis é tão significativo. Num círculo, estão as decisões a temas ligados à família, no outro as decisões e temas referentes aos negócios e no terceiro círculo, estão concentrados os temas ligados à propriedade.
Existem então processos claros que definem como tratar temas ligados a cada círculo, o que deve ser tratado, por quem deve ser tratado e com qual periodicidade.
Em cada fórum, conselho ou comitê, ficam definidos os papéis, alçadas, qual o limite de atuação e decisões pertinentes.
Flávia Camanho Camparini é consultora em governança familiar e estratégia de desenvolvimento humano, fundadora do Flux Institute e partner facilitator dos programas do Cambridge Family Enterprise Group e do IBGC.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.