O BNDES apoiará o maior complexo de energia solar em construção na América Latina, em Janaúba (MG), da Elera Renováveis, braço de energia da gestora de ativos canadense Brookfield, com financiamento de R$ 1,47 bilhão, informou a instituição em nota nesta hoje (21).
O montante representa 72% do investimento total de R$ 2,04 bilhões para a construção do empreendimento, que terá capacidade para gerar 700 Megawatts (MW), por meio de 14 usinas fotovoltaicas.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Os aportes financeiros nas 14 usinas envolvem sobretudo a aquisição de módulos fotovoltaicos, de “trackers” (sistema que orienta a angulação das placas solares para captação do sol) e de inversores (equipamento que armazena e distribui a energia captada pelos painéis), detalhou o BNDES.
Além disso, o Banco pontuou que o projeto envolve construção da subestação e a instalação das linhas de conexão para integração ao sistema interligado nacional, pontuou. As obras para a instalação das usinas deverão gerar 1.265 postos de trabalho.
O financiamento do BNDES será feito a 14 SPEs (Sociedades de Propósito Específico), constituídas para o projeto, e ocorrerá de forma direta, no âmbito do BNDES Finem.
As SPEs, que pertencem à Elera Renováveis, foram batizadas como Janaúba I Geração Solar Energia S.A., Janaúba II Geração Solar Energia S.A e assim em diante até a Janaúba XIV Geração Solar S.A. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.