A Ford anunciará amanhã (26) o desenvolvimento de duas plataformas de veículos totalmente elétricos, seguindo a estratégia de GM.N (General Motors), Volkswagen e Tesla, disseram fontes a par dos planos.
As plataformas são parte de um ambicioso plano que a segunda maior montadora norte-americana apresentará aos investidores em evento online.
LEIA MAIS: Vale fecha acordo com Nextracker para projeto de energia solar em Minas
As plataformas darão à Ford arquiteturas comuns – incluindo componentes de chassis compartilhados, motores elétricos e baterias – nas quais baseará muitos de seus futuros veículos elétricos. Isso permitirá à companhia simplificar e reduzir despesas que vão da logística à fabricação.
No evento, a empresa também dará mais detalhes sobre sua estratégia de bateria de longo alcance, incluindo uma joint venture de bateria recentemente anunciada com a coreana SK Innovation, bem como objetivos mais amplos para eletricidade, comercial e veículos autônomos, disseram as fontes.
A Ford já havia dito que investirá US$ 22 bilhões até 2025 na eletrificação de veículos nas Américas, Europa e China. As fontes disseram que a Ford planeja lançar ao menos nove carros totalmente elétricos e pelo menos três picapes elétricas, vans e SUVs maiores, incluindo a segunda geração da Ford F-150 Lightning e Mustang Mach-E em meados da década.
O que o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, não pode prever, no entanto, é se – e quantos – clientes vão adotar os veículos movidos a bateria, mesmo que eles sejam capazes de igualar ou superar seus concorrentes em preço, desempenho e custos operacionais.
Rivais da Ford saíram na frente, com VW e GM investindo dezenas de bilhões de dólares para eletrificar seus veículos nos mesmos mercados da Ford, mas com prazos mais agressivos.
A VW lançou o primeiro de seus novos veículos elétricos, o ID.3, no ano passado, enquanto a GM começará a montar a nova picape Hummer EV ainda este ano, nos EUA.
A Ford lançou no início deste ano o Mustang Mach-E, um crossover elétrico construído em uma nova plataforma dedicada com a designação interna GE, disseram as fontes. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.