A multinacional francesa de automação Schneider Electric e a GFN (Global Footprint Network), instituto de pesquisa que acompanha o gerenciamento global de recursos naturais, firmaram uma parceria com o objetivo de promover soluções em prol da preservação do meio-ambiente. Intitulada “100 Dias de Possibilidades”, a iniciativa publicará todos os dias, a partir de hoje (29), uma sugestão de projeto que enfrente as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
A ideia é que o movimento comece no mesmo dia do “Earth Overshoot Day” (“Dia de Ultrapassagem da Terra”, em tradução livre) – ou seja, hoje -, data que marca quando o consumo de recursos da humanidade para aquele ano excedeu a capacidade do planeta de regeneração. Em contrapartida, os 100 dias marcam o tempo que falta até a próxima COP26 (Conferência Anual do Clima), evento onde os governantes de todo o mundo debatem medidas de combate às mudanças climáticas.
LEIA MAIS: Presidência do G20 diz que ministros não chegaram a acordo para comunicado sobre clima
Entre os exemplos de soluções sustentáveis compartilhadas estão a integração da infraestrutura de carregamento de microrrede com os veículos elétricos, medida capaz de reduzir as emissões de carbono do setor em até 62%, segundo informações do site oficial do projeto. A iniciativa, considerada pioneira no mercado, vai ser colocada em prática no depósito de ônibus Smart Brookfield em Maryland, nos Estados Unidos.
Outro destaque é a conversão da rede de distribuição elétrica do Egito para um modelo de quatro centros de controle que devem otimizar e monitorar o gasto de energia em todo o país. A ação foi uma contribuição da Schneider com a fornecedora de serviços públicos Egyptian Electricity Holding Company. De acordo com a empresa, a mudança será uma importante estratégia de sustentabilidade para atender à demanda futura da população.
Outras quatro contribuições diretas da companhia especializada em energia serão apresentadas nos próximos dias, como casas inteligentes e medidas para a redução do desperdício de alimentos. Com isso, as companhias esperam adiar a data do próximo Earth Overshoot Day e promover a causa ecológica no planeta.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.