Uma linha de barra de cereais cujos lucros serão revertidos para o combate à pobreza no Brasil. Essa é a descrição do primeiro produto social desenvolvido pela Nestlé no mundo, em parceria com a ONG Gerando Falcões. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, (2), em evento que contou com a participação de Edu Lyra, fundador da ONG e 30 Under 30, da Forbes, de 2014, além de Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil e Carolina Sevciuc, diretora de transformação digital.
“Esse é o primeiro produto social que a Nestlé lança no mundo e temos muito orgulho de dar esse importante passo por meio de nossa parceria com a Gerando Falcões, que é uma das principais entidades de combate à pobreza e empoderamento social do Brasil. É também uma oportunidade muito grande de contribuirmos para dar voz e oportunidades aos jovens talentos das comunidades do país, um dos principais pilares da nossa atuação como Companhia”, aponta Marcelo Melchior.
Os recursos vão suportar o projeto Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, iniciativa da Gerando Falcões que busca reestruturar as favelas para promover qualidade de vida de seus moradores. O produto foi uma cocriação da Nestlé com jovens da ONG que vivem em favelas na região metropolitana de São Paulo. Foram mais de 60 pessoas envolvidas e mais de 40 ideias apresentadas, até chegar a 12 conceitos finais que resultaram na barrinha de nuts.
A partir daí, o time de Nutrição da Nestlé, junto com equipes de Inovação e Transformação Digital, cuidou do desenvolvimento nutricional e de embalagem do produto. A arte para a embalagem foi idealizada por 5 jovens talentos da Gerando Falcões. “A consciência social da Nestlé proporciona uma transformação ampla, começando pela oportunidade que a empresa dá aos jovens atendidos pela Gerando Falcões e chegando até as doações que são feitas para o Favela 3D, por meio da venda das barrinhas. Iniciativas como esta, que abrangem tantas frentes no combate à pobreza, são essenciais para mudar definitivamente a realidade do Brasil”, afirma Edu Lyra.
Carolina Sevciuc reforça que, neste lançamento, o objetivo foi tomar um caminho que não fosse o da filantropia e apostar, em inovação e em um negócio sustentável. “Além de todo o produto, da concepção à embalagem ter sido cocriado, é uma plataforma que se sustenta e que conecta a potência de uma empresa com a potência criativa e de inovação das pessoas que se envolveram no projeto”, destacou.