East 61 Street esquina com a Fifth Avenue, em frente ao Central Park. Este é o endereço de um dos mais tradicionais hotéis de Nova York, The Pierre. O empreendimento é vizinho de lojas luxuosas como Barneys New York, Bergdorf Goodman e Harry Winston, e está a poucos minutos de mecas da gastronomia, como Daniel, Per Se, Jean George e Marea. Próximo, portanto, de alguns dos meus destinos prediletos para compras, cultura e comida na divisa entre Midtown e Upper East Side.
VEJA TAMBÉM: 4 hotéis icônicos das capitais mais cobiçadas do mundo
A localização privilegiada é apenas um dos motivos para se hospedar no hotel. Este ano, The Pierre repetiu a façanha de 2015, e conquistou a avaliação máxima de cinco estrelas no prestigiado Forbes Travel Guide. O guia de FORBES usa mais de 500 critérios para avaliar hotéis, restaurantes e spas de luxo. Outra razão é que o edifício de 86 anos, de arquitetura georgiana, permanece novo. Ele passou por uma reforma de 100 milhões de dólares em 2009 assinada pelos escritórios nova-iorquinos James Park Associates, responsável pelos quartos e suítes, e Champalimaud, que cuidou dos lobbies. Nas suítes, por exemplo, duas mudanças significativas foram dar mais espaço para o banheiro e a separação entre a banheira e o chuveiro.
Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre o tradicional The Pierre:
Apesar das novidades, o hotel não perdeu identidade. Elegantes ascensoristas com luvas brancas estão entre os detalhes responsáveis por preservar a atmosfera própria do empreendimento. São 189 acomodações, sendo 49 suítes. A Tata Suite, com 184 metros quadrados e até seis quartos, é a mais luxuosa. Seu nome é uma referência ao Tata Group, o maior grupo empresarial da Índia e dono da rede Taj Hotels Resorts and Palaces, da qual The Pierre faz parte. Localizada no 39º andar, ela oferece uma vista espetacular do Central Park e da ponte George Washington.
No living room, estão espalhados confortáveis sofás, poltronas e banquetas. Tons neutros e móveis de madeira predominam na decoração. Destaque para um imenso tapete tecido à mão que cobre quase todo o piso desse ambiente. A decoração neoclássica contrasta com o moderno sistema home theatre Bang & Olufsen. Mesas de centro feitas sob encomenda com vidro de Murano completam o ambiente. Na sala de jantar, um lustre também feito do especial vidro italiano ilumina a mesa de oito lugares. Versátil, o ambiente pode se transformar em uma sala de reunião bastante funcional graças aos aparelhos de áudio e som instalados.
No quarto principal, a cama king size é coberta com um luxuoso jogo de lençóis e almofadas de seda bordadas com fios de ouro. Com duas pias, o banheiro deste dormitório mistura mármore e porcelanato e tem armários de madeira. Da banheira, o hóspede tem uma incrível vista da cidade. Esta suíte também possui cozinha completa com entrada extra a partir do hall. Por toda a unidade estão espalhadas fotos e livros que contam a história do Tata Group, além de obras feitas por artesãos da Paramparik Karigar, uma organização para a promoção e preservação do patrimônio artístico indiano, apoiada pela Taj Hotels.
Além da Tata, existem outras dez suítes no grupo chamado de Grand Suites, que concentra as acomodações mais exuberantes do hotel. Em todas, é possível sentir a força da tradição indiana. Os tecidos, por exemplo, são decorados com motivos tradicionais prestando homenagem às dinastias reais Rajput. As obras de arte contemporânea são de artistas indianos, e foram selecionadas pelo consultor e galerista Mortimer Chatterjee, de Mumbai.
- Anúncio publicitário
O hotel também dispõe de 70 residências localizadas em diferentes andares. Uma delas é a Penthouse, à venda por 70 milhões de dólares. No topo do Pierre, o apartamento duplex oferece vista de 360 graus para Manhattan. A unidade possui 14 ambientes, incluindo cinco quartos com banheiros, distribuídos por 1.100 metros quadrados.
Outro ponto alto do hotel é seu restaurante, o recém-inaugurado Perrine. E, como sabemos, não é fácil se destacar na exigente Nova York, com seus mais de 20 mil estabelecimentos, entre restaurantes, bares e cafés. O Perrine oferece um menu francês-americano sob o comando do chef Ashfer Biju. Você não pode sair de NYC sem experimentar o crab imperial flatbread! Outras tentações: o black sea bass acompanhado de caldo de frutos do mar com favas e ervas finas, e o filé mignon grelhado com purê de cenoura, ervilhas com menta e rábano silvestre.
As sobremesas são assinadas pelo chef pâtissier Michael Mignano. Impossível resistir à torta de morango e ruibarbo com sorvete de cheesecake ou a versão do creme brûlée com toffee candy. Outra tentação é a torta de ameixa com farelo de nozes e sorbet de camomila. Para drinques e refeições rápidas, a dica é o Two E Bar/Lounge, que funciona na antiga sala de leitura do hotel. Com apresentações de jazz às quintas-feiras e aos sábados, ele também é uma ótima opção para um café durante a tarde.
The Pierre é referência na cidade quando o assunto é festa. O empreendimento tem seis salões com vista para o Central Park, sendo que o maior deles, chamado Grand Ballroom, acomoda até 800 pessoas — os cinéfilos de plantão irão lembrar da cena do filme Perfume de Mulher em que o coronel cego aposentado do exército, interpretado pelo genial Al Pacino, dança tango com uma bela mulher pelos salões do The Pierre. Para eventos de negócios, o empreendimento dispõe de três salas: duas com capacidade para até 75 pessoas, e outra para 14. Os hóspedes a negócios também podem contar com assistência para diversos serviços, como transmissão de fax, cópia de documentos, preparação de gráficos para apresentações e elaboração de cartões de visita.
Entre uma reunião e outra, nada como um bom exercício para recarregar as energias. O hotel possui uma academia de 150 metros quadrados com uma completa seleção de aparelhos. Decorado com murais pintados à mão, o espaço abriga uma sala de massagem. Se a ideia for um exercício mais leve, The Pierre organiza caminhadas no Central Park. Outro mimo oferecido pelo empreendimento é o transporte pelas ruas de Manhattan a bordo de um Jaguar — a tradicional marca inglesa também pertence ao grupo Tata . A cortesia funciona das 11 às 23 horas e atende por ordem de chegada.
A rede Taj adquiriu The Pierre em 2005. O grupo possui 96 hotéis espalhados por 61 localidades, como Índia, Nepal, Maldivas e Butão. Nos Estados Unidos, a companhia também é proprietária do Taj Boston e do Taj Campton Place, em São Francisco.
Apesar das novidades, o hotel não perdeu identidade. Elegantes ascensoristas com luvas brancas estão entre os detalhes responsáveis por preservar a atmosfera própria do empreendimento. São 189 acomodações, sendo 49 suítes. A Tata Suite, com 184 metros quadrados e até seis quartos, é a mais luxuosa. Seu nome é uma referência ao Tata Group, o maior grupo empresarial da Índia e dono da rede Taj Hotels Resorts and Palaces, da qual The Pierre faz parte. Localizada no 39º andar, ela oferece uma vista espetacular do Central Park e da ponte George Washington.