Discreta, de fala calma e pausada, Telma Shiraishi é o tipo de pessoa que diz mais com seu trabalho do que com palavras. Prova disso é o título que acaba de receber, o de Embaixadora da Boa Vontade para Difusão da Culinária Japonesa, concedido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do país de onde vieram seus ancestrais. Ela é a primeira brasileira e única chef mulher a receber o título em todo o mundo.
LEIA MAIS: “Chefs mulheres ainda têm pouco destaque”, diz Telma Shiraishi
Shiraishi tem uma trajetória das mais interessantes: antes de se encontrar na gastronomia, entrou na faculdade de medicina da USP. Abandonou no terceiro ano para trabalhar com moda – foi assistente do estilista Fause Haten, subiu e desceu incontáveis vezes as rampas do prédio da Bienal, então cenário do São Paulo Fashion Week. Há doze anos abriu o Aizomê, no Jardim Paulista, e foi se aprimorando na culinária japonesa enquanto cozinhava.
Além do restaurante, é hoje responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções. Com o novo título, torna-se oficialmente o que já era: uma divulgadora da culinária tradicional e da cultura japonesas.
O título foi criado pelo governo japonês em 2013, quando a culinária deles foi classificada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Neste ano, foram nomeados sete embaixadores no Japão e dez ao redor do mundo.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr