Resumo:
- Novos pacotes de serviço buscam aproximar e construir uma relação de confiança com os moradores;
- Mercado multifamiliar imobiliário nos EUA oferece cortesias e experiências para acompanhar as mudanças das demandas mercadológicas no setor de luxo;
- Facilidades de concierge cuidam desde reservas para viagens, hospedagem e entretenimento a compras de suprimentos, lavanderia, manutenção de automóveis e cuidados de pets.
Moradores de apartamentos em condomínios de luxo esperam serviços que facilitem suas vidas. Millennials que buscam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional tem transformado os paradigmas desse mercado. Nos EUA, para manter uma vantagem competitiva, são adicionados cada vez mais ofertas de concierge.
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“O que se vê do ponto de vista do desenvolvimento são novas propriedades pensadas para atender aos millennials nas grandes cidades”, diz Evan Serton, vice-presidente sênior do REIT (fundo de investimento imobiliário) e especialista em portfólio de infraestrutura na gestora de ativos Cohen & Steers. Ele acrescenta que os proprietários e construtoras estão em busca de tornar os locatários mais próximos ao oferecer comodidades e serviços que melhorem as experiências.
Concierges têm cuidado de tudo, desde iates fretados a reservas de passagens aéreas, hotéis e teatros. Inquilinos e proprietários também se beneficiam da ajuda com tarefas cotidianas, como compras em supermercado, lavanderia e retirada e entrega de pacotes.
“Serviços como passear com cães, limpeza da casa, entrega de mercado e encomendas 24 horas tornam a vida dos moradores mais conveniente”, diz o site imobiliário REjournals.
Em Chicago, a Related Midwest oferece um serviço de concierge personalizado, Life Simplified, para residentes de três torres de luxo da cidade: 500 Lake Shore Drive, Landmark West Loop e One Bennett Park. Para elevar a experiência residencial, a administradora de imóveis se associou à modalidade de assistência particular on-demand Hello Alfred para criar uma oferta de serviços que combinasse tecnologia e tarefas humanas e, assim, proporcionar um lar intuitivo que antecipa as necessidades dos moradores.
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Os serviços oferecidos incluem coordenação e configuração do apartamento, pedido e entrega de móveis, adaptação da casa para bebês e animais de estimação, personalização e organização de armários, pedidos de supermercado, lavanderia, limpeza do espaço, planejamento de entretenimento e gerenciamento e organização de eventos especiais em locais culturais e gastronômicos vizinhos. Serviços adicionais incluem porteiro 24 horas, assim como entrega de encomendas em casa, passeio, higiene e creches para animais de estimação.
Haley Rafferty, gerente-geral da Related Midwest, diz que os residentes esperam por ofertas de serviços exclusivos.
Nos últimos cinco anos, os edifícios e moradores da Related Midwest se tornaram mais sofisticados, conta Haley. “Há muitos pacotes com diferentes serviços que facilitam a rotina. Mas o que realmente nos diferencia é oferecermos o que transforma um edifício em uma verdadeira casa. Essa é uma das nossas marcas registradas: cortesias personalizadas, compreensão de quem são nossos clientes e o que eles esperam. Esforçamos-nos em treinar nossa equipe para prever as necessidades de cada morador.”
A Midwest oferece serviço de entregas em casa. Haley diz que, com a ascensão do Amazon Prime, viu um grande volume de encomendas chegar aos prédios, então, isso virou um grande benefício. “Os moradores conseguem o que precisam, e isso ajuda nossa equipe a ser mais eficiente no controle de estoque nas salas de embalagem. Como consequência, não temos pacotes espalhados pelo hall do condomínio.”
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Se os moradores preferirem ter roupas limpas a seco colocadas em sua cama ou mantimentos desembalados e guardados na geladeira, Haley diz que um concierge também pode lidar com isso.
“Nós perguntamos aos moradores o que gostariam que fosse feito especificamente e entregamos o que pedem”, conta. “Se eles quiserem as peças lavadas a seco e colocadas no armário, é isso que será feito.”
Aplicativos expandem o que o concierge pode oferecer. Por exemplo, o Life Simplified é uma modalidade de serviço ao cliente baseada em apps que está disponível exclusivamente para residentes do Related Midwest via Hello Alfred. A ferramenta complementa o conjunto de serviços proporcionados pelo condomínio.
Em Manhattan, no 15 Hudson Yards, uma nova torre de luxo de 88 andares, os residentes podem criar sua própria experiência personalizada com acesso a uma ampla variedade de serviços de concierge.
O conjunto de serviços inclui reservas para refeições, cinemas e teatro; compras de supermercado, entrega e armazenamento; limpeza; empacotamento e desempacotamento de bagagem; serviço de mordomo; florista; refeições e planejamento de eventos.
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Como se isso não bastasse, os moradores têm acesso à assistência de transporte, incluindo serviços de limusine com motorista; clínica de cuidado de animais domésticos; cuidados com plantas; chefs particulares; serviços de apoio aos negócios; serviços de tradução; assistentes pessoais; tratamentos particular de spa e salão de beleza; serviço de lavanderia, passagem, lavagem a seco, alfaiataria e engraxate; consultoria de arte e serviços de moldura; consultoria de design de interiores; serviços de personal stylist e manutenção automotiva.
O One River Point, um complexo de condomínios de luxo em Miami, também leva serviços de cortesia aos moradores. Por meio de seu concierge de iates, condomínio permite passeios para bares, restaurantes, lojas e atividades culturais nas proximidades. Para facilitar isso, a propriedade oferece doca e fretamento privativo. Os serviços de concierge náutico suprem todas as necessidades dos residentes, desde a coordenação de paddle boarding até o aluguel completo de iates fretados, com capitão à disposição.
O desenvolvedor do Ritz-Carlton Residences, em Miami Beach, fez uma parceria com o fundador da South Beach Diet, Dr. Arthur Agatston, para oferecer aos compradores uma assinatura de um ano a um serviço de concierge médico.
A comodidade, que rotineiramente custa US$ 12.000 por domicílio ao ano, é dada aos residentes como um presente para oferecer uma abordagem mais conveniente e personalizada quanto ao bem-estar. O programa oferece acesso a médicos em casa, exames físicos completos, um plano de saúde personalizado, consultas por vídeo e monitoramento remoto.
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O empreendimento de Miami também oferece um heliponto em marina flutuante que permite voos a partir do iate dos moradores.
A 444 Social, uma comunidade de apartamentos de 302 unidades no subúrbio de Lincolnshire, em Chicago, dá tranquilidade aos donos de animais de estimação ao fornecer aos seus inquilinos serviço de passeio e babá. O empreendimento também oferece limpeza e manutenção de carros, lavagem a seco, entrega de refeições saudáveis e chefs particulares.
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