Resumo:
- Na última década, houve um aumento de 40% na quantidade de norte-americanos que foram viver fora do país após a aposentadoria;
- Para montar a lista, a Forbes considerou questões como custo de vida; acesso a saúde; segurança geral; estabilidade política; impostos, dificuldade de obtenção de permanência e muito mais;
- Confira abaixo a lista completa com os melhores destinos para os aposentados.
Quando Richard Detrich e sua esposa, Nikki Steele, começaram a pensar para onde iriam depois de se aposentar, eles fizeram isso metodicamente. O casal já havia concordado em se mudar para o exterior. Em seguida, cada um elaborou uma lista dos 15 fatores mais importantes para eles e compararam as anotações. Suas listas acabaram sendo bem parecidas. Os residentes de Ventura, na Califórnia, queriam morar em um lugar com clima quente e um custo de vida mais baixo, conveniente para os filhos adultos. A nova casa também deveria estar em um país que tivesse um governo e uma economia estáveis e cujos moradores fossem acolhedores para os recém-chegados. Depois de analisar muitos dados, os dois se estabeleceram em Boquete, no Panamá, uma cidade montanhosa perto da fronteira oeste do país com a Costa Rica. Quinze anos depois, eles ainda moram na mesma cidade. “Deu muito certo”, diz Detrich, agora com 77 anos.
VEJA TAMBÉM: Palm Springs recebe resort exclusivo de ondas artificiais
Mais norte-americanos como Detrich e Steele estão se mudando para o exterior após a aposentadoria nos últimos anos. A Administração de Segurança Social dos EUA, por exemplo, agora envia 700 mil cheques por mês para endereços estrangeiros, um aumento de cerca de 40% na última década, sendo a maioria para o Canadá. Para compilar nossa lista de lugares recomendados para se aposentar, consideramos uma variedade de fatores. Entre eles: custo de vida; qualidade e custo dos cuidados de saúde locais; segurança geral; estabilidade política; impostos (que em muitos lugares podem ser um fardo); hospitalidade local; clima, comida, cultura; e facilidade de uma língua nativa global como o inglês. Também levamos em conta o quão difícil é obter permissão para ficar. Geralmente, um possível aposentado expatriado precisa preencher uma tonelada de papelada e mostrar uma renda estável de aposentadoria (de valores variáveis).
Veja a seguir nossas escolhas para os norte-americanos, mas que podem servir de inspiração para qualquer um. Destacamos 25 países e até três locais específicos em cada um, totalizando 65 lugares.
-
ReproduçãoForbes Aruba
Ilha com praias ensolaradas e deslumbrantes do Caribe fora da zona de furacões
Locais: Oranjestad, Palm Beach, Eagle Beach
Custo de vida: Moderado a alto
Saúde: Excelente
Uma parte constituinte da Holanda, a ilha de Aruba, com suas deslumbrantes praias ensolaradas, ampla variedade de atividades ao ar livre e cultura descontraída, fica no Caribe, próximo à costa da Venezuela, fora dos caminhos normais de furacões. O custo de vida não é menor do que os EUA e o imposto de renda local é alto, mas um tratado tributário dos EUA com a Holanda proíbe a dupla tributação. Os cuidados de saúde são classificados como excelentes, embora seja necessário um seguro privado. Crime não é um grande problema. O inglês é amplamente falado.
-
ReproduçãoForbes Austrália
Pessoas amigáveis que falam inglês e muitas opções de atividade
Locais: Adelaide, Brisbane, Sunshine Coast
Custo de vida: Moderado
Saúde: Excelente
A Austrália tem pessoas amigáveis que falam inglês, política estável, baixa criminalidade e um clima quente, geralmente seco, com muitas praias. Custo de vida é moderado. Os cuidados de saúde têm preços razoáveis, mas o seguro privado é obrigatório. Os possíveis aposentados expatriados precisam atender a rígidos requisitos financeiros, incluindo um patrimônio líquido de pelo menos US$ 600 mil para um casal. A Austrália não tributa a renda estrangeira de expatriados. Os principais locais de aposentadoria incluem Adelaide, na costa sul; e Brisbane e Sunshine Coast, na costa leste.
-
ReproduçãoForbes Belize
País da América Central de língua inglesa, cheio de flora, praias e recifes de coral, conveniente para os EUA
Locais: Ambergris Caye, Corozal
Custo de Vida: Razoável
Saúde: Básica
O único país da América Central com o inglês como idioma oficial, Belize oferece aos aposentados um ambiente acolhedor, ao ar livre, incluindo pesca e mergulho em recifes de coral. Custo de vida é bastante razoável. O crime não é um problema da cidade de Belize. O país politicamente estável atrai aposentados com um programa de pessoas qualificadas para aposentados que oferece residência permanente ao mostrar apenas US$ 24 mil em renda anual. Locais populares para aposentados incluem Ambergris Caye, uma ilha a 35 milhas a nordeste da cidade de Belize, e Corozal, uma cidade do continente no Oceano Atlântico, perto do México.
-
ReproduçãoForbes Canadá
Vizinho do norte dos EUA, com beleza, conveniência, muitos falantes de inglês
Locais: Guelph, Niagara-on-the-Lake, Moncton
Custo de vida: Moderado a Alto
Saúde: Excelente
Abraçando a fronteira norte dos EUA, o Canadá tem uma abundância de beleza e pessoas amigáveis. O custo de vida, porém, é superior à média dos EUA. Saúde é excelente, mas o sistema de seguro de pagador único administrado pelo governo está fechado para residentes não permanentes, portanto, são necessários seguros privados. Locais convidativos incluem Guelph, Niagara-on-the-Lake e Moncton.
-
Anúncio publicitário -
ReproduçãoForbes Colômbia
País da América do Sul com climas variados e boa comida
Locais: Medellín, Pereira, Cartagena
Custo de Vida: Muito razoável
Saúde: Excelente
A Colômbia abandonou com sucesso sua história no cartel de drogas para se tornar um refúgio popular para aposentados. O país politicamente estável possui um clima e cenários fantásticos, juntamente com um baixo custo de vida e cuidados de saúde de qualidade a preços acessíveis. Conhecimento de espanhol é muito útil. O crime, no entanto, ainda é um problema. Os pagamentos de pensão e previdência social não estão sujeitos ao imposto colombiano, mas não existe um tratado tributário contra a dupla tributação com os vistos de aposentadoria dos EUA. Locais convidativos incluem as cidades do vale da montanha de Medellín e Pereira e a cidade costeira de Cartagena.
-
ReproduçãoForbes Costa Rica
País da América Central com exuberantes trópicos e praias em dois oceanos
Locais: San José, Atenas, Vale Central, Santa CruzCusto de Vida: Muito razoável
Saúde: Bom
A Costa Rica continua muito popular entre os aposentados dos EUA, com praias amplas em dois oceanos, paisagens exuberantes no meio e clima tropical. O custo de vida é bastante razoável, a taxa de criminalidade é baixa e a política é estável. A assistência médica nas cidades maiores é boa e barata. O conhecimento do espanhol é útil, mas não essencial. O país incentiva os aposentados expatriados que têm pensão mínima ou renda da Previdência Social. Os EUA e a Costa Rica não têm um tratado tributário que evite a dupla tributação, mas a Costa Rica não tributa a renda estrangeira de aposentados. Os locais convidativos incluem a capital San José, o planalto central Valley, ladeado por montanhas, com clima de primavera durante o ano todo e a cidade de Santa Cruz, no Oceano Pacífico.
-
ReproduçãoForbes Croácia
Clima mediterrâneo e paisagens deslumbrantes que ancoram uma cultura europeia
Locais: Dubrovnik, Península Ístria, Pula
Custo de Vida: Muito baixo
Saúde: Adequado e acessível
Do outro lado do mar Adriático, na Itália, a Croácia colocou a guerra civil dos anos 1990 para trás. O país tem uma paisagem deslumbrante, um clima mediterrâneo convidativo em grande parte da área e boa comida e vinho. O custo de vida é baixo, assim como a taxa de criminalidade. Os cuidados de saúde são adequados e acessíveis. Um pouco de inglês é falado. Os vistos de aposentadoria são relativamente fáceis de obter. Os locais de aposentadoria incluem a cidade portuária medieval de Dubrovnik e a península da Ístria.
-
ReproduçãoForbes Chipre
Ensolarado país insular do Mediterrâneo, onde o inglês é amplamente falado
Locais: Limassol, Paphos, Pyrgos Village
Custo de Vida: Baixo
Saúde: Bom e acessível
Aninhado no extremo leste do Mediterrâneo, Chipre (60% do sul da ilha não é controlada pela Turquia) oferece um ambiente ensolarado com praias maravilhosas, uma cultura grega e uma reputação crescente de aposentadoria. Há um baixo custo de vida e uma baixa taxa de criminalidade. O inglês é amplamente falado. A assistência médica é boa e os residentes permanentes podem se qualificar para o sistema público de saúde, embora haja seguro de saúde privado. Os possíveis locais para se instalar incluem as cidades costeiras de Limassol, Paphos e Pyrgos Village.
-
ReproduçãoForbes República Dominicana
A nação de sol caribenho oferece praias e muito golfe
Locais: Las Terrenas, Samaná, Santo Domingo
Custo de Vida: Muito baixo
Saúde: Bom e acessível
A República Dominicana possui clima tropical de Caribe, muitos campos de golfe e praias e um custo de vida muito baixo. A política se tornou estável e os cuidados de saúde são considerados bons e acessíveis, mas crimes graves e de propriedade podem ser um problema em determinadas áreas. Conhecimento de espanhol é muito útil. O país recebe aposentados com uma demonstração de renda sustentável mínima. Bons pontos incluem as cidades litorâneas do norte de Las Terrenas e Samaná, e a capital, Santo Domingo.
-
ReproduçãoForbes França
Experiência europeia clássica com boa comida e vinho
Locais: Bordeaux, Lyon, Carcassonne
Custo de Vida: Moderado (fora de Paris) a alto (em Paris)
Saúde: Excelente e barato
Além da comida, a França oferece aos aposentados assistência médica de alta qualidade a preços baixos, pagos através de seguros privados ou do próprio bolso. O custo de vida varia muito, mas fica muito mais barato longe de Paris. Ter conhecimento da língua francesa é essencial. Os impostos são altos. Além de Paris, os locais populares de aposentadoria para os expatriados dos EUA incluem Bordeaux, no sudoeste da França; Lyon, perto dos Alpes; e Carcassonne, uma antiga cidade fortaleza no sudeste da França.
-
ReproduçãoForbes Indonésia
País quente e exótico do sudeste da Ásia, com 17.000 ilhas
Locais: Ilha de Bali, Jacarta
Custo de Vida: Muito baixo
Saúde: Adequado e barato
Um condado tropical que se estende por 17.000 ilhas, a Indonésia atrai aposentados há anos. O país oferece baixo custo de vida, culinária distinta e baixa taxa de criminalidade. O inglês é amplamente falado. Os cuidados de saúde, com seguro privado, são adequados e acessíveis. A Indonésia diminuiu os requisitos de residência. Grande parte da ação de aposentadoria está centrada nas cidades da ilha de Bali e na capital, Jacarta.
-
ReproduçãoForbes Irlanda
Paraíso europeu muito verde e com falantes de inglês
Locais: Dingle, Waterford, Tralee
Custo de Vida: Moderado (rural) a alto (Dublin)
Saúde: Bom, com seguro privado
Com sua beleza natural, a Irlanda oferece muito aos aposentados dos EUA. O inglês é amplamente falado e a política é estável. Os voos de volta para os EUA de vários aeroportos são rápidos e baratos. O custo de vida não é baixo, embora o campo seja muito mais barato que Dublin. Os serviços de saúde são bons e acessíveis, com seguros privados que os aposentados expatriados precisam obter. Locais convidativos incluem as aldeias costeiras de Dingle e Tralee no sudoeste e a cidade costeira de Waterford no sudeste.
-
ReproduçãoForbes Itália
Cultura mediterrânea, clima e comida
Locais: Le Marche, Pescara
Custo de Vida: Baixo (interior) a alto (Roma, Milão)
Saúde:Excelente, com acesso ao sistema público
O custo de vida é menor do que nos EUA, se longe das grandes cidades. Um tratado tributário entre os EUA e a Itália ajuda a evitar a dupla tributação. Falar italiano é definitivamente útil. As áreas populares para aposentados americanos incluem Le Marche e Pescara na região de Abruzzo, na costa do Adriático.
-
ReproduçãoForbes Malásia
Cultura asiática acessível
Locais: George Town, Kuala Lumpur, Ipoh
Custo de vida: Baixo
Saúde: Adequada, com seguro privado
A Malásia atrai aposentados dos EUA para o seu clima quente por seu baixo custo de vida, vistas ao ar livre e uma mistura exótica de culturas. O inglês é amplamente falado, mas a criminalidade pode ser um problema. Os cuidados de saúde são adequados, pelo menos nas cidades maiores, mas o seguro de saúde privado é obrigatório. Aposentados expatriados são encontrados em George Town, no Estreito de Malaca; Kuala Lumpur, a capital; e Ipoh, um centro gastronômico.
-
ReproduçãoForbes Malta
Nação insular do Mediterrâneo, com belas praias
Locais: Valletta, Baía de São Paulo, Qawra
Custo de Vida: Razoável
Saúde: Excelente e acessível
Perto da Itália, no Mediterrâneo, Malta é uma nação de três ilhas, com praias gloriosas, clima temperado e baixa criminalidade. Inglês é uma língua oficial. O governo é estável e incentiva os aposentados expatriados, com vistos de um ano facilmente renováveis. O custo de vida é razoável e os cuidados de saúde são excelentes e muito acessíveis. Aposentados são muito encontrados na capital, Valletta; e St. Paul’s Bay e Qawra na ilha principal.
-
ReproduçãoForbes México
Clima quente e proximidade dos EUA
Locais: San Miguel de Allende, Puerto Vallarta, Tlaxcala
Custo de Vida: Baixo
Saúde: Adequada e acessível, além da opção Medicare
A assistência médica mexicana é adequada e barata, especialmente medicamentos. O custo de vida é baixo. Outras vantagens incluem um clima quente e pessoas amigáveis. Crimes graves e roubo de propriedades podem ser um problema, especialmente em algumas cidades da fronteira. Lugares populares incluem San Miguel de Allende, Puerto Vallarta e Tlaxcala.
-
ReproduçãoForbes Panamá
Uma Flórida barata
Locais: Boquete, Cidade do Panamá
Custo de vida: Baixo
Saúde: Alta qualidade e preço acessível
Com um clima quente e ensolarado, o Panamá é como a Flórida; barata, com cuidados de saúde acessíveis e de alta qualidade. As taxas de criminalidade são baixas O inglês é um pouco falado. Os aposentados expatriados são encontrados em Boquete, uma cidade no planalto com um clima um pouco mais frio, e na Cidade do Panamá, a capital.
-
ReproduçãoForbes Filipinas
País do Oceano Pacífico, quente e de língua inglesa, com 7.400 ilhas
Locais: Tagaytay, Subic Bay
Custo de Vida: Baixo
Saúde: Adequado e acessível
Um país tropical espalhado por 7.400 ilhas, as Filipinas oferecem baixo custo de vida e o inglês como idioma oficial. Os cuidados de saúde são adequados e acessíveis. O crime pode ser um problema. Os centros de aposentados incluem Tagaytay, um subúrbio de Manila, e Subic Bay, local de uma antiga base da Marinha dos EUA.
-
gettyimages-MarcoBottigelli Portugal
Bom clima, baixo custo de vida e cultura europeia
Locais: região do Algarve, Lisboa
Custo de Vida: relativamente baixo
Saúde: Bom e acessível
No extremo oeste da Europa, com um clima quente, mas agradável, Portugal tem um custo de vida relativamente baixo para aposentados e cuidados de saúde bons e acessíveis. A taxa de criminalidade é baixa. Muitos aposentados são atraídos para a área do Algarve no Atlântico, perto de Lisboa, capital ou própria Lisboa.
-
ReproduçãoForbes Escócia
Cultura amigável e tranquila de língua inglesa em um lugar muito cênico
Locais: Glasgow, Inverness
Custo de vida: aproximadamente iguais aos EUA
Saúde: Excelente, com seguro privado
Ainda parte do Reino Unido, a Escócia oferece aos aposentados uma cultura amigável de língua inglesa, com muita história, um custo de vida razoável (especialmente fora das grandes cidades) e baixa criminalidade. Cuidados de saúde com seguro privado são excelentes. Os locais possíveis incluem Glasgow, a maior cidade e Inverness, nas Terras Altas da Escócia.
-
ReproduçãoForbes Eslovênia
País cênico na Europa Central
Locais: Liubliana, Bled
Custo de Vida: Razoável
Saúde: Adequado e barato
Parte da antiga Iugoslávia, a Eslovênia oferece uma grande variedade de paisagens costeiras e montanhosas deslumbrantes. Custo de vida é razoável. A política é estável e a taxa de criminalidade é baixa. Cuidados de saúde com seguro privado são adequados e baratos. Os locais de aposentadoria incluem a capital Ljubljana e a cidade turística de Bled.
-
ReproduçãoForbes Espanha
Cultura europeia ensolarada e emocionante
Locais: Costa del Sol, Bilbau, Orange Blossom Coast
Custo de Vida: Muito razoável
Saúde: Excelente
A ensolarada Espanha é mais barata do que grande parte da Europa, principalmente a alguns quilômetros de distância da costa e das grandes cidades. Os cuidados de saúde são considerados excelentes e a taxa de criminalidade é baixa. O conhecimento de um pouco de espanhol é obrigatório. Os locais convidativos incluem a Costa del Sol ao longo do Mediterrâneo, Bilbau e a Costa de Orange Blossom, perto de Barcelona.
-
ReproduçãoForbes Tailândia
Ambiente asiático tropical
Locais: Chiang Mai, Bangkok, Phuket
Custo de Vida: Muito baixo
Saúde: Excelente e barato
A Tailândia é uma opção de retiro para aposentados graças a uma cultura asiática exótica, baixo custo de vida e cuidados de saúde tão excelentes e baratos que atraem pacientes do exterior. O inglês é amplamente falado. A taxa de criminalidade é baixa. A cidade de Chiang Mai, no norte, atrai muitos aposentados, assim como a capital lotada de Bangcoc e a ilha de Phuket.
-
ReproduçãoForbes Uruguai
Democracia sul-americana com ótimas praias
Locais: Punta del Este, Montevidéu
Custo de Vida: Razoável
Saúde: Bom e acessível
Espremido entre a Argentina e o Brasil no Hemisfério Sul, o Uruguai, com suas belas praias, permite que aposentados estrangeiros usem o sistema nacional de saúde, embora a saúde e o seguro privados também sejam bastante acessíveis. O custo de vida é relativamente baixo, e o conhecimento de algum espanhol é útil. O crime pode ser um problema. A cidade costeira de Punta del Este, no Oceano Atlântico, é popular entre os aposentados, assim como a capital, Montevidéu.
-
ReproduçãoForbes Ilhas Virgens
Local ensolarado do Caribe, pertencente aos EUA
Locais: Charlotte Amalie, Christiansted
Custo de vida: Moderado a alto
Saúde: O Medicare dos EUA está disponível
Não tecnicamente um país estrangeiro (para os EUA), mas diferente o suficiente (incluindo com direção à esquerda) para fazer nossa lista, as Ilhas Virgens Americanas têm uma cultura do Caribe, incluindo clima tropical durante o ano todo e ótimas praias. Como território americano (comprado da Dinamarca em 1917), o Medicare dos EUA está disponível. Inglês é a língua principal. O custo de vida pode ser maior do que no continente americano. A taxa de criminalidade é baixa. Locais convidativos incluem a capital Charlotte Amalie e Christiansted, na ilha de St. Croix.
Aruba
Ilha com praias ensolaradas e deslumbrantes do Caribe fora da zona de furacões
Locais: Oranjestad, Palm Beach, Eagle Beach
Custo de vida: Moderado a alto
Saúde: Excelente
Uma parte constituinte da Holanda, a ilha de Aruba, com suas deslumbrantes praias ensolaradas, ampla variedade de atividades ao ar livre e cultura descontraída, fica no Caribe, próximo à costa da Venezuela, fora dos caminhos normais de furacões. O custo de vida não é menor do que os EUA e o imposto de renda local é alto, mas um tratado tributário dos EUA com a Holanda proíbe a dupla tributação. Os cuidados de saúde são classificados como excelentes, embora seja necessário um seguro privado. Crime não é um grande problema. O inglês é amplamente falado.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.