Resumo:
- A Itália atrai cerca de 60 milhões de visitantes por ano e há muitas regiões para explorar;
- Le Marche fica fora da lista de centros turísticos comuns, mas é a região perfeita para uma viagem autêntica, regional e repleta de descobertas.
- O The Italian Tour programa passeios imersivos pela cultura local.
Enquanto o turismo de massa parece estar causando estragos nos mais belos destinos do mundo, outros permanecem intocados pelo radar turístico. Até a Itália, que atrai 60 milhões de visitantes por ano, está cheia de regiões e territórios praticamente desconhecidos e que poupam as multidões. Tudo o que você precisa fazer é sair do caminho comum e viajar como um morador local. Parece fácil, certo?
A verdade é que viajar assim é atraente, mas nem sempre é tão simples. Esse tipo de experiência geralmente exige que haja alguém que possa guiá-lo em sua viagem. E é exatamente aí que entra o Italian On Tour. Fundado por Giovanni Dagostino, um Marchigiano de Ascoli Piceno, e sua esposa, a canadense Chantelle Kern, a chique empresa de viagens oferece passeios imersivos em uma das regiões mais autênticas da Itália: Le Marche.
Com suas cidades medievais no topo das colinas, uma paisagem exuberante, culinária saudável e tradições de longa data, Le Marche pode ter semelhanças com a Úmbria ou a Toscana, mas é uma região que merece ser reconhecida por sua própria história e identidade cultural. Alguns de seus destaques incluem a cidade renascentista de Urbino (protegida pela Unesco), a costa intocada do Parque Natural Conero, as belas praças travertinas de Ascoli Piceno e a Grotte di Frasassi, o maior sistema de cavernas subterrâneas da Europa. É uma região que combina cultura, paisagens naturais, boa comida e uma atmosfera descontraída.
“A razão pela qual eu amo tanto Le Marche é que toda a Itália está envolvida ali. No mesmo dia, você pode visitar as montanhas Sibillini e o país das trufas, assim como uma bela cidade medieval e depois dirigir de carro pela região vinícola até o Adriátic ”, diz Chantelle.
“E Le Marche é subestimado”, acrescenta Giovanni. “Isso faz parte da beleza de visitar esta região. Ainda é relativamente desconhecido, então há muito a descobrir.”
Os itinerários Italian On Tour duram cinco, sete ou nove dias e os passeios mais longos incluem alguns tours de um dia até Abruzzo, nas proximidades. Os hóspedes irão passear pelas mais belas aldeias das colinas italianas, aprender a fazer massas frescas em uma vila do século 17, provar vinhos locais em uma vinícola premiada de gerência familiar, jantar no melhor restaurante slow food da Itália, aproveitar um pouco de sol na costa e muito mais.
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A comida, é claro, é um foco importantíssimo de qualquer férias na Itália, e a empresa se destaca por sua capacidade de acomodar dietas de todos os tipos. Celíacos, vegetarianos e qualquer pessoa com restrições alimentares se sentirão confortáveis em viajar com Giovanni e Chantelle. Chantelle mesmo é celíaca e selecionou restaurantes que atendem a viajantes que não comem glúten e que possuem paladares diversos, para que os hóspedes possam ter certeza de que estarão saboreando o melhor da Itália, sem efeitos colaterais indesejados.
Giovanni e Chantelle são dinâmicos e charmosos e aproveitaram sua rede de contatos para oferecer experiências exclusivas a seus hóspedes. Especialistas em viagens apaixonados por comida, vinho e arte, são os guias perfeitos para traduzir as experiências italianas para seus hóspedes e ajudar a apresentá-los a esse canto da Itália.
“Entendemos os dois lados para que você obtenha o melhor dos dois mundos. Falamos italiano e entendemos a nuance local, mas também vivemos e viajamos para o exterior para antecipar as necessidades de nossos hóspedes. Nossas experiências lhes dão a oportunidade de ir à superfície e realmente se conectar as pessoas e ao país, algo que eles não seriam capazes de fazer sozinhos”, diz Chantelle.
A missão da empresa é dupla. A primeira é apresentar os viajantes aos habitantes locais e colocá-los em contato direto com cada pessoa por trás de cada estabelecimento. Já o segundo é apoiar as famílias e empresários da Itália, trazendo-lhes clientes para seus negócios.
“O turismo é uma das maiores indústrias da Itália e queremos ajudar a criar empregos em Le Marche. É importante para nós colaborar com pessoas apaixonadas pelos seus trabalhos”, diz Chantelle. “Todos e cada um de nossos parceiros representam uma parte importante da Itália e agregam valor à região, honrando as tradições locais ou reinterpretando-as de uma maneira inovadora”.
“Uma das vinícolas que visitamos em nossas turnês foi fundada por jovens italianos de 30 anos que voltaram para Le Marche depois de morar no exterior, assim como eu”, diz Giovanni. “As condições econômicas na Itália são difíceis, mas eles herdaram terras aqui e queriam fazer algo único, e o resultado final é incrível. Adoramos seus vinhos e nossos convidados também.”
O turismo slow (paciente e atento) pode criar um ciclo virtuoso para viajantes e moradores locais. “Muitas pessoas tentam ver tudo no menor tempo possível, mas estamos do outro lado do espectro”, diz Chantelle. “Temos pessoas que ficam em Ascoli Piceno por até nove dias. Dessa forma, você pode experimentar como seria realmente viver em uma cidade italiana e ter tempo suficiente para ver todos os destaques no território circundante.”
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