O mundo dos relógios é clássico, mas também muito tecnológico. Separamos aqui três inovações disruptivas que estão se tornando referência para a relojoaria do futuro:
Duplo turbilhão do Zenith Defy El Primero
Com uma longa tradição em escapes de alta frequência, o Zenith incorporou pela primeira vez dois escapes de turbilhão separados em um relógio. O primeiro às 10 horas bate em uma frequência ultra-alta de 50 Hz para manter o cronógrafo medindo 1/100 de segundo, acionando o ponteiro central do cronógrafo para executar uma volta completa do mostrador por segundo, com seu carregador executando uma volta completa a cada cinco segundos, tornando-o o turbilhão mais rápido do mundo. O segundo turbilhão às oito horas para cronometragem de precisão opera a 5 Hz com uma carruagem fazendo uma rotação por minuto. Espelhando a arquitetura dupla, dois barris dedicados (um para o relógio e outro para o cronógrafo) oferecem 60 horas e 50 minutos de reserva de energia, respectivamente. O relógio é alimentado pelo sucessor do lendário El Primero de 1969: o calibre interno El Primero 9020 de 311 componentes com uma frequência 10 vezes mais rápida, que é alojado em um estojo disponível em duas edições limitadas: 10 peças em platina ou 50 peças em carbono.
LEIA MAIS: Bulgari lança coleção Barocko com peças únicas
Vacheron Constantin Traditionnelle com calendário perpétuo de dupla frequência
Entre as maiores dores de cabeça de um calendário perpétuo está a redefinição das indicações, que podem incluir dia, data, mês, ano e fase da lua, quando a bateria acaba, o que pode exigir os serviços de um relojoeiro se a operação for executada incorretamente ou alterar manualmente as peças se os ponteiros dos dias em que todas as indicações do calendário são definidas a partir da coroa forem de um relógio que não funciona há três anos. Então, a Vacheron Constantin inventou um relógio que propõe uma reserva de energia de quatro dias no modo ativo e um modo de “espera” quando não está sendo usado com uma incrível reserva de energia de pelo menos 65 dias, ou seja, mais de dois meses de duração. Como? Por ter duas balanças acionadas pelo mesmo barril de mola principal, cada uma operando em uma frequência diferente (5 Hz e 1,2 Hz) que o usuário pode alternar instantaneamente, dependendo do nível de atividade, sem interrupção da cronometragem, alojado no ultracompacto, 480 Calibre 3610 QP, com apenas 32 mm de diâmetro e 6 mm de espessura. Apresentando indicações instantâneas de saltos para a data, mês e ano bissexto, o mecanismo foi totalmente reimaginado, utilizando um sistema composto de duas marchas que precisa de quatro vezes menos torque do que uma tela tradicional, portanto, mesmo quando as três indicações saltam simultaneamente, há um impacto mínimo na amplitude do balanço ativo.
Nanomateriais de Roger W. Smith e da Manchester Metropolitan University
Imagine um relógio que nunca perde tempo ou requer manutenção. A lubrificação sempre foi o inimigo de todos os relógios, mas a pesquisa inovadora sobre o uso de nano-revestimentos para melhorar o desempenho de relógios mecânicos pelo relojoeiro independente britânico Roger W. Smith e por Dr. Samuel Rowley-Neale e Michael Down, pesquisadores associados na Manchester Metropolitan University, poderia reduzir, ou possivelmente substituir, os lubrificantes tradicionais à base de óleo, aplicando nanomateriais 2D avançados e praticamente sem fricção, diretamente aos componentes para criar uma superfície lubrificada a seco. Com o tempo, um lubrificante líquido secará e gradualmente se desintegrará deixando depósitos na superfície, fazendo com que o mecanismo se torne impreciso e pare, criando a necessidade de manutenção regular, demorada e cara. Roger Smith diz: “Com os avanços em eficiência e energia reduzida em meu último escape coaxial de uma roda, estamos ultrapassando os limites mecânicos do desempenho atual dos relógios e dos intervalos de serviço além dos padrões da indústria. Ao tornar os componentes dos relógios mecânicos praticamente sem atrito, poderíamos estar falando sobre a criação de um relógio que pode ser genuinamente passado de geração em geração com segurança, sabendo que não requer manutenção.”
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.