Muitas tradições de Natal foram reduzidas, transformadas, ajustadas e, em alguns casos, canceladas, depois que governos de praticamente todo o mundo endureceram as medidas de segurança como resposta à pandemia de Covid-19. Mesmo nesse cenário, há muita gente trabalhando para não acabar totalmente com o espírito natalino.
As árvores fazem parte de uma das tradições capazes de conviver com o coronavírus. A maioria das cidades no mundo se esforçou para montar versões iluminadas e muito criativas.
VEJA TAMBÉM: Provamos 27 panetones e mostramos quais são os melhores
A tradição é antiga. “Antes do Natal, as árvores eram consideradas elementos de decoração indispensáveis para as festas de fim de ano”, diz a “CountryLivind”, revista norte-americana especializada em estilo de vida. “Como seres vivos, elas emanavam alegria durante os meses difíceis de inverno em muitas regiões do mundo.”
Há quem diga que a origem da tradição veio da Livônia Medieval (agora Estônia e Letônia) e da Alemanha, onde cristãos protestantes colocaram árvores decoradas em suas casas. Com o tempo, elas ganharam popularidade entre as classes sociais mais altas para além das regiões luteranas na Alemanha e nos Países Bálticos durante a segunda metade do século 19.
Tradicionalmente, as árvores eram decoradas com rosas feitas de papel, maçãs, wafers, ouropel e frutas cristalizadas. Os cristão moravianos começaram a iluminá-las com velas que, mais tarde, foram substituídas por luzes, após o surgimento da energia elétrica.
Desde então, a tradição ganhou força, novos adornos, versões originais e conquistou o mundo. Veja, na galeria de fotos a seguir, 22 árvores de Natal, de Washington a Paris e Rio de Janeiro, dignas de prêmio em 2020:
-
Reprodução/Forbes 1. Árvore de Natal da Galeries Lafayette, famosa loja de departamentos em Paris, França
-
Reprodução/Forbes 2. Vista da árvore de Natal no Rockefeller Plaza em Nova York, Estados Unidos
-
Reprodução/Forbes 3. Árvore de Natal iluminada na Old Town Square, em Praga, capital da República Tcheca. O famoso mercado de Natal foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19 e das atuais restrições no país
-
Reprodução/Forbes 4. A árvore de Natal Nacional e o Monumento de Washington próximos à Casa Branca em Washington, D.C., Estados Unidos
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes 5. A Granary Square na King’s Cross, em Londres, apresenta o “tradicional nada tradicional” Natal com uma surpreendente árvore elétrica Nameton. Muitos eventos foram cancelados devido à pandemia, mas a capital inglesa está toda decorada com luzes
-
Reprodução/Forbes 6. Mais de 100 árvores de Natal e outras decorações, incluindo 25 mil luzes, enfeitam o pub Churchill Arms em Kensington, Londres. O bar é conhecido como o pub londrino mais festivo justamente por sua exibição anual de luzes
-
Reprodução/Forbes 7. A árvore de Natal na Praça São Pedro, no Vaticano
-
Reprodução/Forbes 8. Uma árvore de Natal incomum e com tecnologia de ponta foi instalada no centro de Vilnius, na Lituânia, e eleita pela organização de turismo European Best Destinations (EBD) como a “Árvore de Natal Mais Bonita de 2020 na Europa”. Ela parece uma pintura surrealista, com uma composição moderna de 24 metros de altura e rodeada por ramos naturais decorados com quase 4 quilômetros de luzes coloridas, 800 enfeites de prata e 150 metros de espelhos.
-
Reprodução/Forbes 9. Luzes natalinas e uma grande árvore decoram a Piazza Matteotti em Ruvo di Puglia, na Itália
-
Reprodução/Forbes 10. Árvore de Natal da Tiffany & Co. em um shopping center em Nanjing, Jiangsu, província da China
-
Reprodução/Forbes 11. Árvore de Natal e um anjo brilhante na Podgorze Market Square, na Cracóvia, Polônia
-
Reprodução/Forbes 12. Árvore de Natal na Galleria Vittorio Emanuele, em Milão. A Itália proibiu viagens e aglomerações durante o Natal e o Ano Novo devido ao aumento no número de mortes.
-
Reprodução/Forbes 13. Fogos de artifício durante a inauguração da árvore flutuante de 85 metros de altura na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, Brasil. A árvore natalina flutuante mais alta registrada no Guinness World Records é iluminada por 3,1 milhões de luzes todas as noites até o final do ano.
-
Reprodução/Forbes 14. Árvore de 10 metros de altura feita por 2.021 garrafas de vinho em Shenyang, Liaoning, província da China
-
Reprodução/Forbes 15. Árvore de Natal na Cracóvia, Polônia
-
Reprodução/Forbes 16. Vista da árvore e decoração de Natal em um shopping center de Dublin, Irlanda
-
Reprodução/Forbes 17. Árvore de Natal no Brandenburg Gate em Berlim, Alemanha
-
Reprodução/Forbes 18. Árvore de Natal na praça principal de Estrasburgo, na França Oriental. O mercado natalino da cidade é o mais conhecido da região, com ruas iluminadas, grandes pinheiros, tradicionais chalés de madeira e muitos visitantes
-
Reprodução/Forbes 19. O Grand Place decorado com uma árvore de Natal em Bruxelas, Bélgica. Este ano, o tema da decoração é “renovação”
-
Reprodução/Forbes 20. Árvore de Natal no Martin Place em Sydney, Austrália. A árvore mais alta em Nova Gales do Sul é decorada com mais de 110 mil luzes de led, 3,4 metros de estrelas coloridas e 330 enfeites especiais brilhantes
-
Reprodução/Forbes 21. Árvore de Natal próxima à Catedral de São Basílio em Moscou, Rússia
-
Reprodução/Forbes 22. Árvore de Natal próxima ao minarete de uma mesquita e à torre do sino de uma igreja na cidade bíblica de Belém, Israel. Na cidade, as pessoas normalmente vão a congregações cristãs que estão fechadas este ano, devido às restrições da Covid-19. As autoridades palestinas impuseram um novo lockdown em diversas províncias da Cisjordânia e implementaram um toque de recolher nas noites e fins de semana para combater a circulação do vírus.
1. Árvore de Natal da Galeries Lafayette, famosa loja de departamentos em Paris, França
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.