Não é a primeira vez que vemos concreto em um relógio. Na verdade, para a marca de relógios suíça Hublot, o novo Concrete Jungle New York é a segunda criação desse tipo. O primeiro, lançado há cinco anos, tinha uma moldura de concreto, mas, desta vez, a caixa do relógio, o mostrador e a moldura são de cimento. Além disso, para o lançamento digital, a marca se uniu a alguns de seus “amigos” de Nova York para criar uma sensação nas mídias sociais em torno da cidade, conhecida como selva de pedra.
Em um movimento interessante, a Hublot recrutou a ajuda do chef Daniel Boulud, estrela Michelin; de Mariano Rivera, do Hall da Fama de Beisebol de 2019; e do campeão do Superbowl e apresentador de televisão Victor Cruz para uma campanha de mídia social, que será divulgada em todas as plataformas.
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“Quando me contaram sobre o conceito dessa campanha, senti que ela se encaixava exatamente onde estou neste momento”, diz Cruz. “Tenho certeza de que o tema da selva de pedra ressoa em todos os nova-iorquinos. É essa coragem que torna o povo de Nova York diferente de qualquer outro. Fomos feitos para passar por momentos difíceis e sairmos bem-sucedidos assim que a poeira baixa.”
Cruz, Mariano e Boulud deixaram uma marca memorável em Nova York, lar da maior loja americana da Hublot (na Quinta Avenida). Para a campanha, cada um foi fotografado em um marco importante da cidade. Cruz tem famosa Ponte do Brooklyn como pano de fundo, enquanto Boulud foi fotografado em sua cozinha no restaurante e Rivera em frente à lendária Estátua da Liberdade.
“Uma vez nova-iorquino, sempre nova-iorquino”, diz Mariano Rivera. “Eu experimentei os altos e baixos ao lado desta cidade e estou honrado em participar de uma campanha que mostra o verdadeiro espírito de força e energia dessa grande metrópole.”
Toda a campanha é projetada para celebrar não apenas o mais novo relógio Hublot Classic Fusion Concrete Jungle New York, que é inspirado na cidade que nunca dorme, mas também –e talvez mais importante durante a pandemia– a própria Nova York. Na verdade, os executivos da Hublot dizem que a capacidade da cidade de resistir e ser um alicerce foi um dos atributos mais inspiradores para o relógio.
“Em um ano como 2020, que foi tão negativamente impactado pela crise da Covid-19, queríamos trazer novos produtos ao mercado para criar entusiasmo e oferecer um espírito edificante”, disse Jean-François Sberro, presidente da Hublot América do Norte. “Queríamos lançá-lo para terminar o ano com um barulho.”
A Hublot, assim como a cidade de Nova York, sempre quer ser a primeira e ser diferente. Trazer a matéria-prima da cidade –concreto– para o Classic Fusion Concrete Jungle New York é uma forma de combinar várias histórias em uma. É sobre materiais e inovação, é sobre perseverança em resistir ao teste do tempo, e é a história de Nova York.
A caixa, a moldura e o mostrador do relógio são feitos de concreto composto em tons suaves de cinza, com pulseira em borracha e tecido pretos, que, de alguma forma, gritam a essência da cidade. Fiel à filosofia “art of fusion”, a equipe de design da Hublot fundiu quase 70% de cimento fino com aproximadamente 25% de resina epóxi (em vez de água, como no concreto padrão) e outros 5% a 10% de fibra de vidro (em vez de aço). Graças a um aditivo anti-UV na resina, o relógio não muda de cor com o tempo e, com um tratamento “anti-graffiti” no cimento, não fica contaminado com sujeira.
O material é uma evolução do concreto usado na luneta do primeiro relógio Concrete Jungle e esteve anos em estágios de pesquisa e desenvolvimento no laboratório da Hublot em Nyon, na Suíça.
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“Para o primeiro relógio Concrete Jungle, eu tive uma ideia que era mais um conceito de marketing, mas a equipe me apoiou muito e trabalhou bastante para desenvolver a moldura de concreto”, diz Sberro. “Mas, depois que aquele relógio teve tanto sucesso, começamos a trabalhar em outra versão do material por conta própria, para provar que era possível ir além e levar o conceito adiante para incorporar peças com ainda mais concreto.”
De acordo com Sberro, como o concreto é misturado com resina epóxi, o relógio não pesa no pulso. Ele diz que seu peso é comparável ao de outros materiais para relógios que a marca usa. O relógio de 45 mm é movido por um movimento cronógrafo automático de corda 280 componentes e é resistente à água até 50 metros. Possui botões e coroa de cerâmica preta. O relógio de US$ 18.800 é criado em uma edição limitada de apenas 50 peças e será vendido online e na butique da Hublot na Quinta Avenida antes de chegar a outros pontos de venda.
“Nutrir o povo de Nova York nas últimas duas décadas tem sido uma bênção”, diz Daniel Boulud. “Embora tenha sido um ano muito diferente, somos gratos pela força da cidade e de seu povo. Assim como estamos constantemente ajustando nossas cozinhas para refletir a atualidade, estamos sempre em busca de criatividade, e a cidade de Nova York nos levou a permanecer inspirados e apaixonados. Este relógio surpreendente é uma representação perfeita da criatividade e força da cidade, e estou orgulhoso de prestar homenagem a ela com a Hublot.”
Confira, na galeria abaixo, as fotos da campanha com Cruz, Mariano e Boulud:
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Reprodução/Forbes O campeão do Superbowl e apresentador de televisão Victor Cruz deixou sua marca na famosa Ponte do Brooklyn.
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Reprodução/Forbes O chef Daniel Boulud, estrela Michelin, decidiu ser fotografado em sua cozinha no restaurante.
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Reprodução/Forbes Mariano Rivera, do Hall da Fama de Beisebol de 2019, fez a campanha em frente à lendária Estátua da Liberdade.
O campeão do Superbowl e apresentador de televisão Victor Cruz deixou sua marca na famosa Ponte do Brooklyn.
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