Com um acordo dos deuses para os amantes do automobilismo, Tag Heuer e Porsche aceleraram em uma parceria.
A marca de relógios suíços de luxo e a famosa montadora alemã, que têm uma longa história de corridas juntas -desde o embaixador da Heuer Jo Siffert dirigindo pela Porsche na década de 1970 até sua atual equipe de Fórmula E – anunciaram um acordo de vários anos para colaborar no desenvolvimento de produtos e ativações ao vivo. Para celebrar a união, a Tag Heuer e a Porsche também lançaram um novo relógio: o cronógrafo Tag Heuer Porsche Carrera.
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“Ambas as marcas estão associadas na mente das pessoas há mais de 40 anos, mas nunca fizemos uma colaboração oficial e real”, diz Frédéric Arnault, o filho de 26 anos do presidente da LVMH, Bernard Arnault, que foi nomeado CEO da Tag Heuer no verão passado. “Também estou entusiasmado com toda a criatividade e inovação que seremos capazes de trazer para o mercado.”
Detlev Von Platen, ex-CEO norte-americano da Porsche e membro do conselho executivo acrescenta: “Tivemos muitos pontos de contato na história, é claro, no mundo do automobilismo e das corridas. Mas não estamos falando apenas de uma colaboração de marketing aqui e ali. Estamos falando sobre novas tecnologias, conectividade; estamos falando sobre eletrificação”.
A conexão entre as duas marcas remonta a pelo menos 1963, quando Jack Heuer (bisneto do fundador da marca) criou o primeiro cronógrafo Heuer Carrera, projetado para ajudar os pilotos de competição a manter o tempo durante uma corrida – ”carrera” significa “corrida” em espanhol.
“O primeiro uso do nosso cronógrafo foi realmente para dizer o tempo para corridas de carros, e a precisão foi importante para determinar quem ganhou e quem ficou em segundo lugar”, diz Arnault. “E nossos clientes adoram essa autenticidade profunda.”
O novo cronógrafo Tag Heuer Carrera Porsche de 44 mm exemplifica um pouco dessa história mútua do automobilismo. A estética de marca registrada da Porsche se reflete em muitos elementos de design. As tiras de couro com costura feita à mão (US$ 5.850) imitam o interior de um Porsche Carrera. A opção de pulseira de aço com elos em forma de H entrelaçados (US$ 6.050), por sua vez, reflete a mecânica e o design de corrida da Porsche. Outras características incluem uma escala taquimétrica de cerâmica gravada na luneta fixa, bem como um movimento de manufatura interno Caliber Heuer 02 com uma reserva de marcha de 80 horas.
Arnault diz que o Carrera é apenas o começo: “Podemos esperar novos lançamentos no futuro com ênfase na inovação”, diz ele sobre a parceria com a Porsche, “especialmente com materiais e tecnologias”. Ele planeja investir mais na conectividade entre os smartwatches da Tag Heuer e os veículos Porsche, bem como a instalação de relógios Tag Heuer nos painéis da Porsche.
A integração da marca transcende o lançamento de produtos e será transferida para competições ao vivo e patrocínios. No automobilismo, ambas as empresas estão se preparando para o próximo FIA World Endurance Championship e o norte-americano IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Patrick Dempsey, que é patrocinado pelas duas marcas, vai estrelar as campanhas publicitárias.
Mas a colaboração não é apenas a respeito de velocidade. Além de lançar o aplicativo Tag Heuer Golf em 2019, Arnault, um ávido praticante do esporte, apresentou a edição Golf para a Tag Heuer Connected Line no ano passado. A empresa também se juntará à Porsche para patrocinar futuros torneios de golfe do Porsche European Open. Ambas as marcas também serão duplas parceiras em eventos de tênis – Tag Heuer será o relógio oficial e cronógrafo para o Porsche Tennis Grand Prix, em Stuttgart, Alemanha.
A parceria tem outro objetivo básico: expandir os canais de marketing e distribuição. Antes de a pandemia fechar as portas de lojas da Tag Heuer ao redor do mundo, a Forbes noticiava que as vendas de Apple Watches eram maiores do que a de relógios suíços no total. Arnault diz que a reformulação do site da empresa no início do ano passado ajudou a suavizar os golpes de 2020.
“Houve uma mudança e sempre acreditamos que o comércio eletrônico aconteceria para os produtos de alto preço e relógios de luxo”, diz Arnault. “Hoje, com a crise, isso não é mais uma questão. E começamos a levar esse hábito a sério, pois ele veio para ficar. Então, mais do que nunca, vamos investir neste canal.”
Quanto à Porsche, que teve um declínio nas vendas de 2020 em 7% em relação a 2019, a parceria também é uma maneira de atrair fãs da Tag Heuer e do automobilismo – bem como millennials. “Não estamos apenas olhando para trás”, diz Von Platen, “se você falar sobre gerações mais jovens, novas gerações, novos mercados, onde as marcas precisam ser cultivadas com a narrativa, essa é a força dessa parceria”.
Arnault acrescenta: “Estou entusiasmado com as ideias que ainda não tivemos –e teremos muitas delas nos próximos anos”.
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