Para quem já sonhou em passar a noite no Chateau de Versailles, sua fantasia finalmente virou realidade com a inauguração do hotel Airelles Château de Versailles, Le Grand Contrôle, no começo de junho.
Em 340 anos de história, este é o primeiro hotel a abrir nos terrenos palacianos que abrigam indiscutivelmente a residência mais famosa do mundo. Na era pré-Covid, Versalhes atraía mais de 10 milhões de visitantes ano após ano, um dos destinos turísticos mais populares de todos os tempos.
LEIA MAIS: Tiaras raras e valiosas são a nova tendência do mercado de aluguel de moda
Situado em três edifícios históricos que datam de 1681, a nova hospedagem requintada terá 14 quartos reais, suítes e uma suíte especial, bem como refeições feitas por ninguém menos que o aclamado chef francês Alain Ducasse e um spa restaurador da Valmont. A suntuosa piscina coberta e o acesso exclusivo ao château e aos seus jardins são apenas algumas das vantagens que vêm inclusas na estadia.
Com propriedades nos Alpes franceses, Avignon e Saint-Tropez, o Le Grand Contrôle marca o sexto empreendimento da prestigiosa coleção de hotéis franceses da Les Airelles.
Para quem pode gastar cerca de US$ 2 mil por noite para ficar no hotel, o Airelles organizou uma série de experiências exclusivas que darão acesso às áreas do Château e do terreno que normalmente são proibidas aos visitantes. Haverá também barcos e carrinhos de golfe à disposição para os hóspedes explorarem o Grande Canal e os jardins quando quiserem.
Algumas experiências não estão inclusas na diária, mas parecem ser incríveis. É o caso de um passeio noturno pelo Salão dos Espelhos de Versaille, um jantar íntimo para dois criado por Alain Ducasse, acompanhado por um quarteto de cordas no Orangery Garden ou um passeio que permite “seguir os passos de Maria Antonieta”.
Os interiores foram revitalizados pelo aclamado arquiteto e designer Christophe Tollemer, que diz ter se inspirado na propriedade de Maria Antonieta em Versalhes, o Petit Trianon.
Cada um dos 14 quartos do hotel foram decorados individualmente em um estilo elegante do século 18, com cores e tecidos autênticos, móveis de época escolhidos a dedo, lustres, obras de arte e de decoração.
LEIA MAIS: Conheça o Castelo Saint Andrews, do brasileiro Guilherme Paulus
Em consonância com a época da construção de Versalhes, as tapeçarias serão um ponto de destaque e cada quarto contará com padrões originais de estampa, recriados pelo artista Maison Pierre Frey.
Para combinar com a temática geral, todos os quartos e suítes foram nomeados em homenagem a figuras notáveis com uma forte ligação com a propriedade. Alguns nomes talvez menos conhecidos incluem Jacques Necker, o diretor-geral de finanças de Luís XVI, Madame de Fouquet, uma célebre socialite que se casou com o Marquês de Fouquet e Madame de Staël, uma famosa novelista, ensaísta e filósofa e confidente íntima de Maria Antonieta.
Já no spa Valmont, o espaço conta com um afresco pintado à mão e piso de mármore carrara que foi diretamente inspirado no pátio de mármore do palácio.
Os hóspedes poderão relaxar como a realeza na piscina coberta de 15 metros, hammam (banho turco) e sauna ou até se mimar com a variedade de tratamentos restauradores do spa, incluindo o procedimento facial Majestic Mirror, de 90 minutos, desenvolvido especialmente para o Le Grand Contrôle.
Com 20 estrelas Michelin em seu nome, Alain Ducasse criou um menu à altura de reis e rainhas. Inspirado pela natureza extravagante das refeições de Luís XIV, o restaurante oferece vistas panorâmicas sobre o pátio do Orangery e servirá uma seleção de clássicos franceses reinventados durante o dia, juntamente com um chá da tarde dedicado a Maria Antonieta.
Já o jantar será mais teatral, em referência aos decadentes banquetes reais do rei, e a equipe do restaurante usará trajes de época. Um sino tocará às 20h para sinalizar o início da refeição, onde os hóspedes provarão uma experiência gourmet de cinco pratos, incluindo adaptações contemporâneas de favoritos do século 18, como o veado à la bourgeoise.
LEIA MAIS: Por dentro do Colline de France, hotel de Gramado eleito o melhor do mundo
Preços no Airelles Château de Versailles, Le Grand Contrôle começam em € 1.700, incluindo um mordomo particular, passeios diários ao Château de Versailles e ao Trianon, bem como acesso aos jardins do palácio.
Veja, na galeria de fotos abaixo, mas detalhes sobre o hotel:
-
Renée Kemps/Divulgação Cada quarto do Le Grand Contrôle é decorado individualmente em um ambiente elegante do século 18
-
Renée Kemps/Divulgação O Le Grand Contrôle está situado em um belo edifício construído pelo arquiteto favorito de Luís XIV, Jules Hardouin-Mansart, em 1681
-
Renée Kemps/Divulgação As refeições do hotel serão feitas pelo aclamado chef francês Alain Ducasse, dono de 20 estrelas Michelin
-
Renée Kemps/Divulgação Ducasse criou um menu inspirado na natureza extravagante do Refeições de Luís XIV
-
Anúncio publicitário -
Renée Kemps/Divulgação Os quartos foram decorados com móveis de época escolhidos a dedo, lustres, obras de arte e artefatos
-
Renée Kemps/Divulgação Os interiores foram revitalizados com inspirado na propriedade de Maria Antonieta em Versalhes
-
Renée Kemps/Divulgação São ao todo 14 quartos, que podem ter até 120 metros quadrados
-
Renée Kemps/Divulgação Todos os quartos foram nomeados em homenagem a figuras notáveis com uma forte ligação com a propriedade
-
Renée Kemps/Divulgação Todas as manhãs, antes da chegada do público em geral, os hóspedes do hotel são convidados a participar de um passeio pelos jardins e áreas de Versalhes
-
Renée Kemps/Divulgação Uma piscina coberta de 15 metros é uma das características exclusivas do spa do Le Grand Contrôle
Cada quarto do Le Grand Contrôle é decorado individualmente em um ambiente elegante do século 18
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.