Por dentro do Colline de France, hotel de Gramado eleito o melhor do mundo

Conheça detalhes e a história do pequeno estabelecimento de luxo que ocupa o topo da premiação do TripAdvisor.

Giovanna Simonetti
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O Colline de France, pequeno estabelecimento de luxo em Gramado, ganhou o título de melhor hotel do mundo pelo TripAdvisor

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Era uma quinta-feira de manhã e Jonas e Ana Clara Tomazi mal haviam saído da cama quando receberam no celular uma mensagem de parabéns, sem nenhuma contextualização. Sem entender nada, o casal do Rio Grande do Sul logo foi bombardeado com uma notícia pela qual nunca haviam esperado: o seu hotel em Gramado, com apenas três anos de funcionamento, havia sido eleito o melhor do mundo pelo TripAdvisor.

A plataforma de avaliações e troca de dicas de viagem realiza, anualmente, o Traveller’s Choice Awards, premiação que se baseia nas opiniões dos próprios usuários para eleger os melhores destinos e empresas do setor de turismo. Na edição 2021, divulgada no dia 13 de maio, o hotel de luxo do qual Jonas e Ana Clara são proprietários, o Colline de France, alcançou o feito inédito de ser o primeiro estabelecimento brasileiro a liderar a lista de hotelaria mundial – desbancando hospedagens renomadas até mesmo na Grécia, Maldivas e Suíça. Nenhum outro representante do Brasil ou da América do Sul aparece no ranking.

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Em conversa com a Forbes, ainda um pouco em choque e surpresa dias depois da notícia, Ana Clara contou mais sobre a história do Colline, os diferenciais do hotel (pequeno spoiler: os móveis são feitos à mão e folheados em ouro 24 quilates) e quais são os planos para o pós-pandemia.

UMA HISTÓRIA DE AMOR À FRANÇA

A empreendedora descreve o Colline de France como uma grande história de amor. Primeiro, porque ele foi construído para unir o casal: ela e o marido decidiram investir no negócio para poder passar ainda mais tempo juntos, numa época em que ela precisava viajar com frequência a trabalho.

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O Colline é todo inspirado no Segundo Império francês

Depois, porque eles sempre foram apaixonados pela França, romantismo e decoração. “Gramado tem um toque europeu e abriga muitos empreendimentos germânicos, italianos, suíços, holandeses – mas não franceses. Pensamos: por que não resgatar essa essência da cidade, que está se perdendo com a chegada dos grandes resorts, e trazer a França, a terra dos eternos apaixonados? Foi daí que o olho brilhou”, ela conta.

Assim surgiu o Colline, um pequeno e intimista recanto francês para casais e famílias, com apenas 34 quartos, em uma região calma e afastada do centro de Gramado. O hotel é baseado, mais especificamente, no Segundo Império, inspiração que ecoa em todos os cantos da propriedade: na decoração das acomodações e áreas comuns, na gastronomia, no jardim externo de buganvílias e até nos pequenos serviços. Na hora do checkout, por exemplo, os viajantes voltam para casa acompanhados de uma caixa de madeleines, bolinho típico francês. “Queremos que a experiência também seja uma imersão intelectual, na qual podemos proporcionar aos hóspedes um pouco mais daquela época francesa”, afirma a proprietária.

Tudo no Colline foi meticulosamente pensado, até mesmo o cheiro. Os donos se preocuparam em ter uma identidade olfativa por todo o hotel e desenvolveram um aroma peculiar próprio, com toques de baunilha, menta e lavanda – que pode inclusive ser comprado.

POR DENTRO DAS ACOMODAÇÕES

O estilo imperial está muito presente nos quartos do Colline de France, com móveis esculpidos à mão, lustres requintados e decoração ostensiva (mas que, ao mesmo tempo, se propõe a ser aconchegante). São cinco categorias, de 22 a 42 metros quadrados, sendo que cada uma delas possui decoração própria e paleta de cores inspirada em grandes grifes de luxo, como Chanel, Fendi e Givenchy.

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A categoria mais luxuosa, batizada de Imperial, tem seis unidades com conceitos e decorações únicas, de maneira que “os hóspedes podem ficar dez vezes no Coline e, em todas elas, experimentar quartos completamente diferentes”, explica Ana Clara. Entre alguns dos elementos das suítes estão banheiras de hidromassagem (com cromoterapia, nas unidades Imperial), smart TVs 4K, banheiros com pia dupla e mais de um chuveiro.

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Todas as roupas de cama do Colline de France são da Trussardi/Trousseau e os travesseiros e edredons são de pluma de gansos

Todas as roupas de cama são da grife Trussardi/Trousseau, em algodão egipício 300 fios. Os travesseiros e edredons são de pluma de gansos. E as amenidades, da L’Occitane au Brésil, categoria da marca produtos franceses que traz um toque de brasilidade aos produtos.

As diárias variam de acordo com a sazonalidade, mas começam em R$ 600 na baixa temporada e podem chegar a mais de R$ 5.000 nas épocas de maior procura.

GASTRONOMIA

Como qualquer estabelecimento inspirado na França que se preze, o Colline também se destaca na gastronomia. O café da manhã é um dos pontos altos da estadia, segundo Ana Clara, e todos os dias alguma delícia francesa diferente é servida – principalmente doces, como o crème brûlée, croissants recheados e petit gâteau. Tudo ao som de música clássica, tocada no piano ao vivo.

O hotel também possui um bistrô, que mistura pratos da França e do Brasil para agradar qualquer paladar. “Demos uma abrasileirada no cardápio porque nosso público não é, em sua maioria, francês. Temos desde opções mais clássicas, como pato ou carré, da forma como são feitos na França, até massas, que são mais comerciais”, explica a proprietária.

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O café da manhã do Colline é um dos destaques da estadia

Todo o cardápio foi feito com a consultoria da chef pâtissier Amanda Selbach, brasileira que se formou no Instituto Paul Bocuse, na cidade francesa de Lyon.

FATOR HUMANO

Basta uma breve olhada nos comentários dos viajantes sobre o Colline no TripAdvisor para perceber como o atendimento e os funcionários fazem diferença. Claro que a decoração luxuosa e as amenidades fazem parte da experiência do hóspede, mas o “fator humano”, como Ana Clara gosta de chamar, é a prioridade do hotel – e também é ao que ela atribui o título de melhor do mundo. “Nos perguntamos como um hotel pequeno, intimista e sem uma ampla estrutura pôde chegar a este patamar. Chegamos à conclusão de que foi única e exclusivamente por causa do atendimento. Ele realmente fez diferença”, revela.

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Segundo a proprietária, o Colline é feito de pequenos detalhes e regalias, de forma que o hóspede se sinta atendido a todo momento e não precise mover um dedo para conseguir algo. “São tantas minúcias que fazem parte do atendimento que a decoração acaba ficando em segundo plano”, diz, com modéstia.

Um exemplo é o check in, quando os hóspedes recebem as boas-vindas com uma garrafa de espumante e uma torre de doces franceses tradicionais. À noite, quando voltam ao quarto para dormir, eles se deparam com a cama preparada, blecautes fechados e um chá de ervas calmantes para uma boa noite de sono.

QUEM ESTÁ POR TRÁS DO COLLINE

O gramadense Jonas Tomazi, agora com 40 anos, cresceu em contato com o turismo. Sua família é dona de vários empreendimentos na cidade, entre eles outros hotéis e o Snowland, parque temático de neve que é sucesso entre os turistas. Apesar dos negócios familiares, até uns quatro anos atrás Jonas trabalhava como corretor para captação de investimentos.

Ana Clara Grings Tomazi é formada em biomedicina, mas atuava há anos como diretora comercial da marca de calçados Piccadilly, cuja família é proprietária. Casados, os dois viram em uma propriedade dos pais de Jonas em Gramado a oportunidade de trabalhar juntos – e foi então que a ideia do hotel surgiu.

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O casal Ana Clara e Jonas Tomazi, proprietários do Colline

Depois de derrubar a antiga casa, o Colline de France foi construído do zero, com investimentos milionários do bolso dos proprietários, aportes de quatro investidores privados e auxílio do Fungetur, do Ministério do Turismo. Foram quatro anos desde o início do projeto para que a hospedagem fosse finalmente inaugurada, em 15 de novembro de 2018.

Hoje, Ana Clara e Jonas, junto com o diretor-geral Márcio Santos, comandam o Colline.

O QUE VEM POR AÍ

Ainda lidando com a surpresa do título do TripAdvisor, a meta de Ana Clara agora é manter o bom trabalho: “Nossa responsabilidade aumentou. Temos que preservar as coisas boas que alcançamos até aqui e que nos fizeram chegar nesse patamar – e quebrar a cabeça para melhorar ainda mais”.

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O casal ainda não tem nenhum outro empreendimento hoteleiro no horizonte, mas pretende expandir o conceito do Colline de France – francês e luxuoso – para outros negócios em Gramado. No mês de junho, eles vão inaugurar duas lojas na cidade, uma de vestuário e outra de decoração, que pretendem se tornar parte do maior complexo de itens de luxo do Rio Grande do Sul. A ideia não veio por uma vontade espontânea dos dois, mas sim pela própria demanda dos hóspedes, que queriam itens como os do Colline e roupas de grife em suas casas.

A boutique multimarcas, batizada de Roubin Rouge, contará com as principais grifes de roupas nacionais (como Lolita, Cris Barros e NK Store) e internacionais, entre elas Balmain, Hugo Boss e Burberry. Já a Maison Colline, de decoração, venderá peças dos mesmos fornecedores do hotel – uma chance de ter o seu próprio móvel folheado a ouro 24 quilates.

Veja, na galeria de fotos abaixo, detalhes do hotel Colline de France:

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