A série de pequenas porções que compõem o menu degustação do Restaurante 31 são bonitas até nos recipientes de delivery. A casa, localizada na região central de São Paulo, agora parou com as entregas em domicílio (necessárias no auge da pandemia) para se concentrar novamente no diminuto salão de 32 lugares, onde o comensal pode aproveitar os pratos elegantes e minimalistas em belas louças e cerâmicas.
Atualmente, o restaurante serve pratos vegetarianos, mas Raphael Vieira, 27 anos, chef que comanda as panelas do 31, não quer o rótulo. “Estamos vegetarianos, mas não quero fechar as portas para um bom produto”, explica. Ele diz que tem preferido os vegetais, pois a validade de produtos de origem animal é menor. “Sei que tenho uma barreira a quebrar com os clientes, mas o vegetal pode ser mais explorado. E as pessoas se surpreendem quando há abertura de provar o novo”, diz.
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Vieira, que foi estagiário dos estrelados Maní (de Helena Rizzo) e D.O.M (de Alex Atala), além de ter trabalhado no Balaio (de Rodrigo Oliveira), entre outros, viajou para a Europa para estudar e construir a ideia do que queria. Voltou ao Brasil e, ao lado de “pessoas de muita confiança” abriu o 31, no finzinho de 2020, com o objetivo de servir uma comida com propósito.
“Trabalho com orgânicos, com ingredientes sazonais e procuro dar preferência a produtos locais. Os cogumelos selvagens são do Sul, mas é um produto sensacional”, conta ele que está em contato com produtores de agroflorestas para tentar trazer esse ingrediente mais para perto de sua cozinha. Ele ainda toca o Projeto Içá, de pesquisa de fornecedores, cujo principal objetivo segundo o site do restaurante é “explorar as possibilidades de aproveitamento total dos ingredientes – por meio de fermentação, maturação, secagem e liofilização, por exemplo”.
Para chegar aos pratos – o menu de 13 tempos sai por R$ 120 -, Vieira conta que faz testes o tempo todo. “Pareço criança em loja de brinquedo”, fala. O laboratório gastronômico nos presenteia com boas surpresas, caso do rabanete, kouso de beterraba e coalhada da casa; o cogumelo, malte e glace de cebola; e a sobremesa de fruta murcha, merengue avinagrado e favo de mel.
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Gladstone Campos Johnny Rockets compra Cuor di Crema e Boulangerie Carioca
Duas redes de alimentação foram compradas pelo máster-franqueado do Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza. Compondo o recém-criado grupo Antaris Franchising, as novidades da vez são a gelateria Cuor di Crema, com 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro. As novas lojas serão abertas a partir de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
As aquisições – que não tiveram o valor revelado – fazem parte de um plano de expansão que deve abrigar ainda outros negócios do segmento, como pizzarias e cafés. Já a seleção de candidatos à franquia deve iniciar este mês. Com isso, o empresário espera estruturar e reposicionar as marcas até agosto, criando fôlego para os novos projetos. “Acreditamos em uma forte retomada no segundo semestre, com um mercado bem melhor que em 2018 e 2019. Estamos apostando nesse “boom” do pós-pandemia”, afirma Souza.
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Divulgação Marca lança primeira linha de pizzas napolitanas ultracongeladas
Quem nunca cedeu à praticidade das pizzas congeladas que atire a primeira pedra. Mas essa experiência pode ganhar um tempero diferente com a chegada da linha de pizzas napolitanas ultracongeladas da Sottozero. A marca traz ingredientes diretamente de Nápoles, na Itália, para garantir que os sabores sejam os mais fiéis possíveis aos originais. Uma vez no forno caseiro, o prato leva quatro minutos para ficar pronto. Entre as opções de sabores estão a clássica margherita, além de calabresa, funghi e a ortolana vegana, opção sem derivados de carne e glúten free.
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Divulgação World Class Competition anuncia James Grant como o melhor bartender do mundo
O canadense James Grant foi o grande vencedor da 12ª edição do World Class Competition, o maior campeonato de coquetelaria do mundo. O evento aconteceu entre os dias 4 a 8 de julho, em Madri, na Espanha, e teve a participação de outros 49 competidores. Eleito o melhor bartender do planeta, Grant obteve sucesso nos cinco desafios propostos pelas marcas Johnnie Walker, Tanqueray N° Ten, Ketel One, Don Julio, The Singleton e Talisker. Como prêmio da noite, além de ser coroado o Bartender do Ano 2021, Grant viajará o mundo representando Diageo Reserve e participando de eventos culturais. “Todos os bartenders foram incríveis e ser escolhido o vencedor deste ano, depois do ano que todos nós tivemos é inacreditável. Quando comecei minha jornada como bartender, nunca pensei que chegaria até aqui”, declarou o vencedor.
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Divulgação Segunda edição do “Support Restaurants” incentiva pequenos gestos em prol da comunidade gastronômica
Pequenos gestos do dia a dia como a publicação de uma foto ou uma sugestão de um amigo já são capazes de fazer a diferença para bares e restaurantes. Essa é a proposta da
segunda edição da campanha “Support Restaurants”, uma iniciativa global criada em 2020 com o objetivo de apoiar a comunidade gastronômica durante o fechamento dos salões. Apoiada pela marca de águas San Pellegrino, a ação vai até o dia 25 de julho e contará, no Brasil, com dez restaurantes participantes, incluindo A Casa do Porco, Banzeiro, Evvai, Evvit.a, Maní, Nelita, Lasa, Manu, Roccia e Origem. Para a marca, além de contribuir com a retomada das visitas, o movimento irá ajudar na divulgação do trabalho de chefs, bartenders e garçons.
Johnny Rockets compra Cuor di Crema e Boulangerie Carioca
Duas redes de alimentação foram compradas pelo máster-franqueado do Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza. Compondo o recém-criado grupo Antaris Franchising, as novidades da vez são a gelateria Cuor di Crema, com 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro. As novas lojas serão abertas a partir de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
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Colaborou Maria Laura Saraiva
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