Cada vez mais, viajantes procuram destinos naturais voltados ao ar livre por seus efeitos calmantes e restauradores, ansiosos por uma pausa tranquila após os momentos de estresse desde o início da pandemia.
Nesse cenário, hotéis têm usado a arquitetura e o design de interiores para trazer o exterior para dentro – uma tendência que está ganhando força no universo das viagens.
VEJA TAMBÉM: 10 hotéis de luxo em vinícolas para conhecer ao redor do mundo
A Forbes selecionou 10 hospedagens pelo mundo que integram bem a natureza em seus interiores. Veja na galeria de fotos a seguir:
-
Divulgação Andaz Costa Rica Resort – Península Papagayo
O resort à beira-mar fica na encosta de uma península privada intocada, em uma propriedade de mais de 560 hectares. Já no lobby a floresta invade o espaço, com um design inspirado na zona tropical que a rodeia. Nos quartos, os hóspedes encontram janelas do chão ao teto e portas de vidro dobráveis que convidam a magia da floresta tropical para dentro.
-
Divulgação Skyline Lodge – Carolina do Norte, EUA
O Skyline Lodge está situado em uma floresta temperada dos Apalaches e está rodeado por copas de árvores verdes, duas cachoeiras próximas e vistas ondulantes das montanhas. O layout do motor lodge reimaginado do Skyline naturalmente incentiva os hóspedes a passarem tanto tempo ao ar livre quanto possível, com seu corredor externo, amplo espaço de terraço e pátio externo comum com cordões de luz.
Os quartos e o restaurante Oak Steakhouse têm um design de interiores integrado à natureza circundante, com piso de terracota, paredes de pedra originais e lareiras, além de elementos orgânicos, naturais e texturais (cabeceiras de cortiça, cantaria exposta, tecidos e móveis de madeira). Em todos os espaços, reina uma paleta de cores calmante de verdes e neutros, enquanto as janelas do chão ao teto e varandas em cada quarto puxam o exterior para dentro e permitem que os hóspedes se sintam verdadeiramente imersos na natureza.
-
Divulgação The Sylvan – Georgia, EUA
Atlanta é apelidada de “a cidade na floresta” por sua abundância de árvores. Em homenagem a esse apelido, o mais novo hotel da cidade é o Sylvan – da palavra latina “Sylva”, que significa madeira ou floresta. O próprio espaço dentro do hotel está visualmente conectado à vegetação tanto por dentro quanto por fora, com elementos da natureza dispostos por toda parte: verdes ricos, tons quentes de madeira, detalhes de cerâmica feitos à mão e plantas vivas.
O bar de vinhos Willow Bar é um refúgio no jardim no coração da cidade, com um imponente carvalho de salgueiro pairando no alto, luzes estendidas por toda parte, uma parede de videira trepadeira e muita vegetação exuberante, criando uma encantadora atmosfera ao ar livre e enfatizando ainda mais a intenção do hotel de honrar e preservar a natureza na cidade.
-
Divulgação Andaz Bali – Indonesia
Inaugurado em abril de 2021, o conceito geral do resort reflete sua localização, inspirado nas aldeias vizinhas – desde seu clima íntimo com prédios aninhados em meio à vegetação exuberante até o uso do tijolo vermelho característico, um material de construção tradicional em Sanur. O centro é a Praça da Vila, onde o design aberto e sem barreiras convida os hóspedes e os residentes locais a se reunirem. Situadas em aglomerados baixos, as acomodações e instalações dos hóspedes estão espalhadas por uma paisagem tropical exuberante, seguindo as direções cardeais, que desempenham um papel significativo na religião hindu balinesa. Os quartos, suítes e vilas são projetados em estilo balinês contemporâneo, usando materiais de origem local, como bambu, pedra andesita, mármore e madeira de teca.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Mar Monte Hotel – California, EUA
Imitando a subida da maré, os espaços do hotel fluem sem esforço de dentro para fora em 12 mil m² de terrenos de inspiração espanhola, do lobby do hotel e sala de estar aos espaços de reuniões e eventos, áreas de jantar e terraços ao ar livre. As paredes brancas brilhantes criam uma atmosfera arejada e acolhedora no saguão. Os tetos com vigas expostas e arcos são complementados por lustres, piso de terracota e uma instalação de arte em cerâmica em grande escala atrás da recepção, trazendo elementos de estilo espanhol para o espaço em uma paleta de cores terrosas suaves.
-
Divulgação The Lake House on Canandaigua – Nova York, EUA
Cate Mills, a vice-presidente de design da empresa Long Weekend, diz: “Eu projetei o Willowbrook Spa com total intenção de que as cores, texturas e ambientes claros e arejados parecessem coesos com o hotel. Trouxe plantas específicas diretamente do terreno da propriedade, bem como raminhos de ervas para dar sabor à água gelada ou colocar em vasos de botões por seu perfume e folhagem. Usei painéis de parede de carvalho branco de origem local e laje de faia entalhada à mão para a cobertura da lareira, ambos nativos da região. Foi importante para mim evocar um sentido da região neste espaço, uma vez que existem tantas plantas, ervas e flores maravilhosas que crescem naturalmente nos Finger Lakes.”
-
Divulgação The Renaissance New York Chelsea Hotel – EUA
Localizado entre o distrito de flores de Chelsea, o The Renaissance fica no antigo local da famosa Chelsea Antiques Garage. Wally Aubuchon, designer de interiores sênior da Stonehill Taylor afirma: “Nosso conceito de design na Stonehill Talyor girava em torno de um jardim secreto escondido nas ruas de Nova York. Para canalizar a história do local, colocamos tesouros escondidos em todos os espaços comuns e acomodações, conduzindo os hóspedes por uma experiência de encantamento e descoberta. Uma vegetação exuberante se estende por todo o saguão, bem como no bar e piscina ao ar livre na cobertura, dando a sensação de um oásis em uma das piscinas mais altas da cidade.”
-
Divulgação The Boca Raton – Flórida, EUA
“Com um foco renovado na conexão com o exterior, a indústria da hospitalidade está mais atenta à influência positiva que a natureza tem sobre a saúde e a recreação”, observa o CEO da empresa de arquitetura EDSA, Scott LaMont. “Olhemos o Boca Raton, por exemplo. Com o objetivo de reintroduzir o ar livre à propriedade, ajudamos na redefinição de prioridades dos espaços externos para melhorar a experiência geral dos hóspedes e ampliar seu apelo. Por meio de uma série de melhorias e transformações, todas as áreas do hotel foram refinadas, incluindo novos espaços públicos, restaurantes e quartos reformados.”
-
Divulgação The Cape, a Thompson Hotel – Los Cabos, México
Localizado logo acima das famosas areias brancas de Los Cabos e projetado pelo arquiteto Javier Sanchez, o hotel combina arquitetura moderna com um layout ao ar livre e integração de seus arredores naturais da península de Baja para um toque contemporâneo e orgânico. Duas piscinas e uma dupla de cabanas de spa ao ar livre parecem “brotar” das formações rochosas naturais. Todas as suítes oferecem vistas privilegiadas do oceano e muitas vêm com binóculos para observar baleias e a movimentação diária.
-
Divulgação The Mandarin Oriental – Tóquio, Japão
“Ao projetar a suíte presidencial no Mandarin Oriental me inspirei no Jardim de Bonsai e trouxe aquele esquema de cores verdes e estilo natural e orgânico para o espaço”, diz Jeffrey Wilkes, diretor e fundador da firma de design de interiores DESIGNWILKES . “Ao projetar o teto do quarto, nosso objetivo era dar a ilusão de olhar para o céu por entre as árvores e o design do carpete evoca o mundo do origami. Queremos que o hóspede da suíte presidencial sinta uma sensação de calma ao entrar no quarto com sua decoração natural inspirada na paisagem e na cultura japonesa.”
Andaz Costa Rica Resort – Península Papagayo
O resort à beira-mar fica na encosta de uma península privada intocada, em uma propriedade de mais de 560 hectares. Já no lobby a floresta invade o espaço, com um design inspirado na zona tropical que a rodeia. Nos quartos, os hóspedes encontram janelas do chão ao teto e portas de vidro dobráveis que convidam a magia da floresta tropical para dentro.