Preciso dizer que essa lista de 2022 poderia incluir muito mais do que cinco carros de luxo. Os próximos 12 meses têm tudo para serem empolgantes e abastecidos pela mudança global para a eletrificação, além de uma indústria que ainda tenta recuperar o atraso devido à Covid-19, com carros perdendo sua meta de 2020 ou a de 2021, chegando um pouco mais tarde do que o previsto.
Mas para ser breve, aqui estão cinco carros de cinco fabricantes e de três países diferentes para 2022. Estou surpreso de ver nada menos do que três novidades do Reino Unido – duas delas extremamente significativas, algo único em uma geração.
VEJA TAMBÉM: Novo Range Rover chega com mais luxo e possibilidades de customização
Sem ordem específica, confira, na galeria de fotos a seguir, os cinco carros de luxo mais aguardados de 2022:
-
Divulgação GMA T.50
GMA de Gordon Murray Automotive, a montadora britânica é liderada pelo gênio por trás de vários carros vencedores de campeonatos de Fórmula 1 – incluindo o McLaren MP4 / 4 de 1988, que venceu todas as corridas naquela temporada e, claro, o McLaren F1.
Revelado em 2020, o T.50 é o 50º veículo a ser desenvolvido por Murray, o que explica seu nome. Mais significativamente, é o filho de espírito do McLaren F1, um supercarro V12 de três lugares, naturalmente aspirado, com o motorista sentado no meio, trocando as marchas manualmente.
Leve, de alta rotação (na ordem de 12.100 rpm, nada menos), e com carga aerodinâmica (downforce) criada com uma ventoinha de carbono em sua parte traseira, sugando o ar através de um difusor aberto, o T.50 poderia muito bem ser o supercarro de combustão interna definitivo. Eu não posso esperar.
-
Divulgação Ferrari 296 GTB
É uma coisa linda, não é? Após os agressivos F12 TDF, 488 Pista e 812 Competizione, saúdo de braços abertos o retorno da Ferrari a um estilo mais clássico, primeiro com o Roma e agora com o 296 GTB. Esta é a resposta da Itália ao McLaren Artura. Ambos são supercarros híbridos de motor central movidos por motores V6 com assistência elétrica.
Estou feliz por deixar de lado o fato desta ser a primeira Ferrari de seis cilindros desde 1974 e, em vez disso, me concentrar em sua aparência. Inspirado no 250 LM Racer, os ombros e contrafortes são lindos, enquanto a dianteira é mais organizada e classicamente bonita do que o 488 e outras Ferraris com motor central recentes. Pelo menos aos meus olhos.
-
Divulgação Range Rover
Houve alguns retoques e atualizações técnicas ao longo dos anos, mas o 2022 Range Rover é o primeiro a ser corretamente chamado de “totalmente novo” em uma década, sendo apenas o quinto Range Rover até agora.
O design é muito familiar à primeira vista, mas olhe mais de perto e tudo muda: é uma masterclass em design, com todo o visual lindamente simplificado. O maior indicativo disso é o conjunto de luzes traseiras, que fica escondido até acender, com seu vidro preto escondendo os LEDs nas cores vermelha e laranja. É um visual inteligente que sem dúvida será copiado nos próximos anos.
-
Divulgação Polestar 3
Primeiro foi o Polestar 1 híbrido GT, depois veio o Polestar 2 EV, e logo veremos o Polestar 3. Também totalmente elétrico (como todos os Polestars são, exceto o 1), o 3 será o primeiro SUV da empresa sueca. A marca afirma que será um carro premium que deverá “definir a aparência dos SUVs na era da eletricidade”, e que será construído na América do Norte.
Embora intimamente relacionado com a próxima geração do Volvo XC90 (ambas as empresas são propriedade da gigante automotiva chinesa Geely), a Polestar diz que o seu 3 será o mais rápido dos dois. Apenas um Polestar 3 camuflado foi mostrado por enquanto, mas esperamos ver o modelo concluído já no início de 2022.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Lotus Emira
Por último, mas não menos importante, temos o Lotus Emira. Este será o último Lotus movido a combustão interna, já que a fabricante britânica de carros esportivos planeja ficar totalmente elétrica a partir de agora.
Para substituir a Lotus, que foi aposentada no final de 2021, o Emira está disponível com uma escolha de dois motores completamente diferentes.
Para rivalizar com o Porsche Cayman e o Alpine A110, o Emira pode ter um motor V6 sobrealimentado de 3,5 litros da Toyota ou um motor turboalimentado de dois litros e quatro cilindros derivado da Mercedes AMG. O último é oferecido apenas com uma caixa de câmbio de dupla embreagem, enquanto o V6 pode ser adquirido com um manual de seis velocidades ou automático.
Com preço a partir de US$ 77.100 (cerca de R$ 436 mil) no exterior, acho que o Lotus Emira pode valer muito mais do que isso.
GMA T.50
GMA de Gordon Murray Automotive, a montadora britânica é liderada pelo gênio por trás de vários carros vencedores de campeonatos de Fórmula 1 – incluindo o McLaren MP4 / 4 de 1988, que venceu todas as corridas naquela temporada e, claro, o McLaren F1.
Revelado em 2020, o T.50 é o 50º veículo a ser desenvolvido por Murray, o que explica seu nome. Mais significativamente, é o filho de espírito do McLaren F1, um supercarro V12 de três lugares, naturalmente aspirado, com o motorista sentado no meio, trocando as marchas manualmente.
Leve, de alta rotação (na ordem de 12.100 rpm, nada menos), e com carga aerodinâmica (downforce) criada com uma ventoinha de carbono em sua parte traseira, sugando o ar através de um difusor aberto, o T.50 poderia muito bem ser o supercarro de combustão interna definitivo. Eu não posso esperar.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.