As estrelas se alinharam no tapete vermelho ontem (27) à noite, quando o 94º Oscar retornou à sua casa de décadas – o Dolby Theatre – após o desvio do ano passado para a Union Station. Os maiores nomes de Hollywood ostentaram vestidos vermelhos chamativos, decotes profundos, ternos modernos e muito glamour para marcar o grande final da temporada de premiações do cinema.
Embora a pandemia e a guerra na Ucrânia ainda estivessem no topo da mente de muitos no tapete vermelho (incluindo Benedict Cumberbatch e Jason Momoa, que usavam as cores da bandeira ucraniana nas lapelas), muitas estrelas ficaram felizes em falar mais uma vez sobre quem eles estavam vestindo e por quê.
Para alguns, os motivos eram verdadeiramente sentimentais: a estrela do “King Richard”, Aunjanue Ellis, usava o apelido de sua mãe na manga – uma manga Versace personalizada. E, para outros, foi para homenagear o artesanato por trás de seus vestidos: Alana Haim, da “Licorice Pizza”, usou um vestido Louis Vuitton que levou meses para brilhar, assim como o vestido Chanel de Penélope Cruz, que exigiu 680 horas de trabalho e 8.000 peças bordadas.
Mas muitos dos maiores nomes da noite optaram pelo que simplesmente se sentiam melhor usando. Aos 90 anos, Rita Moreno, que ganhou um Oscar em 1962 por seu papel como Anita em “Amor, Sublime Amor”, combinou seu vestido Carolina Herrera com um chapéu de penas que ela encontrou em seu armário, uma peruca preta e uma pequena tatuagem temporária de coração em sua bochecha. “Pensei: ‘Que diabos'”, disse ela. “Eu simplesmente amo o jeito que eu pareço, sabe?”
Ela não era a única.
Aqui estão algumas das celebridades mais bem vestidas no 94º Oscar.
Muitos dos maiores nomes da noite encontraram inspiração no próprio tapete vermelho: Tracee Ellis Ross em Carolina Herrera, Rosie Perez, Kirsten Dunst e a indicada a Melhor Atriz Coadjuvante Ariana DeBose, que tirou um momento para posar com sua antecessora, Rita Moreno (em Carolina Herrera). A cor do terninho Valentino de DeBose não foi por acaso: foi uma homenagem ao forro vermelho do vestido de sua personagem, Anita, em “Amor, Sublime Amor”.
Muitas outras ficaram bonitas em pastel, incluindo Lily James (em Versace), Nicole Kidman (em Armani) e Zoe Kravitz (canalizando Audrey Hepburn em Louis Vuitton). As estrelas de “King Richard” Demi Singleton (em Miu Miu) e Siniyya Sidney (em Armani Privé) também serviram uma paleta de cores suaves.
Alguns dos homens no tapete vermelho também aproveitaram a oportunidade para mostrar suas cores vibrantes: Wesley Snipes estava elegante em um terno curto roxo escuro, o cantor Sebastián Yatra encontrou la vie en rose em rosa personalizado Moschino, o indicado a Melhor Ator Coadjuvante Kodi Smit -McPhee estava cool em Bottega Veneta azul, e Simu Liu parecia maravilhoso em um terno Versace vermelho.
Dos casais que passaram pelo tapete, Jada Pinkett-Smith foi uma joia de esmeralda Jean-Paul Gaultier, ao lado do marido e vencedor como Melhor Ator Will Smith (em Dolce & Gabbana).
Enquanto isso, a indicada a Melhor Atriz Kristen Stewart também competiu por Melhor Curta Original com seu visual Chanel pronto para o rock-n-roll.
Um punhado de estrelas entrou em contato com seu lado sombrio. Billie Eilish estava ‘adorável’ em Gucci, com anéis Fred Leighton reaproveitados de uma tiara vintage, enquanto Penélope Cruz deslumbrou em Chanel ao lado de seu marido Javier Bardem.
E havia alguns homens de preto entrando na moda: Andrew Garfield, indicado por “Tick, Tick… BOOM!”, combinou sua jaqueta Saint Laurent com uma camisa preta – assim como Jake Gyllenhaal por baixo do azul marinho. Timothée Chalamet, porém, aparentemente não conseguiu encontrar a camisa certa para combinar com seu terno preto de contas.
Timothée não estava sozinho em mostrar um pouco de pele: os ícones do tênis Venus Williams (em Elie Saab) e Serena Williams (em Gucci) também mergulharam, ostentando decotes profundos. A história de seu pai, “King Richard”. estrelada por Will Smith concorreu a vários prêmios.
Mais algumas celebridades fizeram do tapete vermelho um assunto de família: o astro de Belfast de 11 anos, Jude Hill, o atleta olímpico Shaun White e o ator Bradley Cooper trouxeram suas mães como acompanhantes.
Algumas das maiores estrelas do tapete vermelho da noite estavam brilhando mais do que o próprio Oscar: Lupita Nyong’o estava dourada em Prada, Jessica Chastain estava etérea de Gucci, Alana Haim estava angelical de Louis Vuitton e Zendaya parecia fora do universo em um conjunto de duas peças de prata cintilante por Valentino, ganhando ouro no tapete vermelho.
Mais sobre o Oscar 2022:
6 momentos emocionantes do Oscar 2022, além do tapa de Will Smith
Academia diz que não tolera violência após Will Smith bater em Chris Rock
Oscar 2022: “No Ritmo do Coração” vence como Melhor Filme; veja todos os vencedores
Oscar 2022: presentes para os indicados custam até R$ 680 mil