A AOP (Associação de Fotógrafos, na sigla em português) revelou os vencedores de ouro e prata em nove categorias de seu 37º Prêmio de Fotografia – lançado pela primeira vez em 1984 -, juntamente com os vencedores da sua categoria Open Award.
As categorias incluem estilo de vida, documentário, retrato, meio ambiente, natureza morta, comida e bebida, moda e beleza e esporte e projeto.
Leia mais: Confira as incríveis fotos vencedoras do prêmio World Nature Photograph
Aberta a fotógrafos profissionais e amadores, a AOP foi fundada em 1968 como Associação de Fotógrafos de Moda e Publicidade e tornou-se uma das principais organizações dos profissionais da indústria fotográfica comercial.
“A pandemia de Covid significou que os últimos prêmios foram reunidos ao longo de dois anos, então recebemos muito mais indicações desta vez e há um forte senso de narrativa para os assuntos”, disse Isabelle Doran, CEO da organização.
Confira a seguir as fotos vencedoras da AOP 2022:
Um projeto pessoal fotografado entre o primeiro e o segundo lockdown, com foco nos resultados da pandemia. Entre eles, os desafios de trabalhar em casa, lidar com a educação em casa, intermináveis chamadas de Zoom, encontrar um lugar tranquilo para enviar alguns e-mails…
Gino, um experiente açougueiro lituano, carrega uma carcaça de porco no ombro. Ele segura o peso considerável do animal com muito cuidado, mantendo um olhar direto com a câmera, trazendo uma sensação de dignidade e estoicismo em sua postura e expressão. A ideia por trás da foto era celebrar o açougue sem fugir da realidade da produção de carne. Gino foi, portanto, capturado com a roupa manchada de sangue em que havia chegado, vindo direto de um turno da manhã atrás do balcão.
Calcio Storico é um jogo anual disputado entre os quatro distritos de Florença, na Itália. Cada equipe conta com 27 homens que jogam uma partida de 50 minutos, com duas semifinais no terceiro fim de semana de junho e a final disputada em 24 de junho, dia da La Festa di San Giovanni (festa de São João). Os jogos acontecem desde o século 16 na Piazza Santa Croce. Os ânimos ficam acirrados, já que os jogadores participam por amor aos seus distritos. Nenhum dinheiro está envolvido. As regras: sem socos e apenas lutas mano a mano. Fora isso, praticamente tudo vale.
A guerra civil em Serra Leoa (1991 – 2002) não só matou mais de 50 mil pessoas, mas também levou milhares de civis inocentes a sofrer amputações forçadas de pernas, braços ou mãos por soldados rebeldes, em meio a perdas de membros por minas terrestres e balas. Os Flying Star Amputees são um grupo de times de futebol em Serra Leoa nascidos da adversidade desta guerra. Todos os jogadores são vítimas da guerra civil e o futebol os uniu.
“O Custo da Vida Moderna”, vencedor do Open AwardUm arranjo de bolas de plástico trazidas pelo mar para as praias das Bermudas. Tragicamente, não há escassez de materiais plásticos para o fotógrafo organizar, pois a humanidade está enfrentando uma situação potencialmente catastrófica, onde há mais plástico descartado do que peixes em nossos oceanos.