A Montblanc, maison reconhecida por sua excelência centenária na relojoaria e instrumentos de escrita, inaugurou na última semana a Montblanc Haus, um museu que reverencia a cultura escrita a partir de sua história, contando a trajetória da marca da sua fundação até os dias de hoje. A partir de experiências imersivas e exposições fascinantes, a Montblanc Haus procura evidenciar o papel que a empresa desempenhou inspirando gerações de pensadores a deixar sua marca no mundo com a escrita. O evento de inauguração contou com a presença de figuras artísticas como Maggie Gyllenhaal, Oscar Isaac e Daniel Bruhl.
Localizada em Hamburgo, próxima à sede e à manufatura da companhia na Alemanha, a Montblanc Haus foi projetada pelo escritório de arquitetura Nieto Sobejano e conta com três andares e 3.600m². O edifício tem uma enorme estrutura escura, porém seu interior é altamente iluminado, revestido em tons de branco, referenciando as cores da marca e o design das embalagens.
Leia mais: Forbes Brasil Party reúne nomes de destaque do Brasil em Nova York
O CEO da Montblanc, Nicolas Baretzki, compartilha a relevância do novo espaço para a empresa. “Pensamos em criar um lar especial para a arte da escrita, um lugar onde as pessoas possam descobrir ou redescobrir o incrível poder da caligrafia e a criatividade, imaginação e emoção que ela desperta.” conta ele. “A Montblanc Haus foi concebida como uma jornada de descoberta, contada pelos olhos de uma empresa que está no centro da cultura da escrita há mais de 115 anos. É nossa esperança que a Montblanc Haus se torne um marco significativo para Hamburgo, uma cidade tão importante para a história e identidade da Montblanc, e para as comunidades locais e visitantes distantes descobrirem e desfrutarem.”
A exposição permanente apresenta experiências que exploram diferentes temáticas da escrita, como a “Pulse of Writing”, atividade imersiva sobre o poder da escrita, a “Legacy and Vision”, apresentando a história da Maison, “Craftsmanship and Innovation”, que mostra o know-how da marca na criação e produção de instrumentos de escrita e “Mark Making”, com uma biblioteca de autógrafos originais de figuras como Albert Einstein, Frida Kahlo e Spike Lee combinadas com um livro de visitas digital para que os visitantes deixem sua própria marca. Além da exposição permanente, o espaço também contempla exposições temporárias, os Arquivos Montblanc, um café e uma boutique com produtos exclusivos.
“A Montblanc Haus nos permitiu descobrir alguns tesouros do nosso arquivo que estamos ansiosos para compartilhar com o mundo”, diz Vincent Montalescot, vice-presidente executivo de marketing da Montblanc. “Esta experiência não é dedicada apenas a todas as histórias incríveis que foram escritas ao longo do tempo, incluindo a nossa, mas a todas as grandes histórias que ainda estão por ser escritas”, ele completa.
Reforçando sua máxima de inspirar a escrita, a casa também apresenta ao longo de sua estrutura convites aos visitantes para experimentarem os produtos Montblanc, permitindo que enviem cartões postais para o mundo. Também são disponibilizadas aulas para os visitantes no Atelier da Escrita. Posteriormente a Montblanc oferecerá cursos especiais dedicados a crianças e jovens desfavorecidos, incentivando a escrita como forma de expressão criativa.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022