Você certamente já viu esse comercial de TV (assista aqui). Acompanhadas pela música “Time Warp”, do The Rocky Horror Picture Show, piscam fotos de família tiradas em uma ‘nave espacial’. O anúncio de 30 segundos ilumina a categoria OMG! do Airbnb, um espaço que abriga alguns dos anúncios mais incomuns – e populares – da plataforma de reservas.
Mais de 30 mil anúncios exclusivos em todo o mundo foram adicionados ao Airbnb em 2021, mas a demanda por espaços de convivência é tão insaciável que a empresa quer pagar a conta para construir mais deles. O Airbnb está criando um fundo OMG! de US$ 10 milhões (R$ 51,4 milhões, na cotação atual) para premiar 100 participantes com US$ 100.000 (R$ 514 mil) cada para que possam transformar suas ideias malucas em realidade — e fluxos de receita.
De agora até 22 de julho, o Airbnb está aceitando inscrições, que serão julgadas por sua originalidade, viabilidade, sustentabilidade e a experiência que o espaço proporcionará aos hóspedes. O painel de jurados, composto por especialistas, inclui o ícone de estilo Iris Apfel, o arquiteto Koichi Takada, a superhost Kristie Wolfe do Airbnb e o vice-presidente de Produto Criativo Experimental do Airbnb, Bruce Vaughn.
Existem apenas dois requisitos para os participantes vencedores: após a conclusão de seus projetos, os beneficiários do fundo devem alugar o novo espaço no Airbnb e não podem anunciar a propriedade em plataformas concorrentes de aluguel de curto prazo por um ano.
O Airbnb diz que os anfitriões nos EUA ganharam, em média, mais de US$ 13.800 (R$ 71 mil) em 2021, um aumento de 85% em relação a 2019. As diárias reservadas em propriedades únicas dignas de OMG! aumentaram mais de 49% no mesmo período.
Muitos anfitriões do Airbnb descobriram que um local criativo – nave espacial, vagão de trem, silo de grãos, vagão coberto, bolha de vidro – pode se transformar em um negócio paralelo. Quanto mais louca a ideia e quanto mais profundo o compromisso com o tema, melhor.
Disponível por US$ 289 (R$ 1.500) por noite em Joshua Tree, Califórnia, a mini-casa da nave espacial entra na vibe dos OVNIs, com direito a escada e janela de bolha. “Totalmente único”, escreve uma das avaliações. “O lugar é de outro mundo”, diz outro.
Nenhuma ideia é muito peculiar para os empreendedores do Airbnb. Considere o sucesso surpreendente de Kristie Wolfe, que gastou US$ 32 mil (R$ 164 mil) para transformar um objeto em forma de batata de seis toneladas recuperado da Comissão de Batata de Idaho no Big Idaho Potato Hotel, em Boise, um dos anúncios mais famosos do Airbnb. Desde 2019, Wolfe ganhou mais de US$ 208 mil (R$ 1,07 milhão), o que lhe permitiu abrir caminho para mais quatro propriedades do Airbnb na categoria OMG!.
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Existem muitos exemplos de empreendedores bem-sucedidos do Airbnb em todo o mundo. Keith e Jen, um casal da Nova Zelândia, gastaram US$ 14 mil (R$ 72 mil) convertendo um antigo silo de grãos em um submarino amarelo. A renda extra está os ajudando a se aposentar confortavelmente. Em Portugal, Ricardo gastou mais de US$ 36 mil (R$ 185 mil) transformando um ônibus retrô de dois andares em uma mini casa de dois andares soberbamente equipada. Sua listagem no Airbnb fez tanto sucesso que ele comprou um segundo ônibus.
No mês passado, o Airbnb revelou o que chamou de “a maior mudança na plataforma em uma década”. A ferramenta de busca agora incentiva os viajantes a explorar por categoria, onde as listagens são agrupadas por um recurso específico (piano de cauda, cozinha de chef, vista incrível) ou interesse (golfe, camping, esqui, surf, história).
Sem dúvida, as maiores surpresas estão guardadas para o OMG!, onde viajantes corajosos podem desenterrar achados únicos como a batata de seis toneladas de Wolfe.
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