A era da viagem lenta está voltando e, com ela, o antigo glamour dos trens está fisgando a nossa imaginação mais uma vez. Em 2023, serão lançados veículos confortáveis, luxuosos e até impressionantes em rotas de todo o mundo.
Leia mais: 23 destinos de viagem para conhecer em 2023
Talvez seja hora de aliviar o pedal, reduzir sua pegada de carbono e evitar filas em aeroportos com algumas das novas rotas ferroviárias mais atraentes e interessantes que estarão disponíveis este ano. Confira:
Expresso do Oriente La Dolce Vita, Itália
O trem mais famoso do mundo originalmente transportou, com muito luxo, viajantes entre Paris e Istambul por quase um século, de 1883 a 1977. Nos tempos mais modernos, o Expresso do Oriente apareceu em diferentes formas, servindo diferentes rotas, incluindo várias grandes cidades europeias.
E em 2023, o lançamento do novo trem Expresso do Oriente La Dolce Vita do grupo Accor Hotels viajará de Roma até Veneza, Siena, Matera e Palermo. As rotas internacionais planejadas com mais cinco trens cruzarão a França, a Turquia e a costa adriática da Croácia.
Promete ser uma experiência e tanto – e por cerca de US$ 2.000 (cerca de R$ 10,2 mil, na cotação atual) por noite, é melhor que seja. Os próprios trens são projetados com um aceno para o glamour vintage da Itália dos anos 1960 e 1970 e são, simplesmente, lindos. Onze vagões abrigam 12 cabines de luxo e 18 suítes – todas oferecem camas de casal, banheiros privativos, mesas e cadeiras, serviço de quarto e concierge privativo que adaptará sua viagem às suas necessidades.
Já o vagão-bar oferece coquetéis e jogos de azar, o lounge é um espaço para relaxar, e o vagão-restaurante oferecerá o melhor da gastronomia italiana – ingredientes regionais e sazonais e pratos harmonizados com os melhores vinhos.
Amtrak Acela, EUA
Você terá que esperar até o outono norte-americano para embarcar nos novos trens de alta velocidade Amtrak Acela, que percorrerão o Corredor Nordeste – a rota que liga Boston a Providence, New Haven, Nova York, Nova Jersey, Filadélfia e Washington DC.
A rota em si não é nova, mas os atuais trens de 20 anos precisam de uma atualização séria. Os 28 novos trens Avelia Liberty farão viagens mais rápidas e frequentes, rodando a até 257 km/h com espaço para até 25% mais passageiros. As melhorias incluem novos assentos, Wi-Fi rápido gratuito, tomadas de carregamento, vagão-café, informações em tempo real e melhor acessibilidade para todos os passageiros.
Nightjet, Europa
As viagens cross-country pela Europa têm sido um rito de passagem para muitos jovens viajantes, que conseguem visitar muitos países em um curto espaço de tempo com um orçamento apertado. Embora esse auge aparentemente tenha passado, o serviço de trem Nightjet, da empresa ferroviária austríaca ÖBB, fez um ótimo trabalho reacendendo a paixão por viagens de trem noturno nos últimos anos. E 2023 verá uma nova frota de trens assumir novas rotas ainda mais empolgantes para adicionar às 25 existentes.
Neste verão, a Nightjet está introduzindo novos trens nas principais rotas de Viena, Munique, Roma, Milão e Veneza.
Até o final de 2025, a Nightjet terá 33 de seus novos trens em serviço – vagões de última geração que oferecem maior capacidade, conforto e privacidade. Os passageiros poderão escolher entre minicabines estilo cápsula para solistas e compartimentos de dormir maiores com chuveiros e banheiros privativos, para grupos ou aqueles que desejam compartilhar. Um carro maior oferecerá espaço para bicicletas, bagagem maior e equipamentos esportivos.
GoldenPass Express, Suíça
Lar das viagens de trem mais panorâmicas e impressionantes do mundo, a Suíça está prestes a inaugurar sua coroa de glória – uma linha férrea com 150 anos de construção. A lendária rota ferroviária conecta três dos principais destinos turísticos da Suíça, de Montreux a Interlaken, via Gstaad, em uma viagem panorâmica de pouco mais de três horas, pelo GoldenPass Express (ou GPX).
O trem em si oferecerá três classes com refeições e bebidas produzidas localmente. Mas todos os passageiros poderão apreciar a verdadeira razão de ser da viagem: as belas vistas suíças, através de gigantescas janelas panorâmicas. Partindo de Montreux, às margens do Lago de Genebra, o trem leva os passageiros para a cidade turística de Gstaad, passando por vales cobertos de grama e picos alpinos cobertos de neve sobre altas montanhas, antes de chegar ao lendário paraíso de esqui de Interlaken.
Trem de alta velocidade Jacarta-Bandung, Indonésia
O primeiro trem de alta velocidade a chegar à Indonésia conectará Jacarta a Bandung, na ilha de Java, reduzindo o tempo de viagem de cerca de três horas para 36 minutos. A nova linha vai revolucionar o deslocamento local e de visitantes entre a movimentada e caótica capital da Indonésia, com 32 milhões de habitantes, e a cidade de Bandung, na era colonial de Java Ocidental, com seus oito milhões de residentes e atrações naturais ao redor.
O trem terá uma velocidade operacional máxima de 349 km/h com cerca de 80 km de linha construída em viadutos elevados para atravessar áreas urbanas e terras agrícolas. A data de lançamento planejada é junho de 2023.