O astro Justin Bieber vendeu os direitos autorais de suas músicas à Hipgnosis Songs Capital, empresa britânica de investimento e gestão musical. O negócio, anunciado pela companhia ontem (23), foi avaliado em mais de US$ 200 milhões (cerca de RS 1 bilhão, na cotação atual).
Leia mais: Hailey Bieber quer mostrar a beleza de sua face empreendedora
RESUMO
● A Hipgnosis adquiriu 100% dos direitos de publicação, gravações originais e direitos conexos das 290 músicas lançadas antes de 31 de dezembro de 2021.
● As música gravadas continuarão a ser administradas pelo Universal Music Group.
● De acordo com o Wall Street Journal, o acordo é a maior aquisição de direitos autorais musicais da história da Hipgnosis, que comprou os direitos das canções de Justin Timberlake no ano passado por US$ 100 milhões.
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
O empresário de longa data de Justin Bieber, Scooter Braun, disse: “Estou muito orgulhoso dele e de todos os envolvidos que, ao longo dos anos, ajudaram a acumular esse incrível corpo de trabalho. Justin é realmente um artista único em uma geração, e isso é refletido e reconhecido pela magnitude deste acordo”.
Braun adquiriu as gravações originais de Taylor Swift e as vendeu para a Shamrock Capital em 2020, negócios dos quais Swift alegou ter sido cortada.
CARREIRA DE BIEBER
Bieber foi descoberto por Braun por meio do YouTube, em 2007. Em 2009, ele lançou seu primeiro single, “One Time”, que o catapultou para o estrelato instantâneo. Seu primeiro álbum, “My World 2.0”, foi lançado em 2010. Desde então, ele lançou seis álbuns de estúdio, incluindo “Justice”, de 2021 . Bieber foi indicado a 23 prêmios Grammy e ganhou dois. No ano passado, ele revelou que estava lutando contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, uma reação a um vírus que causou paralisia parcial em seu rosto. Em setembro, o cantor cancelou o restante de sua Justice World Tour, dizendo que precisa “fazer da saúde uma prioridade”.
NÃO ESTÁ SOZINHO
Bieber é uma das muitas estrelas da música que venderam os direitos de suas músicas nos últimos anos. Dr. Dre está supostamente no processo de vender alguns fluxos de receita e ativos de música em acordos separados para Shamrock Holdings e Universal Music Group. A Primary Wave Music adquiriu os direitos de dois membros do The Doors. O Warner Music Group adquiriu os direitos das músicas gravadas e os fluxos de receita do YES.