A comida de avião historicamente não tem boa fama. Mas mudanças têm ocorrido, e cada vez mais companhias aéreas investem em seus serviços de refeições a bordo.
Quem está de olho nessa evolução é Dennis Littley, chef com formação clássica e blogueiro de culinária do site Ask Chef Dennis. “A comida de avião passou por uma grande revolução na última década. De ingredientes de origem local a menus personalizados, as companhias aéreas estão transformando as refeições a bordo em experiências gastronômicas únicas”, afirma.
Um exemplo é a Singapore Airlines, que tem inovado e apresentado ideias como o Farm-to-Plane, um conceito sustentável que inclui produtos de fazendas locais e peixes da pesca responsável, e o Book the Cook, que oferece aos passageiros das suítes, primeira classe e executiva um menu completo em voos com duração acima de uma hora e meia. “As refeições gourmet da Singapore rivalizam com as dos restaurantes em terra firma”, diz Littley.
Leia também:
- Quais são as melhores companhias aéreas do mundo em 2023
- Emirates investe pesado para ter champanhes exclusivos a bordo
- As 20 companhias aéreas mais seguras do mundo
A convite da Forbes, o chef fez uma seleção das companhias que lideram essa transformação. “Elas não estão apenas servindo refeições, mas criando uma experiência gastronômica imersiva que começa desde o momento em que você entra a bordo”, afirma.
Veja o ranking do chef Littley de companhias que servem a melhor comida de avião:
-
Divulgação Singapore Airlines
“O Book the Cook da empresa inclui uma grande variedade de pratos de várias cozinhas. Espere Lagosta à Thermidor, filé de carne grelhada ou Nasi Lemak, um prato tradicional malaio.”
-
Divulgação Qatar Airways
“Você pode esperar refeições com vários pratos, com opções que vão desde mezze árabe até doces delicados para a sobremesa. Na classe executiva, eles oferecem serviço de jantar sob demanda, permitindo que o passageiro coma no horário que desejar.”
-
Divulgação Emirates
“A Emirates oferece pratos de inspiração regional de acordo com o destino do voo, como refeições árabes, japonesas e indianas.”
-
Divulgação Turkish Airlines
“O programa Flying Chef na classe executiva oferece pratos exclusivos e a sensação de jantar em um restaurante bem acima das nuvens. Eles também são conhecidos por sua grande variedade de sobremesas turcas.”
-
Anúncio publicitário -
Divulgação ANA (All Nippon Airways)
A ANA oferece uma variedade de comidas, incluindo refeições tradicionais japonesas compostas por entrada, prato principal (como sushi ou peixe grelhado) e sobremesa.”
-
Divulgação Cathay Pacific
“As refeições na Cathay Pacific geralmente são feitas com ingredientes sustentáveis e de origem local. Eles oferecem uma variedade de pratos asiáticos e ocidentais, muitas vezes combinados com vinhos premiados.”
-
Divulgação Etihad Airways
“A companhia serve uma refeição com vários pratos, mesmo na classe econômica, que pode incluir salada, prato principal, sobremesa e queijo. Eles podem escolher entre três pratos principais e, nas classes mais caras, oferecem serviço de jantar sob demanda.”
-
Divulgação EVA Air
“Conhecida por suas refeições ‘Star Chef’ na classe Royal Laurel (Business), a EVA Air serve cozinha ocidental e asiática. Eles também têm uma refeição temática exclusiva da Hello Kitty para os fãs.”
-
Divulgação Qantas
“Dependendo da duração do seu voo, a Qantas oferece uma variedade de refeições, desde lanches leves até serviço de jantar completo. Eles costumam ter um menu sazonal com ingredientes australianos e uma extensa carta de vinhos, incluindo vinhos australianos e neozelandeses.”
-
Divulgação Lufthansa
“As refeições a bordo da Lufthansa geralmente incluem especialidades regionais alemãs, incluindo pratos como salsicha e chucrute ou pretzels. Há também uma seleção de pratos internacionais.”
Singapore Airlines
“O Book the Cook da empresa inclui uma grande variedade de pratos de várias cozinhas. Espere Lagosta à Thermidor, filé de carne grelhada ou Nasi Lemak, um prato tradicional malaio.”