Areia fina dourada, águas cristalinas, verão longo… A seleção deste ano das Melhores Praias da Europa, montada pela EBD (sigla em inglês para Melhores Destinos Europeus), oferece opções para todos os gostos: praias isoladas, escondidas, populares ou selvagens, para escapadas românticas ou aventuras em família, com esportes aquáticos intensos ou natureza intocada. Em comum a quase todas, a predominância do sotaque espanhol.
Milhares de viajantes de 83 países selecionaram as 15 praias mais quentes do Velho Continente, colocando a Espanha como destino preferencial e apontando como joia da coroa uma praia escondida em Mallorca, a Torrente de Pareis.
“Vimos algumas praias selvagens classificadas em primeiro lugar este ano, mostrando interesse em destinos menos lotados e menos conhecidos para férias de verão na Europa”, afirma a EBD.
Além da Torrente de Pareis, a Espanha tem mais quatro praias no ranking, seguida da Itália, com quatro, e Portugal e Grécia, com duas praias cada.
Veja a seguir quais são as 15 praias mais lindas da Europa em 2023:
-
Getty Images 1. Torrente de Pareis, Mallorca – Ilhas Baleares, Espanha
Eleita a praia mais bonita da Europa, a pequena ilha Torrente de Pareis tem duas formas de ser alcançada: de trilha ou de barco.
O caminho esportivo é adequado apenas para os mais aptos e atléticos. Pode levar até seis horas para cruzar nove quilômetros de trilha difícil, possível apenas durante a estação seca. Não é para você? Sempre há um Plano B: você pode reservar um passeio de barco a partir do porto de Söller; há travessias várias vezes ao dia, que levam uma hora.
-
Getty Images 2. Praia de Bordeira, Aljezur – Algarve, Portugal
Natureza selvagem, um parque natural protegido, agricultura local e pequenas vilas próximas estão entre as atrações das extensas praias de areia amarela de Aljezur.
“Não deixe de provar a batata-doce de Aljezur, os amendoins de Rogil e o mel produzido localmente” recomenda a EBD. “Este lugar reúne tudo para os amantes da tranquilidade, do oceano e da natureza.”
-
Getty Images 3. Praia de Amio, Pechon – Cantábria, Espanha
Natureza pura, samambaias exuberantes, nenhum grande resort por quilômetros ao redor nem ambulantes gritando, cervejas gigantes. Bem-vindo à Cantábria.
“Pronto para um pouco de geologia? Essa praia conecta um ilhéu por um istmo, uma longa faixa de areia muito fina, cercada dos dois lados pelo mar, o que a torna única”, explica a EBD. “Ela é mais bonita quando a maré está baixa – caso contrário, fica coberta. Você encontrará estacionamento gratuito nas proximidades e uma pequena loja para comprar sorvete, bebidas e lanches.”
Durante a sua estadia, não deixe de visitar a Praia de Ballota, também classificada entre as praias mais bonitas da Espanha.
-
Getty Images 4. Praia de La Pelosa, Stintino – Sardenha, Itália
Considerada a praia mais bonita da Sardenha, com águas calmas e turquesas, La Pelosa é o Caribe na Europa.
Para que este lugar permaneça um paraíso, é solicitado que você reserve online com antecedência, o que ativará um código QR para o acesso à praia – o estacionamento custa € 2 por hora. Há um bar no local e aluguel diário de espreguiçadeiras.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Praia de las Catedrais – Galícia, Espanha
Esta catedral naturalmente feita de rochas pode ser apreciada com os pés dentro d’água. Para aproveitar o espetáculo, veja o cronograma das marés para chegar um pouco antes do início da maré baixa.
O acesso ao local é gratuito, mas para evitar multidões é restrito a um número máximo por dia. Na alta temporada (abril-setembro), é recomendável reservar sua visita online, de forma grátis. Estacionamento e banheiros estão disponíveis e sem custo.
Durante a sua visita, não deixe de visitar Ribadassella e Cudillero, que estão listados entre as joias escondidas da Espanha.
-
Getty Images 6. Cala Granadella, Jávea – Costa Blanca, Espanha
O que pode ser melhor do que uma praia de águas turquesas em uma das regiões mais ensolaradas da Europa? “Talvez o fato de ter dois deliciosos restaurantes no local e a possibilidade de praticar atividades náuticas, como caiaque”, diz a EBD.
Essa praia é supervisionada por salva-vidas e possui estacionamento nas proximidades, além de chuveiros e banheiros. Não se esqueça de levar sapatos de praia, pois a Cala Granadella é uma praia de rochas.
-
Getty Images 7. Praia do Vale das Borboletas – Turquia
Essa praia de beleza rara está localizada no Vale das Borboletas, onde os insetos vêm colocar seus ovos. Situado entre os cumes do Monte Babadag, a região é um local perfeito para trekking, com vegetação exuberante, vistas deslumbrantes, pôr do sol lindo e uma variedade infinita de espécies de borboletas.
Para escapar das multidões, vá de manhã ou à noite e tenha cuidado, pois a trilha para chegar à praia é íngreme e não é fácil acessá-la vindo das colinas. Além disso, a Praia de Ölüdeniz fica a 15 minutos de carro da Praia do Vale das Borboletas.
-
Getty Images 8. Praia Nova, Porches – Algarve, Portugal
Localizada aos pés da “Capela Senhora da Rocha”, um dos lugares simbólicos do Algarve, a Praia Nova é perfeita para um dia de relaxamento sob o sol.
Ela fica perto de outra praia que também recebeu o título de “a praia mais bonita da Europa” – a Praia da Cova Redonda. Ambas estão localizadas em Porches, um pequeno recanto do paraíso ainda pouco conhecido pelos turistas.
-
Getty Images 9. Cala Moraig, Benitatchel – Costa Blanca, Espanha
Para acessar essa praia escondida, você precisa estacionar em um ponto elevado e descer a pé. “A bela foto dá apenas uma visão da incrível beleza do local. Nós estivemos lá e podemos dizer que Cala del Moraig vale a pena”, escreve a EBD.
Com águas turquesas, é uma praia de pedras – não esqueça os sapatos – e menos recomendada para famílias, mas vale a pena a visita para os amantes da natureza.
-
Getty Images 10. Cala Tonnarella dell’Uzzo, San Vito lo Capo – Sicília, Itália
Essa é uma praia ‘secreta’ cercada pela natureza, com águas cristalinas (e sol). Como outras praias selvagens, Cala Tonnarella dell’Uzzo é um pouco difícil de acessar: requer uma caminhada de 20 minutos a partir do estacionamento.
“Leve comida e água com você”, aconselha a EBD. A praia faz parte de uma reserva natural e não há restaurante no local – apenas um pequeno vendedor de rua na alta temporada, na entrada da reserva. O local é ideal para mergulho.
-
Getty Images 11. Praia de Sykia, Ilha de Milos – Grécia
Outra praia ‘secreta’, Sykia está localizada na mítica ilha em forma de ferradura de Milos, que flutua serenamente no mar Egeu e onde a famosa estátua Vênus de Milo foi descoberta.
Formada no coração de uma caverna marinha, a praia de Sykia também é classificada entre as melhores piscinas naturais da Europa. Uma das melhores maneiras de visitá-la é reservar um barco particular; caso contrário, é quase inacessível.
Nas proximidades, certifique-se de visitar a Praia de Sarakiniko e suas famosas rochas vulcânicas, que oferecem aos banhistas uma paisagem lunar.
-
EBD 12. Praia de Kriaristi, Sithonia – Halkidiki, Grécia
A Praia de Kriaritsi, localizada no sudeste da península de Sithonia, é considerada uma das praias mais bonitas da região, com sua areia dourada e águas marinhas claras.
Kriaritsi consiste em uma praia principal – onde há dois campings, um supermercado e algumas barracas de praia –, e algumas enseadas menores separadas por rochas, que geralmente são frequentadas por nudistas.
Ela não é uma praia rasa, por isso pessoas com crianças devem ter cuidado.
-
Getty Images 13. Monterosso al Mare – Ligúria, Itália
Monterosso al Mare é uma das vilas emblemáticas das Cinque Terre, no norte da Itália. Como a maioria das vilas da região, ela possui casas magníficas nas encostas dos penhascos, com seus terrenos cobertos de limoeiros, vinhas e oliveiras.
Sendo a maior cidade das Cinque Terre, Monterosso oferece muitas opções de acomodação, lazer e atividades náuticas, além de restaurantes e praias maiores apreciadas por italianos e viajantes de todo o mundo.
-
Getty Images 14. Praia de Ostriconi – Norte da Córsega, França
A vinte quilômetros da ilha de Ile Rousse, a Praia de Ostriconi, com sua fina areia branca, está entre as mais belas praias do norte da Córsega e é muito apreciada por famílias.
Um estacionamento está localizado a 10 minutos a pé, com algumas lojas de bebidas e sorvetes, e é supervisionado por salva-vidas.
“Entretanto, como a diferença de profundidade do leito marinho é íngreme (profundidade rápida), há ondas pequenas e, às vezes, algas marinhas. A praia é mais recomendada para famílias com crianças que já estão acostumadas a nadar em vez de bebês brincando na água”, observa a EBD.
-
Getty Images 15. Spiaggia Rosa, Cala di Roto – Ilha de Budelli, Sardenha, Itália
Essa praia é única por sua areia branca e rosa, composta de fósseis e corais triturados. Não é apenas a areia que a torna espetacular. A paisagem, as águas turquesas e a natureza protegida também contribuem para a magia do lugar.
No entanto, é inacessível: a única pessoa autorizada a pisar nesta praia é o ‘Robinson Crusoé’ local, que vive na ilha por décadas. Devido ao mau hábito de muitos turistas de roubar a areia rosa, que levará anos para se recuperar, agora é proibido caminhar na praia ou nadar em suas águas.
1. Torrente de Pareis, Mallorca – Ilhas Baleares, Espanha
Eleita a praia mais bonita da Europa, a pequena ilha Torrente de Pareis tem duas formas de ser alcançada: de trilha ou de barco.
O caminho esportivo é adequado apenas para os mais aptos e atléticos. Pode levar até seis horas para cruzar nove quilômetros de trilha difícil, possível apenas durante a estação seca. Não é para você? Sempre há um Plano B: você pode reservar um passeio de barco a partir do porto de Söller; há travessias várias vezes ao dia, que levam uma hora.
Leia também: