Sinéad O’Connor, que morreu na última quarta-feira (26), aos 56 anos, tem como maior sucesso da carreira a música “Nothing Compares 2 U”, lançada em 1990 no álbum “I Do Not Want What I Haven’t Got”. Embora eternizada na voz da cantora, a canção não foi escrita por ela, e sim por Prince, com quem houve confusão nos bastidores.
“Nothing Compares 2 U” foi lançada originalmente em 1985 pelo grupo The Family, do qual Prince fazia parte, mas não caiu nas graças do público. Foi preciso que Sinéad a regravasse para que a música se tornasse uma das mais emblemáticas de todos os tempos. O sucesso fez com que a irlandesa vendesse milhões de discos, atingisse o topo da Billboard Hot 100 e ganhasse um Grammy de melhor performance musical alternativa, em 1991 — que, inclusive, ela boicotou por considerar uma premiação muito comercial. Anos depois, em 2004, a revista Rolling Stone elegeu “Nothing Compares 2 U” uma das 500 melhores músicas da história.
Mas a glória muitas vezes vem acompanhada de polêmicas, e Sinéad revelou em seu livro de memórias, “Rememberings” (2021), que teria sido ameaçada por Prince. Segundo ela, ele a repreendeu por falar palavrões em entrevistas e, depois, sugeriu que os dois fizessem uma guerra de travesseiros. Mas, de acordo com a cantora, o artista escondeu um objeto dentro da fronha para atingi-la. Tudo isso teria acontecido na mansão de Prince em Hollywood, de onde Sinéad diz ter fugido no meio da noite e sido perseguida pelo dono da casa.
Sobre o que é “Nothing Compares 2 U”
Quando compôs a música, Prince lembrou da separação dos pais. Segundo o artista, a mãe dele o fazia implorar ao pai para que voltasse para casa. Já Sinéad O’Connor colocou outro significado na canção, baseado na própria experiência com a mãe, que, conforme a cantora falou diversas vezes, abusava fisicamente dos filhos e “tinha prazer em machucar”.
Morte de Sinéad O’Connor
Sinéad O’Connor morreu na quarta-feira (26). A informação foi publicada pelo jornal “Irish Times” e confirmada pela família da artista, que em comunicado disse: “Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil”. A causa de morte ainda não foi divulgada.