O sindicato dos roteiristas de Hollywood chegou a um acordo trabalhista preliminar com os principais estúdios no domingo, um acordo que deve encerrar uma das duas greves que interrompem a maior parte da produção de filmes e televisão e custam bilhões à economia da Califórnia.
O contrato de três anos ainda precisa ser aprovado pela liderança do Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês), bem como pelos membros do sindicato, antes de entrar em vigor.
Leia também:
- Greve de Hollywood pode gerar consequências econômicas de mais de US$ 3 bi
- Greves de Hollywood devem impactar receita anual da Warner Bros
- Entenda o impacto da IA na greve de roteiristas e atores de Hollywood
O WGA, que representa 11.500 roteiristas de cinema e televisão, descreveu o acordo como “excepcional”, com “ganhos e proteções significativos para os roteiristas”.
“Isso foi possível graças à solidariedade duradoura dos membros do WGA e ao apoio extraordinário de nossos irmãos do sindicato, que se juntaram a nós nos piquetes por mais de 146 dias”, disse o comitê de negociação em um comunicado no domingo.
O acordo do WGA, embora seja um marco, não fará com que Hollywood volte a funcionar normalmente, mesmo que seja ratificado, já que o sindicato de atores SAG-AFTRA continua em greve.
Os roteiristas abandonaram o trabalho em 2 de maio depois que as negociações chegaram a um impasse sobre remuneração, equipe mínima das salas de roteiristas, uso de inteligência artificial e resíduos que recompensam os roteiristas por séries populares de streaming, entre outras questões.
“Nós resistimos”, disse Caroline Renard, representante do WGA, no domingo. “Esse é um setor sindicalizado, e se trata das pessoas que produzem o produto real que faz com que essas empresas ganhem bilhões de dólares.”
Um roteirista postou uma imagem na mídia social de um cartaz de piquete que dizia simplesmente: “Fim”.
O único comentário da Aliança de Produtores de Televisão e Cinema (AMPTP, na sigla em inglês), o grupo comercial que representa Walt Disney, Netflix, Warner Bros Discovery e outros grandes estúdios, veio em uma breve declaração com o sindicato.
“O WGA e a AMPTP chegaram a um acordo provisório”, diz a nota.
O contrato proposto ainda é preliminar. O comitê de negociação do WGA disse que compartilharia os detalhes somente após receber o texto final do contrato. Depois disso, os negociadores votarão se recomendarão o acordo à liderança, que deverá decidir se o apresentará aos membros para votação.
As greves duplas de Hollywood interromperam a produção de filmes e séries de TV e fizeram com que os programas de entrevistas noturnos fossem reprisados. Os esforços para retomar os programas de entrevistas diurnos sem roteiristas, como o “The Drew Barrymore Show”, fracassaram este mês, diante das críticas dos roteiristas e atores em greve.