As viagens podem ter voltado com força este ano, mas ainda há (muitos) lugares para visitar. Então, quais são os melhores destinos para viajar em 2024?
“A demanda sem precedentes por viagens que vimos no ano passado continuou em 2023”, diz Zane Bohrer, vice-presidente e gerente geral da agência de viagens de luxo OvationNetwork. “No próximo ano, as pessoas estarão em busca de uma conexão mais profunda e experiencial com destinos que estão fora do óbvio.”
Por mais uma vez, a OvationNetwork compartilhou exclusivamente com a Forbes sua lista de melhores lugares para viajar no ano que vem. A lista de 2023 pode ser conferida aqui.
Veja na galeria a seguir os 24 melhores destinos de viagem para visitar em 2024:
-
Getty Images 1. Sardenha, Itália
Por que visitar? A Sardenha atrai viajantes com sua luxuosa Costa Smeralda, praias imaculadas e lojas boutique de alto padrão. Você pode explorar vilarejos costeiros, desfrutar de alta gastronomia e se deliciar com experiências locais.
Quem deve ir? Amantes de praias, entusiastas da comida e amantes da Itália. Os entusiastas da história podem explorar ruínas, e os apreciadores da culinária podem saborear frutos do mar e o queijo ímpar casu marzu, uma iguaria local.
Não perca: As deslumbrantes praias da Costa Smeralda, como a Praia de Porto Cervo, vilarejos costeiros e charters de iate privado. “Você pode explorar o Golfo de Orosei, visitar Orgosolo para apreciar a arte de rua ou aventurar-se em Gorroppu, um dos maiores cânions da Europa”, diz Fatma Yuceler, consultora de viagens da OvationNetwork.
-
Getty Images 2. Urla, Turquia
Por que visitar? Urla, uma cidade costeira tranquila no Egeu, a apenas meia hora de Esmirna, é famosa por suas vinícolas e cena artística vibrante.
Quem deve ir? O destino é para aqueles que desejam uma experiência cultural autêntica, entusiastas de vinhos, praticantes de kitesurfe em busca de aventura e aqueles que anseiam por um refúgio tranquilo à beira-mar.
Não perca: Comer em estilo familiar em um restaurante à beira d’água. “Para saborear a maior parte do cardápio em uma refeição inesquecível, peça uma variedade de mezes e um peixe”, diz Krystal Laur, consultora da OvationNetwork. “Não se esqueça de experimentar o rakı e o café turco.”
-
Getty Images 3. Niseko, Japão
Por que visitar? Se você deseja experimentar um destino de inverno inesquecível fora dos locais comuns dos EUA ou da Europa, Niseko vale a pena. É a principal área de esqui do Japão e oferece muitas atividades nas pistas e fora delas.
Quem deve ir? Esquiadores ávidos e qualquer pessoa que deseje uma alternativa aos resorts de montanha nos EUA e na Europa, ou que queira conhecer novas partes do Japão que talvez não tenha visitado.
Não perca: “Certifique-se de aproveitar um dos muitos onsens da região – esses são spas de águas termais japonesas e são incrivelmente relaxantes nos dias de folga das pistas”, diz o consultor de viagens James Katz. “Os melhores estão no Green Leaf Hotel ou Yugokorotei Onsen.”
-
Getty Images 4. Jeju, Coreia do Sul
Por que visitar? Localizada perto da costa da Península Coreana, Jeju foi designada como Patrimônio Mundial da Unesco e parece estar a um mundo de distância de Seul. A ilha vulcânica possui um clima tropical, mas é mais do que apenas praias com água cristalina. “As cavernas de lava são uma maravilha, com algumas das estalagmites mais longas do mundo”, diz Sylvia Lebovitch, consultora de viagens da OvationNetwork.
Quem deve ir? Viajantes ativos, surfistas, caminhantes e entusiastas da geologia.
Não perca: Não deixe de fazer uma caminhada até a caldeira cheia de vegetação. Você pode percorrer todo o caminho até a borda da cratera do vulcão, já que ele está inativo e não entra em erupção há mais de 7.000 anos.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Vale Orkhon, Mongólia
Por que visitar? O Vale Orkhon é conhecido por sua beleza natural e cultura nômade. Você pode explorar paisagens exuberantes, monumentos antigos e acampamentos tradicionais de gers – tudo isso enquanto desfruta de aventuras ao ar livre como passeios a cavalo e caminhadas. É um refúgio tranquilo onde você pode se reconectar com a natureza e descobrir o campo da Mongólia.
Quem deve ir? Qualquer pessoa em busca de imersão cultural e beleza natural, bem como entusiastas de esportes em busca de experiências de polo.
Não perca: “Ao visitar o Vale Orkhon, não deixe de visitar a impressionante Cachoeira Orkhon e locais históricos como o Mosteiro Erdene Zuu”, diz o consultor Benjamin Gluck.
-
Getty Images 6. Goa, Índia
Por que visitar? Suas praias de areia e clima ensolarado atraem pessoas de todo o mundo. Os visitantes comparam Goa a destinos exóticos como o Havaí, mas muito mais barato e com influência portuguesa.
Quem deve ir? Ótimo para amantes de praias. Goa atrai viajantes solteiros, famílias e recém-casados.
Não perca: A mundialmente famosa Basílica da Igreja do Bom Jesus e o único museu naval da Ásia. “Goa abriga o maior cassino flutuante da Ásia, e a culinária tradicional de frutos do mar é imperdível”, recomenda a consultora Harlee Rosenberg.
-
Getty Images 7. Tangalle, Sri Lanka
Por que visitar? Tangalle é conhecida por suas longas extensões de praias de areia branca intocada e águas turquesa. É um ótimo lugar para passar um tempo tranquilo e fazer atividades aquáticas.
Quem deve ir? Tangalle é um refúgio para aqueles que buscam paz e tranquilidade longe da cidade.
Não perca: O Santuário de Aves de Kalametiya é imperdível. Para os entusiastas da natureza, esta área de pântano costeiro é um lugar ideal para observar uma mistura de vida marinha e aves.
-
Getty Images 8. Oaxaca, México
Por que visitar? Oaxaca é principalmente conhecida por seu povo, os Zapotecas, que representam 40% da população indígena do México. “Rica em comida declarada Patrimônio Mundial da Unesco, mezcal, arqueologia, natureza e um grande conhecimento de energia espiritual, Oaxaca deve estar na lista de desejos de todos”, aconselha Terry Bahri, um consultor de viagens.
Quem deve ir? Oaxaca é para qualquer pessoa que aprecie uma experiência imersiva, incluindo arte, gastronomia, história e um destino intocado com experiências autênticas.
Não perca: Não deixe de experimentar os sabores locais, incluindo a bebida energética tejate, feita de milho com uma espuma de feijão de cacau branco chamada patlaxtle. A popular tortilla tlayuda é nativa do estado de Oaxaca e é considerada icônica na culinária local.
-
Getty Images 9. Comporta, Portugal
Por que visitar? Um paraíso rústico perto de Lisboa, Comporta encanta com sua praia intocada e luxo sublime.
Quem deve ir? Amantes de praia, entusiastas de observação de aves e famílias em busca de umas férias relaxantes.
Não perca: “Você não pode perder um almoço na Ilha do Arroz”, diz Aanchal Gandhi, uma consultora de viagens. “Experimente os camarões escarlates frescos capturados localmente e o favorito dos fãs em Portugal: presunto ibérico bellota.”
-
Getty Images 10. San Sebastián, Espanha
Por que visitar? San Sebastián é o lar de alguns dos melhores chefs do mundo. Oferece uma experiência gastronômica inesquecível, beleza natural e cultura basca única.
Quem deve ir? A cidade é adequada para gourmets, entusiastas da cultura e amantes de aventuras ao ar livre.
Não perca: “Certifique-se de experimentar os pintxos estilo tapas inventivos de San Sebastián, jantar em um dos muitos restaurantes com estrelas Michelin e experimentar o txakoli, um vinho semi-espumante e frutado servido em um copo alto”, diz o consultor de viagens da OvationNetwork, Vibha Dania-Dhawan.
-
Getty Images 11. Rio Nilo, Egito
Por que visitar? Depois de explorar o Cairo, o Nilo oferece uma maneira mais relaxante de visitar o país, onde muitos dos locais antigos mais famosos estão localizados diretamente no rio. “Vê-los do Nilo oferece uma perspectiva diferente que é simplesmente deslumbrante”, aconselha Gina Gabbard, vice-presidente de assessores independentes de lazer para a OvationNetwork.
Quem deve ir? Entusiastas da história e da cultura, viajantes ativos, recém-casados e aventureiros curiosos que desejam explorar uma das civilizações mais antigas da Terra.
Não perca: Um cruzeiro de sete noites de Luxor a Aswan para explorar mais os locais da região, incluindo o famoso Esna lock, Karnak, o Vale dos Reis e Rainhas, e o belo Templo de Philae. Navegue de feluca (espécie de barco à vela) ao redor da Ilha Elephantine para ver o Mausoléu Aga Khan, que se projeta sobre o rio. Faça um voo de 30 minutos até Abu Simbel, local do templo fascinante e impressionante de Ramsés II, construído há cerca de 3.200 anos.
-
Getty Images 12. Marrakech, Marrocos
Por que visitar? Marrakech é uma cidade cativante que oferece um alto senso de lugar com charme antigo, enquanto injeta o luxo moderno na exploração histórica, atraindo uma comunidade criativa global e celebrando artesãos. “Com o recente terremoto afetando o campo, é importante apoiar a população local e ajudar a restaurar o que foi perdido”, acrescenta o consultor Andrew Steinberg.
Quem deve ir? Ótimo destino para viagens multigeracionais, casais em busca de romance antigo e aqueles em busca de aventura.
Não perca: Um passeio na praça Jemaa el-Fna, um dia de spa em um dos resorts de luxo, com tempo em um dos melhores Hammam (banhos), e um tour pelos Jardins Majorelle.
-
Getty Images 13. Milos, Grécia
Por que visitar? Milos tem mais de 70 praias fenomenais, juntamente com pores do sol memoráveis e vilas de pescadores. Embora esteja se tornando um destino popular, é muito menos lotado do que ilhas como Mykonos e Santorini. “Suas paisagens lunares de sonho são diferentes de tudo o que você verá na Grécia”, diz Mary Wood, consultora de viagens da OvationNetwork.
Quem deve ir? Milos é uma escapada bem-vinda tanto para casais quanto para famílias que desejam uma atmosfera romântica e tranquila. Se você gosta de passar tempo na praia, as opções são abundantes e diversas.
Não perca: A paisagem lunar da Praia Sarakiniko é verdadeiramente única, com sua deslumbrante areia branca e formações rochosas contrastando com águas turquesa cristalinas.
-
Getty Images 14. Iguaçu, Argentina/Brasil
Por que visitar? O Rio Iguaçu e suas famosas Cataratas do Iguaçu são um espetáculo espetacular do poder da natureza, cercado por florestas exuberantes que atravessam a Argentina e o Brasil. Consideradas por muitos como a oitava maravilha do mundo e nomeadas em 1984 como Patrimônio Mundial da Unesco, as cataratas consistem em centenas e centenas de cascatas que se espalham por quilômetros. O lado brasileiro oferece melhores vistas panorâmicas, enquanto o lado argentino permite que você fique mais próximo da água.
Quem deve ir? “Qualquer pessoa, de qualquer idade, deve definitivamente fazer a jornada, combinando-a com Buenos Aires ou Rio de Janeiro”, diz Ben Borelli, um consultor de viagens. Também é popular entre observadores de aves, que podem ver algumas das espécies mais importantes do planeta.
Não perca: Vistas incríveis da Garganta do Diabo, a cachoeira mais famosa no lado argentino. Diversos operadores oferecem emocionantes passeios de barco pelo rio, passando perto e quase tocando algumas das quedas menores.
-
Getty Images 15. Isla Baru, Colômbia
Por que visitar? Isla Baru é a porta de entrada para o Parque Nacional Natural de Corais Rosario e San Bernardo, o único parque subaquático da Colômbia, renomado por seus peixes coloridos e animais marinhos, tornando-o um paraíso para mergulhadores. Isla Baru também oferece um refúgio agradável de Cartagena.
Quem deve ir? É um ótimo destino alternativo para uma escapada romântica. Também é ideal para mergulho ou snorkel.
Não perca: “Não se esqueça de mergulhar até o misterioso avião afundado de Pablo Escobar perto das Ilhas Rosario, a apenas uma curta viagem de lancha”, recomenda Frank Dibartolo, consultor da OvationNetwork.
-
Getty Images 16. Biarritz, França
Por que visitar? “Uma joia da Belle Époque na costa sudoeste da França, Biarritz tem sido apreciada pelos europeus há muito tempo, mas ainda não foi descoberta por outros viajantes”, observa a consultora de viagens Fiona Bayne. Você encontrará uma impressionante costa com praias de areia maravilhosas, surf épico e uma grande variedade de restaurantes.
Quem deve ir? Golfistas e surfistas irão apreciar a exploração da pitoresca costa. Também é um destino elegante e romântico para casais.
Não perca: Não deixe de visitar o Marché aux Halles. Este mercado é um espetáculo e abriga restaurantes e barracas notáveis, como a Maison Balme, conhecida por suas omeletes.
-
Getty Images 17. Pokhara, Nepal
Por que visitar? Pokhara oferece paisagens à beira do lago que parecem cartões-postais com montanhas imponentes ao fundo, uma variedade de atividades de aventura, todos os tipos de acomodações e opções de comida. A cena da cidade é tranquila, com bares e restaurantes ao longo da margem do lago.
Quem deve ir? Para os aventureiros, Pokhara é, sem dúvida, o melhor destino para parapente do planeta, e está cercado por rios de águas bravas ideais para rafting. Para os que gostam de caminhar, é a porta de entrada para as trilhas mundialmente famosas na e ao redor da cordilheira dos Annapurna.
Não perca: “Você tem que assistir o nascer do sol de Sarangkot”, diz Andrew Williams, um consultor de viagens. “Os locais acreditam que o vale é um lugar sagrado protegido pelas montanhas circundantes. Deste ponto de vista, dá para realmente sentir o encanto do destino.”
-
Getty Images 18. Tallinn, Estônia
Por que visitar? Tallinn é uma cidade vibrante e animada, rica em cultura, localizada na costa do Mar Báltico. Visite o Centro Histórico, listado como Patrimônio Mundial da Unesco, e desfrute de boa comida, história fascinante e acesso ao mar e à natureza.
Quem deve ir? A Estônia é ótima para todos os interessados em uma cena gastronômica emergente e na cultura nórdica. A consultora de viagens da OvationNetwork, Elaine Esposito, observa: “Tallinn também mantém viva a história forte do país em diferentes épocas com passeios interessantes, tradições locais e um povo acolhedor e amigável.”
Não perca: Não deixe de visitar o Museu do Marzipã, lar de um dos doces mais antigos feitos na Estônia, e a Oficina de Pintura de Marzipã. Pinte sua própria figurinha de marzipã no Maiasmokk Cafe e aprenda tudo sobre sua história doce e colorida.
-
Getty Images 19. Bergen, Noruega
Por que visitar? Embora Bergen seja a segunda maior cidade da Noruega, tem a atmosfera de uma cidade pequena. É um centro cultural que oferece arte contemporânea, restaurantes de classe mundial e charmosas casas com telhado de gable ao longo do porto. Bergen também serve como porta de entrada para os fiordes mais majestosos do mundo e montanhas imponentes.
Quem deve ir? Aqueles que buscam aventura e algumas das maravilhas naturais mais belas do mundo.
Não perca: “O mercado de peixes é uma parada obrigatória e especialmente animado com os locais”, diz a consultora Ashley Diamond. “Aqui você pode até provar linguiça de rena.”
-
Getty Images 20. Franschhoek, África do Sul
Por que visitar? Franschhoek é o próximo grande destino de vinho sul africano, além do mais familiar Stellenbosch. O Franschhoek Wine Tram oferece transporte de embarque/desembarque para 30 vinícolas, onde os visitantes podem fazer degustações de vinho e passeios pelas adegas. Além do vinhedo em Babylonstoren, o bonde permitirá que você explore outras sete propriedades vinícolas na região.
Quem deve ir? “Este destino é ideal para aqueles que buscam serenidade na natureza, apreciam alta gastronomia e vinho, além de acomodações autênticas, mas contemporâneas”, observa o consultor de viagens Kherri Jean.
Não perca: Babylonstoren, uma fazenda histórica em estilo Cape Dutch construída originalmente em 1692, que apresenta vinhedos de classe mundial, jardins, alta gastronomia e um hotel e spa 5 estrelas. A recente adição de uma loja de jardinagem, uma gelateria e uma torrefação de café completa a filosofia “da fazenda à mesa”.
-
Getty Images 21. Nuku Hiva, Polinésia Francesa
Por que visitar? Nuku Hiva é a maior ilha do Arquipélago das Marquesas na Polinésia Francesa e é um destino especial. Conhecida por suas cachoeiras imponentes e cultura polinésia bem preservada, permite que os visitantes viajem por caminhos menos percorridos para se reconectar com a natureza.
Quem deve ir? Nuku Hiva é perfeito para os amantes de aventura e entusiastas da natureza, bem como casais ou viajantes solo em busca de solidão e relaxamento.
Não perca: Faça uma caminhada até a Cachoeira Vaipo, a mais alta da Polinésia Francesa, com mais de 350 metros de queda. “Uma caminhada até a cachoeira levará cerca de cinco horas, passando por exuberantes florestas tropicais e oferecendo vistas deslumbrantes pelo caminho”, diz a consultora de viagens Stacy Kristynik. “Você será recompensado com um mergulho refrescante nas piscinas frescas abaixo.”
-
Getty Images 22. Ilha de Páscoa, Chile
Por que visitar? A Ilha de Páscoa, localizada a 3.300 quilômetros da costa do Chile, é frequentemente considerada um dos lugares mais remotos do planeta para se visitar. É um Patrimônio Mundial da Unesco cercado por águas azuis e repleto de sítios arqueológicos.
Quem deve ir? A ilha é o lugar ideal para amantes da natureza e viajantes experientes em busca de um destino fora do circuito turístico.
Não perca: “Uma visita não está completa até você ver os mais de 900 pedestais de pedra chamados Moai, que estão espalhados por toda a Ilha de Páscoa”, diz a consultora Barbara Hammer, uma consultora de viagens. “Faça uma caminhada ao redor da ilha para ver os cavalos selvagens e as espetaculares ondas que quebram ao longo da bela costa.”
-
Getty Images 23. Região do Lago Saimaa, Finlândia
Por que visitar? “A maior região lacustre da Europa, formada no final da última era do gelo, o Lakeland Finlandês é uma maravilha azul de lagos, ilhas, rios e canais com florestas de pinheiros lindas. É verdadeiramente espetacular”, diz o consultor de viagens da OvationNetwork, Bob Preston.
Quem deve ir? Entusiastas da natureza, famílias, pescadores, esquiadores no inverno e entusiastas de esportes aquáticos no verão.
Não perca: O Festival Anual de Ópera de Savonlinna no castelo medieval da cidade e o festival de rock em Joensuu.
-
Getty Images 24. Baía de Ha Long, Vietnã
Por que visitar? A Baía de Ha Long, um Patrimônio Mundial da Unesco, é um dos ecossistemas e formações geológicas mais únicos do mundo. Poucos lugares oferecem uma combinação de tanta beleza natural, atividades ao ar livre, comida fresca, tranquilidade e acessibilidade.
Quem deve ir? “Se você é um amante da história, um entusiasta da natureza, um apreciador de comida ou um buscador de aventuras, a Baía de Ha Long tem algo a oferecer para todos”, aconselha o consultor Andrew Lewis Harrison. “As formações rochosas únicas compostas por cársios de calcário e ilhotas acrescentam magia a este local inigualável.”
Não perca: Um passeio de barco tradicional. Mas aqui está uma dica: caso você ache que a Baía de Ha Long esteja muito cheia, reserve uma viagem ao norte para Bai Tu Long.
1. Sardenha, Itália
Por que visitar? A Sardenha atrai viajantes com sua luxuosa Costa Smeralda, praias imaculadas e lojas boutique de alto padrão. Você pode explorar vilarejos costeiros, desfrutar de alta gastronomia e se deliciar com experiências locais.
Quem deve ir? Amantes de praias, entusiastas da comida e amantes da Itália. Os entusiastas da história podem explorar ruínas, e os apreciadores da culinária podem saborear frutos do mar e o queijo ímpar casu marzu, uma iguaria local.
Não perca: As deslumbrantes praias da Costa Smeralda, como a Praia de Porto Cervo, vilarejos costeiros e charters de iate privado. “Você pode explorar o Golfo de Orosei, visitar Orgosolo para apreciar a arte de rua ou aventurar-se em Gorroppu, um dos maiores cânions da Europa”, diz Fatma Yuceler, consultora de viagens da OvationNetwork.
Leia também:
- Amsterdã terá a taxa turística mais alta da Europa em 2024; entenda
- As 11 cidadezinhas mais lindas da Europa – e que você provavelmente não conhece
- 12 experiências de viagem incríveis para se ter uma vez na vida
- Espanha lidera ranking das praias mais lindas da Europa; veja o top 15
- Os 50 países mais lindos do mundo
- Os 10 lugares mais lindos do mundo, segundo a ciência