As 11 cidadezinhas mais lindas da Europa – e que você provavelmente não conhece

Tão pequenos quanto belos, esses destinos históricos são segredos bem guardados dos países mais famosos do continente e merecem muito a sua visita

Ann Abel
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

Na beira de um desfiladeiro, a espanhola Ronda é uma cidades pequenas mais lindas de toda Europa

Acessibilidade


Sempre teremos Paris. E Amsterdã, Berlim e Roma. Mas o coração da Europa muitas vezes é encontrado em suas pequenas cidades, não apenas em suas capitais movimentadas. De ilhas mediterrâneas a castelos boêmios na Inglaterra, várias cidadezinhas pelo Velho Continente provam que o pequeno pode ser belo. 

Veja 11 das cidades pequenas mais lindas da Europa e que você provavelmente não conhece – mas deveria. 

  • Getty Images

    Český Krumlov, República Tcheca

    A cidade velha listada pela Unesco no sul da Boêmia possui uma arquitetura bem preservada, elegantes jardins e um dos maiores complexos de castelos medievais da Europa Central. O castelo, que data do século 13, apresenta uma mistura de elementos góticos, renascentistas e barrocos, e uma torre de sino com vistas panorâmicas da cidade.

    Onde ficar: O Hotel Růže, do século 16, é uma das propriedades históricas mais bem preservadas da cidade.

  • Getty Images

    Ericeira, Portugal

    Esta antiga vila de pescadores no oeste de Portugal é uma das duas únicas Reservas Mundiais de Surfe da Europa, graças às suas dezenas de praias com boas condições e instrutores campeões. Mas mesmo para aqueles que preferem manter os pés secos, a cidade tem muito a oferecer – entre eles, arquitetura encantadora, uma variedade de excelentes restaurantes e uma crescente comunidade de criativos internacionais.

    Onde ficar: O Hotel Aethos Ericeira fica em um penhasco nos arredores da cidade e oferece excelentes vistas para o oceano, além de um considerável programa de bem-estar.

  • Getty Images

    Bolsena, Itália

    Esta cidade na região de Viterbo, no norte de Lazio, tem muitos dos encantos da Toscana, mas menos multidões. A cidade antiga é bem preservada, junto a igrejas, palácios e praças impressionantes. Nas proximidades, o Lago Bolsena é o maior lago vulcânico da Europa, bom para nadar e com um suprimento constante de peixes de água doce.

    Onde ficar: VesConte é uma casa aristocrática impecavelmente restaurada, transformada em um hotel boutique de luxo que está na mesma família há 500 anos.

  • Getty Images

    Hall in Tirol, Áustria

    Como o nome sugere, Hall in Tirol é uma cidade nos Alpes Tiroleses, perto de Innsbruck. Por lá, encontra-se um centro medieval bem restaurado (o maior da região), um grande castelo e a casa da moeda onde a primeira táler (moeda usada na Europa por 400 anos, da qual o dólar é a forma anglificada) foi cunhada. Seu calendário cultural inclui celebrações típicas como um mercado de Natal e um festival de Páscoa, e também festividades menos típicas como o Festival de Rabanetes e desfiles de gado festivos.

    Onde ficar: O Hotel Clássico Heiligkreuz, de quatro estrelas, é administrado pela mesma família há três gerações.

  • Anúncio publicitário
  • Getty Images

    Ronda, Espanha

    A incomum e dramática cidade andaluza de Ronda fica assentada em ambos os lados de um desfiladeiro profundo. A “cidade nova” data parcialmente ao século 15, enquanto a cidade antiga remonta ao domínio mouro. Puente Nuevo, a ponte de pedra que conecta os dois lados, é uma obra de engenharia, e a praça de touros do século 18, transformada em museu, oferece um vislumbre de uma das tradições espanholas.

    Onde ficar: O histórico Parador de Ronda fica à beira do desfiladeiro e oferece vistas esplêndidas.

  • Getty Images

    Stará Ľubovňa, Eslováquia

    Com uma história que remonta a 1292, a cidade à beira do rio Stará Ľubovňa atrai turistas com sua mistura de história, cultura e natureza – a área é boa para caminhadas e outras atividades no campo. A programação cultural inclui os Dias do Castelo (festival de fogueiras de solstício de verão no imponente Castelo Ľubovňa) e o Festival de São Huberto, realizado em um museu ao ar livre com a apresentação de chamamento de cervos e bênçãos dos animais.

    Onde ficar: O Pension Kolkáreň mescla uma vibe de refúgio de montanha com uma localização central.

  • Getty Images

    Cochem, Alemanha

    A encantadora cidade ribeirinha da Renânia de Cochem encanta com seus edifícios coloridos à beira-mar e o impressionante Reichburg Cochem do século 11, um castelo medieval que oferece excelentes vistas sobre os vinhedos do Vale do Moselle – há excelentes vinhos locais, inclusive. O destino é particularmente lindo no outono, quando as árvores na encosta se transformam em um patchwork de cores.

    Onde ficar: O Moselromantik Hotel Panorama é exatamente o que o nome sugere, um elegante hotel romântico à beira do rio com vistas privilegiadas.

  • Getty Images

    Bibury, Inglaterra

    Uma das aldeias mais bonitas da Grã-Bretanha, Bibury emana o charme dos Cotswolds. É um lugar de casas antigas de pedra e cercas e gramados verdes exuberantes. As residências de tecelões do século 17 na Arlington Row são algumas das casas mais fotografadas do país, e a cidade está repleta de pubs old-school, como o Catherine Wheel, que data aos anos 1400.

    Onde ficar: O Swan Hotel é um clássico refúgio inglês no campo, mas fica no centro da vila, com 18 quartos na casa principal e quatro chalés privados nos jardins.

  • Getty Images

    Sibiu, Romênia

    Antiga Capital Europeia da Cultura, a cidade na Transilvânia é conhecida por sua arquitetura germânica na cidade antiga – um legado dos colonos saxões do século 12. As muralhas medievais, torres e praças do centro histórico listado pela Unesco estão bem preservadas. Uma das principais atrações é a Ponte das Mentiras em ferro fundido, assim chamada devido às lendas que a cercam (incluindo a que diz que ela era frequentemente atravessada por amantes que faziam grandes promessas um ao outro e depois eram jogados para fora quando elas se mostravam falsas).

    Onde ficar: Maison Elysée é um adorável hotel boutique que lembra a era barroca, situado em um edifício histórico perto do centro da cidade.

  • Getty Images

    Reine, Noruega

    Não dá para chegar muito mais ao norte do que Reine, um município na ilha de Moskenesøya, acima do Círculo Ártico. A ilha é um lugar ideal para ver a aurora boreal ou aproveitar o sol da meia-noite. Também é algo cada vez mais raro nos dias de hoje: uma legítima vila de pescadores, embora esteja situada em fiordes pitorescos que foram apresentados em revistas e comerciais ao redor do mundo.

    Onde ficar: O encantador Reine Rorbuer se apresenta como um lugar “para escapar de tudo”

  • Getty Images

    Bonifacio, França

    Na ponta sul da ilha francesa da Córsega, Bonifacio é conhecida pelo seu animado porto e pela cidade medieval no topo das falésias. O Bastion de l’Étendard do século 13 abriga um museu com exposições sobre a história da cidade, e nas proximidades, as desabitadas Ilhas Lavezzi são uma reserva natural com rochas de granito e praias de areia.

    Onde ficar: O Hotel Version Maquis Citadelle possui quartos elegantes, uma piscina de borda infinita e vistas excepcionais.

Getty Images

Český Krumlov, República Tcheca

A cidade velha listada pela Unesco no sul da Boêmia possui uma arquitetura bem preservada, elegantes jardins e um dos maiores complexos de castelos medievais da Europa Central. O castelo, que data do século 13, apresenta uma mistura de elementos góticos, renascentistas e barrocos, e uma torre de sino com vistas panorâmicas da cidade.

Onde ficar: O Hotel Růže, do século 16, é uma das propriedades históricas mais bem preservadas da cidade.

Leia também:

Compartilhe esta publicação: