Na semana passada, mais uma vez, apresentamos em nosso estande uma seleção criteriosa do nosso portfolio de artistas na Art Basel Miami 2023, a feira anual de arte mais importante dos Estados Unidos e uma das mais significativas para o mercado de arte internacional. Em breve, escreverei sobre Miami, mas com a proximidade do Natal, preferi escrever sobre Nova York, metrópole fantástica na qual, em 2015, com coragem e ousadia, demos um grande passo ao fincar nossa galeria no mercado de arte mais competitivo do planeta. Sempre focados na intenção de promover a pluralidade da arte brasileira, podemos dizer que Nova York (e Miami) acolheram nossa visão da arte.
Como se trata de mês de festas, e meus amigos e clientes volta e meia me pedem algumas dicas do que mais gosto nesta cidade que aprendi a admirar e respeitar, anotei em poucas linhas um guia simpático, despretensioso, para quem for à Big Apple em dezembro, quando Nova York fica deslumbrante. Começarei por uma lista pontual de restaurantes de vários tipos, que adoro, cada qual com características muito próprias e de diversas faixas de preço, todos localizados em Manhattan.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Nova York sabe como nenhuma outra cidade criar a atmosfera de Natal. Um restaurante perfeito para o clima natalino que se instala é o The Polo Bar, em Midtown, do polivalente designer e homem de negócios Ralph Lauren. É um lugar disputadíssimo, onde celebridades levam suas famílias, então, nem pense em por os pés sem reservar com antecedência. No mais é ir vestido elegante, de preferência, à la Ralph Lauren, e mergulhar no menu com clássicos da informal cozinha americana. Sim, o hamburguer é um delírio, um dos melhores de NYC. The Polo Bar fica na rua 55 entre a Quinta Avenida e a Madison.
Um restaurante com comida saudável que se tornou um point dos novaiorquinos é o ABC Kitchen, com seu décor despretensioso, ultra charmoso. O mantra do chef Jean-Georges Vongerichten é comida orgânica da fazenda, o que eles chamam de “haute organic”, direta dos pequenos produtores dos Hamptons para seu prato dentro de todos os quesitos de sustentabilidade. ABC Kitchen fica no Flatiron District em Midtown no número 35 a leste da rua 18. Tudo de bom!
Leia também:
- O guia completo para aproveitar a magia do Natal em Nova York
- Guia de Compras Forbes 2023: 40 opções para presentear neste fim de ano
Se a vontade é jantar em um restaurante mais chic, sugiro rumar para o Upper East Side. Adoro a atmosfera do La Goulue, que tem esse nome em honra à estrela do can-can parisiense, a dançarina La Goulue, que reinou nas noites do cabaret Moulin Rouge no final do século 19. Ela foi eternizada em várias telas e cartazes nas pinceladas ágeis do francês Henri de Toulouse-Lautrec, um dos mestres que revolucionou a arte da pintura depois do Impressionismo. (A coleção do MoMA, no lado oeste da rua 53, possui um dos retratos que Lautrec fez da célebre dançarina de can-can). Voltando ao restaurante, o La Goulue original, fundado em 1972, mudou-se para o atual endereço no lado leste da rua 61, mas permanece um dos estandartes da boa mesa de Nova York, com seu menu de bistrô francês mais sofisticado até mesmo que seus concorrentes de Paris.
Agora, vamos às compras. Estou sempre no corre-corre em minhas visitas, com reuniões pré-agendadas em nossas três galerias, distribuídas entre Nova York, Rio e a sede na Avenida Europa, em São Paulo, onde vivo. Então, não é que esbanjo de tanto tempo assim para me dedicar ao esporte de consumir e admirar o espetáculo à parte que são as vitrines maravilhosas que as lojas novaiorquinas montam nessa época do ano. Mas tenho dois lugares onde tento bater ponto. A loja do MoMA, no endereço no parágrafo acima, oferece uma seleção fascinante de objetos, cultos, interessantíssimos, para todas as idades, e a Pleats Please do genial designer japonês de moda Issey Miyake na Prince Street no Soho, que sempre acrescenta estilo e praticidade ao meu guarda-roupa. Quem me conhece diz que ambas são a minha cara. São elas as minhas cavernas de Aladim na fascinante Big Apple.
Estando por lá, venha tomar um cafezinho conosco em nossa galeria no Chelsea no número 51 no lado oeste da rua 21. A exposição do Daniel Senise, “The Site of Images”, com curadoria do Luis Pérez-Oramas, fica aberta até 22 de dezembro, foi super bem recebida pela crítica local. Está linda!
No mais, Feliz Natal! Merry Christmas!
Com colaboração de Cynthia Garcia, historiadora de arte, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) [email protected]
Nara Roesler fundou a Galeria Nara Roesler em 1989. Com a sociedade de seus filhos Alexandre e Daniel, a galeria em São Paulo, uma das mais expressivas do mercado, ampliou a atuação inaugurando no Rio de Janeiro, em 2014, e no ano seguinte em Nova York.
[email protected]
Instagram: @galerianararoesler
http://www.nararoesler.com.br/
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.