Um escorregador de plástico e um monitor emburrado não bastam mais para distrair as crianças durante as viagens em família (ainda bem!). Nos melhores hotéis do Brasil, elas contam com espaços exclusivos, atividades imaginativas e serviço cinco estrelas.
É o caso da rede Carmel, com hotéis cinco estrelas e pé na areia em Taíba, Aquiraz e Cumbuco, no litoral cearense, que oferece a experiência do Carmelzinho. Com programas como cinema e piquenique e brinquedos como uma grande piscina de bolinhas feita em macramê por artesãos locais, o kids club recebe crianças de 4 a 12 anos e tem também uma copa baby funcionando 24 horas por dia, ideal para o preparo ágil de mamadeiras e papinhas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Parte das redes Virtuoso e Kiwi Collection e da Brazilian Luxury Travel Association, os hotéis Carmel ainda têm piscina, jacuzzi, sauna, spa Caudalie, bicicletas adaptadas para a areia, quadras e salões de jogos, aulas de surf e kitesurf e passeios de buggy, jangada e helicóptero. Um dos hits entre os hóspedes mirins é o café da manhã servido em uma barca dentro da piscina.
Cânions gaúchos e Amazônia
Na mesma toada, o hotel Parador, em Cambará do Sul (RS), tem um leque extenso de atividades para todas as idades, como passeio de balão ao amanhecer, excursão de quadriciclo ao pôr-do-sol, cavalgada à luz da lua cheia, degustação em queijaria e oficina de charcutaria. O destaque, no entanto, são as incursões aos célebres cânions da região, como o Itaimbezinho, aos quais o hotel oferece passeios exclusivos, com condutor especializado, para crianças de 5 a 8 anos. Os enormes paredões rochosos e a trilha do Rio do Boi, realizada pelo leito do rio em uma fenda no cânion, costumam impressionar a criançada, que também é fã das piscinas naturais do cânion Malacara.
Inspirado nos lodges africanos e no conceito de glamping, o Parador – que acaba de inaugurar um spa L’Occitane com uma piscina aquecida de borda infinita com área interna e externa – faz sucesso com a vivência de imersão astronômica, que tem início no pôr-do-sol, no ponto mais alto da fazenda, e durante a qual um especialista em astronomia e astrofotografia explica as cores do céu, os planetas e as constelações.
Leia também:
- Cataratas do Iguaçu são uma das belezas naturais mais populares do mundo; veja top 10
- Roteiros de Charme inclui três hotéis no guia 2023
- Brasil é o 15º país mais seguro para viajar em 2024; veja top 10
No cume das belezas naturais do Brasil, a Amazônia pode ser descoberta por pequenos exploradores de modo lúdico, com todo o conforto e a segurança, nas atividades recém-lançadas pelo Cristalino Lodge, desenhadas especificamente para famílias. Situado em uma reserva particular de quase 12 mil hectares em Alta Floresta (MT), o hotel tem 18 bangalôs abastecidos com energia solar, duas torres de observação, mais de 30 quilômetros de trilhas para passeios guiados e atividades como canoagem, banho de rio no deck flutuante e birdwatching – ali residem quase 600 espécies catalogadas de aves.
A gastronomia essencialmente amazônica do chef Fábio Vieira merece elogios, com pratos como o gaspacho de açaí e o tambaqui caramelizado com mel e tucupi negro. O Cristalino foi eleito pela National Geographic Traveler como um dos 25 melhores ecolodges do mundo, recebeu o certificado GreenLeaders TripAdvisor na categoria Platinum e foi vencedor do prêmio de sustentabilidade da Brazilian Luxury Travel Association.
Cinco estrelas no Forbes Travel Guide 2023
Único hotel dentro do Parque do Iguaçu, que abriga as míticas cataratas – uma coleção de 275 quedas d’água que se estendem por 5 quilômetros povoados por uma biodiversidade impressionante (só de borboletas, há mais de 200 espécies) –, o Hotel das Cataratas, que faz parte do grupo Belmond (o qual gerencia também o Copacabana Palace), foi também o único da América do Sul a receber cinco estrelas no Forbes Travel Guide 2023. Quem se hospeda na charmosa construção colonial de cor rosada, com piscina, quadra e jardins exóticos, tem a chance de explorar o parque em horários alternativos, enquanto está fechado para demais visitantes.
Entre os passeios mais procurados (e exclusivos) estão o First Light Experience, que convida os viajantes a explorar o parque nas primeiras horas do dia, munidos de binóculos da Leica, e o arco-íris lunar, fenômeno que acontece quando a lua cheia forma um arco multicolorido sobre as cataratas. Já o Macuco Safari, sucesso entre os pequenos (a partir de 4 anos), inclui caminhada por passarelas suspensas, passeio em jipe elétrico pela floresta e uma emocionante volta de barco bimotor pelas corredeiras e quedas d’água – no fim, todos ficam molhados. Os maiores de 14 anos podem se aventurar com o Sky Dive, um voo de paraquedas com vista para Itaipu.
Seja banhado pela costa nordestina, imerso na Floresta Amazônica, embebido pelas cataratas ou aos pés dos cânions, é possível encontrar opções de hospedagem para toda a família à altura da beleza e da grandiosidade dos melhores e mais exuberantes destinos brasileiros.
Entrevista publicada na edição 110 da revista, disponível nos aplicativos na App Store e na Play Store e também no site da Forbes.